Meditação pode aliviar os sintomas da menopausa

A meditação e yoga são práticas mente e corpo que nos apoiam em ambas as esferas físicas e mentais, equilibrando o funcionamento hormonal e de neurotransmissores do corpo.

Durante a menopausa, muitas mulheres enfrentam diversos sintomas, como as ondas de calor, insônia, mudança de humor, ressecamento vaginal e aumento no cansaço. Embora seja uma transição natural, essa fase pode ser especialmente desafiadora considerando a saúde mental e, segundo estudo da University College London, cerca de 40% delas têm um risco maior de experimentar a depressão em comparação com aquelas que ainda não estão na perimenopausa. Isso acontece por causa da redução nos níveis de estrogênio deste período, uma vez que esse hormônio afeta o metabolismo de neurotransmissores como dopamina, norepinefrina, endorfina e serotonina, que são fundamentais na regulação dos estados emocionais.

A prática regular de meditação e yoga pode contribuir para a melhora da qualidade de vida das mulheres e técnicas como a mindfulness, que envolve focar a atenção no momento presente, têm mostrado benefícios na redução de sintomas como insônia e irritabilidade. Além disso, a meditação pode ajudar a equilibrar o humor e a promover um estado de relaxamento profundo.

“Seja a menopausa natural, que acontece por conta do processo de envelhecimento, ou a induzida por uma cirurgia ou medicação, em qualquer um desses contextos, há mudanças físicas e mentais. A meditação e yoga são práticas mente e corpo que nos apoiam em ambas as esferas físicas e mentais, equilibrando o funcionamento hormonal e de neurotransmissores do corpo, melhorando a qualidade do sono, regulando a liberação de serotonina, melhorando o humor”, diz Regina Chamonhematologista e professora de meditação da Plenapausa, empresa que visa levar informação, cuidado e tratamento para mulheres.

A meditação não substitui a necessidade de acompanhamento médico, mas pode ser uma ferramenta poderosa para complementar os tratamentos convencionais. Ao incorporar a prática na rotina, é possível encontrar um alívio mais natural e sustentável para os desafios deste período, promovendo um maior equilíbrio físico e emocional nessa fase da vida.

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