Massa zero carboidrato de Konjac é alternativa de alimentação saudável e saborosa

Os produtos da Konjac Massa MF são zero carboidratos. / Reprodução: Konjac Massa MF.

Famoso por ser um substituto com zero carboidratos de arroz e massas, o Konjac começou a se popularizar nos países ocidentais em 2012, principalmente na Europa. Desde então, inserido frequentemente em dietas low-carb, gluten free e veganas, o produto da culinária asiática milenar se tornou o queridinho de médicos e nutricionistas por seus nutrientes, sendo rico em fibras e, ao mesmo tempo, garantindo saciedade e uma alimentação afetiva, fugindo dos moldes restritivos de diversas dietas de emagrecimento. Mas o que de fato é a massa konjac?

Nativa da Ásia, é a planta konjac, do gênero Amorphophallus, que dá origem ao tubérculo de onde a farinha para o preparo da massa é extraída. Presente na raiz do vegetal, a fibra solúvel Glucomanan – principal ingrediente dos produtos fabricados a partir da raiz – é responsável, entre muitos benefícios, pela diminuição do colesterol e por retardar a digestão, formando uma película de proteção na parede do intestino e reduzindo a absorção da glicose.

“Muito além de seus benefícios nutricionais, um de nossos principais objetivos com a Konjac Massa MF é oferecer às pessoas uma alimentação que foge das restrições de dietas. Nosso lema é embasado em ser saudável, comer bem e emagrecer de forma natural, mas sem se privar dos seus pratos de massas e arroz favoritos, devendo apenas acrescentar ao preparo ingredientes e nutrientes de sua escolha ou conforme indicação médica para uma alimentação balanceada”, declara Thamara Gama, diretora executiva da Konjac Massa MF .

Com sete diferentes tipos de massa em seu catálogo de produtos, sendo eles fettuccine, cabelo de anjo, espaguete, penne, noodles, lasanha e arroz, a Konjac Massa MF possui um sabor neutro e textura “al dente”. Quando adicionado a molhos e alimentos como verduras, temperos e ervas aromáticas, a massa absorve o sabor desses ingredientes, tornando-se então uma alternativa eficaz na substituição de massas e risotos tradicionais, ricos em carboidratos.

Registrado pelo Ministério da Saúde/Anvisa, o produto possui todos os controles de qualidade e aprovação exigidos nacionalmente, assim como os selos de demais registros fora do país. “A fabricação dos nossos produtos se mantém em instalações internacionais para garantirmos o mesmo padrão de qualidade para os consumidores” comenta Thamara.

“O tubérculo konjac é composto, em grande parte, por fibras solúveis. E é justamente devido ao alto teor de água (96%) e a presença da fibra do Glucomanan (4%) que faz com que os produtos da Konjac Massa MF sejam zero carboidratos”, complementa Dr. David Lee, Chefe de Laboratório da marca na Ásia.

Com apenas três ingredientes (água purificada, fibra de aveia biológica e a farinha biológica do konjac), os produtos da marca contam apenas com 9 calorias em cada 100 gramas, sendo livres de glúten, sódio, açúcar, lactose e conservantes. Dra. Linda Suzan, responsável técnica da marca no Brasil, comenta que a composição dos alimentos os torna ideais para dietas low-carb, cetogênica, dukan, kosher, veganas e vegetarianas, sendo indicada também para celíacos, atletas profissionais, praticantes de esportes e dietas de manutenção de peso.

“Além de seus benefícios alimentares, o Konjac pode desempenhar também um importante papel na dieta de pessoas epiléticas e diabéticas. Devido à sua composição, ele proporciona a esses pacientes uma alimentação com menos restrições, trazendo muitas vezes de volta o prazer de comer um prato de arroz ou massa. É importante, no entanto, que elas sempre adaptem os preparos das refeições de acordo com suas necessidades médicas”, comenta a nutricionista.

No caso de pessoas com diabetes tipo 2 (DM2), o alimento proporciona efeitos que melhoram a sensibilidade à insulina e inibem o aumento do nível de açúcar no sangue. Já os pacientes epiléticos, que muitas vezes adotam a dieta cetogênica (constituída principalmente por frutas, legumes, verduras, carnes, queijos, ovos e oleaginosas) por recomendação médica, também são beneficiados, sendo que a diminuição na ingestão de carboidratos pode contribuir diretamente na redução de episódios epilépticos.

“Queremos, ao proporcionar uma alimentação saborosa para as pessoas, fazer com que elas entendam que o prazer da comida pode estar diretamente ligado à saúde e o bem-estar, caminhando lado a lado. Somos muito gratos pela aceitação que temos de clientes e em como nossos produtos foram inseridos em suas rotinas como sinônimo de prazer, e não restrição. Essa é principal mensagem que queremos passar como empresa”, finaliza Thamara.

#KonjacMassaMF #Anvisa #Glucomanan #konjac #zerocarboidratos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*