Ika aposta em tecnologia e design de ponta em suas novas linhas

Nova estrutura comercial e de distribuição dão suporte à marca brasileira que investe em materiais e design modernos para conquistar um mercado em efervescência e adaptação.

Leon Knopfholz, diretor de marketing da K1, empresa detentora da marca Ika. (Fotos: Carolina Becker)

A indústria de malas se reinventou nos últimos anos com a revolução pela qual passou o mercado de produtos e serviços ligados a viagens. A Ika, uma das principais marcas brasileiras do segmento, estreia em 2018 uma nova estrutura comercial e de distribuição e lança novas linhas de produtos com tecnologia e design de ponta.  

O reposicionamento da marca vem acompanhado de uma série de ações, além da aposta em tecnologia e design na expansão das coleções de malas e acessórios de viagem. As linhas Vanguard, Shell, Unika e Victory são as novidades apresentadas pela marca. Cada uma delas com características próprias de matéria-prima e layout, todas as linhas apostam na tecnologia e qualidade: design moderno, material ABS, carrinho embutido, cadeado TSA, zíper expansor que aumenta em 30% o espaço, rodas duplas 360°, alças diferenciadas, elásticos na parte interna, modelos monocromáticos, puxador, placa e forro personalizados.

Distribuição e vendas

A contratação do executivo de vendas Marcelo Montanari, com 15 anos de experiência no segmento, para a ampliação da rede de distribuição dos produtos em todo o Brasil também faz parte da estratégia. De acordo com o diretor de marketing da K1, detentora da marca, Leon Knopfholz, o consumidor de hoje busca design, tecnologia e preço. “As mudanças do perfil de viagens, o incremento do deslocamento aéreo, tanto a lazer como profissional, e as restrições de peso das companhias aeronáuticas foram determinantes para as mudanças do segmento”, explica. 

Democratização e nova economia

Porém, as viagens profissionais não foram as únicas responsáveis pelo aumento dos indicadores do turismo. As facilidades da internet para busca de informações, compra de passagens, agendamento de hotéis e passeios, além das oportunidades de compra parcelada dos cartões de crédito e programas de milhas popularizaram o turismo de lazer. O surgimento da chamada economia compartilhada que oferece serviços como o Airbnb, o Uber, programas que permitem a troca de casas entre pessoas de cidades, países e continentes distintos, experiências de intercâmbio para todas as idades, entre muitas outras experiências até pouco tempo inimagináveis, fazem do século 21 um novo tempo para vivenciar a magia de viajar. 

A viagem como experiência

Knopfholz ressalta que a bagagem teve de se adaptar a toda esta revolução.  Atualmente, a compra de malas é muito mais definida pelo estilo de vida do consumidor, independentemente da origem social. Um aspecto é comum aos diversos públicos: o ato de viajar, seja qual for a razão, é um momento especial. Malas de viagem que passavam a maior parte do tempo esperando para serem utilizadas em uma ocasião especial passaram ser leves, pequenas, funcionais e adaptáveis aos mais variados tipos de deslocamento. Estudos ergonômicos demonstram que cada 1% de peso transportado pelo viajante impacta em 5% o conforto físico durante o deslocamento.

História

A marca Ika acompanhou toda esta mudança. Seu primeiro registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial é de 1948, realizado pela empresa fundadora, a Indústria Irmãos Knopfholz Associados. De 1950 a 1980, a marca cresceu continuamente, com expressiva participação no mercado nacional e internacional de malas e artigos de viagem. A marca teve posicionamento icônico na mente de várias gerações de brasileiros, como sinônimo de tradição e qualidade, sendo cúmplice de emoções nas idas e vindas, encontros e desencontros das pessoas em seus diversos tipos de locomoção.

A década de 1990 foi de imensas dificuldades para a indústria, assim como para tantas outras no Brasil. Em 1996, a empresa abriu falência e após um leilão de seus ativos a marca passou por diversos grupos empresariais, até ser comprada pela K1 Licenciamento e Marketing. Hoje, uma estratégia de reposicionamento da marca traz a Ika novamente ao mercado brasileiro com força total e posição estratégica entre os principais players nacionais e internacionais.

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