Rádio Traquinagem, um podcast infantil do Sesc Avenida Paulista via Whatsapp

Iniciativa leva de forma gratuita músicas inéditas, poesia e histórias infantis.

Há pouco mais de dois meses a sexta-feira passou a ser o dia mais esperado da semana para a pequena Mariá Morena, brasileira que vive em Ílhavo, em Portugal. Isso porque no começo da noite ela, e outras quase mil crianças, recebem pelo celular dos seus pais os episódios da Rádio Traquinagem, um podcast infantil realizado pelo Sesc Avenida Paulista e produzido pela Cultivo Comunicação.

Apresentado por Leila Vilhena, escritora de livros infantis, e pela atriz mirim Lis Aguiar, a Rádio Traquinagem leva a espontaneidade tradicional dos programas radiofônicos e a tendência do consumo de podcasts no Brasil, criando uma experiência inovadora: a distribuição de conteúdos artísticos e culturais infantis via Whatsapp.

O que é

A Rádio Traquinagem consiste em uma temporada do projeto, com roteiros originais a serem lançados em primeira mão por meio das redes do Sesc Avenida Paulista. Inspiram-se no formato de episódios temáticos que mesclam regravações musicais e poesias, com curadoria de Leila Vilhena e produção artística de Aluísio Cavalvante. A experiência amplia os horizontes ao incluírem episódios com narração de audiolivros e entrevistas com crianças e educadores representantes de projetos musicais e literários de diferentes estados.

A Distribuição via Whatsapp

A iniciativa se aproximou rapidamente do público infantil ao escolher o aplicativo de mensagem como forma alternativa de difusão de conteúdo cultural para criança, ao invés dos tradicionais agregadores de podcasts. Para Leila Vilhena, que é a idealizadora do projeto, a escolha da forma de distribuição foi fundamental para criar um diálogo muito próximo com os pequenos ouvintes. Ela revela que “desde os primeiros episódios a criançada participa intensamente, enviando mensagens comentando as poesias, músicas e histórias que são apresentadas semanalmente, e isso aumentou consideravelmente a partir de quando começamos a incorporar mensagens de áudio na programação”.

O Conteúdo

O formato Podcast prioriza as linguagens não visuais, estimula a imaginação e a autonomia das crianças em se relacionarem com o conteúdo apresentado a elas. Os episódios são criados por uma equipe de artistas multidisciplinares e exploram dois formatos. Nos programas musicais as apresentadoras criam uma atmosfera lúdica para a apresentação de uma música, entremeada por um poema. As canções são produzidas exclusivamente para o podcast e quase sempre são inéditas. Já a curadoria literária prioriza a produção de escritoras contemporâneas. Já nos programas literários a criançada é apresentada às histórias que são verdadeiras obras sonorizadas, em que a imaginação é estimulada não somente pela narração, mas também pela criação de paisagens sonoras que ampliam seu significado para os ouvintes.

Nos episódios já publicados estão músicas inéditas de Zeca Baleiro, Norbeto Noleto e Aluísio Cavalcante, regravações de compositores como Juraildes da Cruz, além de histórias inéditas de Leila Vilhena. Pelos episódios da Rádio Traquinagem também já passaram convidados especiais como a contadora de história Flávia Scherner, do canal Fafá Conta e o escritor Daniel Munduruku.

Como Participar

Toda sexta-feira um novo episódio é compartilhado por meio do Whatsapp às 19h, e toda quinta-feira tem reprise no canal do Sesc Avenida Paulista no Youtube. Para receber os episódios o público deve se cadastrar em uma lista de transmissão utilizando um número ativo do Whatsapp. O endereço é paginadelinks.com/SescAvenidaPaulista e a inscrição é gratuita.

Como surgiu a Rádio Traquinagem

A ideia do podcast infantil nasceu logo no início da pandemia, com o casal de artistas Leila Vilhena e Aluísio Cavalcante produzindo uma “brincadeira” de música e poesia para enviar para as filhas e filhos de amigos que, como eles, estavam em isolamento social. A partir do compartilhamento informal dos episódios gravados de maneira caseira, o casal decidiu colocar os episódios públicos através de um perfil no Instagram. A então chamada “Rádio Quarenteninha” seguiu por 40 dias nesse formato, culminando com um festival infantil na internet, que também marcou o fim da primeira fase desta iniciativa. Passado alguns meses, o Sesc Avenida Paulista propôs a realização de uma série especial do podcast para sua programação infantil, e a partir daí surge a Rádio Traquinagem.

Serviço

RÁDIO TRAQUINAGEM: PODCAST INFANTIL DO SESC AVENIDA PAULISTA

Periodicidade: semanal (toda sexta às 19h)

Como acessar: inscreva-se na lista de transmissão do Sesc Avenida Paulista paginadelinks.com/SescAvenidaPaulista

Reprises disponíveis em: youtube.com/sescavenidapaulista

Redes sociais do projeto: instagram.com/radiotraquinagem

Realização: Sesc-SP

Concepção e Produção: Cultivo Comunicação

Classificação etária: indicado para crianças de 0 a 12 anos

Site: sescsp.org.br/avenidapaulista

Facebook: facebook.com/sescavpaulista

Instagram: @sescavpaulista

Twitter: @sescavpaulista

App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets pelo Google Play ou Itunes.

#RADIOTRAQUINAGEM #SESCAVENIDAPAULISTA #CultivoComunicacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*