Veja dicas práticas para atingir as metas de vendas

Para este ano há a esperança que as metas de vendas possam ser atingidas com mais facilidade.

Depois de um período tão turbulento como foi 2020, fica a dúvida e a esperança de que bons ventos soprem e as metas de vendas possam ser atingidas com mais facilidade.

Mas sabemos que não são apenas sazonalidades ou períodos conturbados que atrapalham na hora de atingir as metas, também é necessário levar em consideração, fatores como organização, controle e negociação pode ter grande influência.

Pensando nisso, o diretor Comercial da WCA Inteligência Comercial, Wan Ming Chung, separou 5 dicas práticas para atingir as metas de vendas. Confira a seguir:

1. Dê atenção às metas estabelecidas

O fator principal para atingir as metas é estabelecê-las, no entanto, é necessário que elas sejam possíveis de atingir e isto é tarefa do responsável pelo planejamento. Metas impossíveis desmotivam a equipe.

“Por isso, utilizar soluções tecnológicas que permitem avaliar o histórico de vendas antes de defini-las, bem como permitir a crítica pelos gestores imediatos de cada regional, faz com que as metas sejam mais realistas, motivando a equipe”, explica Chung.

2. Analise o desempenho das metas

Mesmo que as metas estabelecidas sejam realistas, é necessário acompanha-las a fim de identificar erros e acertos. Afinal, é através desta análise em tempo real que é possível traçar novos planos de ação, caso a equipe esteja longe do objetivo.

3. Identifique os melhores clientes

É comum acontecer que as equipes de venda recorram aos clientes mais fáceis de vender no intuito de alcançar mais rapidamente a meta estipulada, porém esta não é a melhor estratégia, afinal, nem sempre são aqueles com a maior rentabilidade.

Por isso, “o acompanhamento dos clientes também é importante, para que o vendedor possa direcionar seus esforços de maneira equilibrada, entre todos os tipos de perfil de cliente”, comenta o diretor.

4. Revise as metas

Mesmo atingindo as metas, o trabalho não acabou. É importante revisá-la com certa frequência para acompanhar as movimentações do mercado, ainda mais que em 2020 o comportamento das vendas foi completamente novo.

5. Conheça seus resultados

A análise de resultado e desempenho dos vendedores é fundamental para a determinação de novas estratégias. Além disso, também proporciona o reconhecimento do trabalho dos vendedores, fazendo com que premiações e remuneração variável sejam justas.

“Outro ponto são os feedbacks, pois um bom diálogo entre gestor e equipe ajuda a afinar as ideias e ter sinergia entre os objetivos”, finaliza o diretor.

Estas dicas são um ponto de partida para que as metas sejam atingidas, mas é claro, que cada equipe tem suas especificidades e que devem ser respeitadas. A partir dessas dicas, sua empresa pode criar suas próprias estratégias de sucesso. Boas Vendas

 

#WCAInteligenciaComercial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*