Hambúrguer com toque do Nordeste brasileiro

Carne de sol e queijo coalho trazem o diferencial para essa receita.

Na última terça-feira, dia 28 de maio, foi comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer. Por isso, em homenagem à data, a receita de hoje da Academia da Carne Friboi é um hambúrguer de carne de sol e queijo coalho. Dessa vez, a protagonista da receita é a carne de sol – típica do Nordeste brasileiro em função do clima semiárido. Para completar o lanche, incluímos também o queijo coalho, que tem origem tipicamente brasileira e combina perfeitamente com o hambúrguer de carne de sol. Acesse a plataforma Academia da Carne Friboi e aprenda a fazer essa e muitas outras receitas!

Serve: 6 pessoas

Tempo de preparo: 4 horas e 40 minutos

Grau de dificuldade: Avançado

Corte: Contrafilé (também conhecido como Bife de chorizo)

Cortes alternativos: Alcatra, Coxão Mole

Carne de sol
1 kg de contrafilé
100 g de sal refinado

Hambúrguer
100 g de carne do sol triturada com a sua gordura
30 g de acém
50 g de queijo coalho

Molho
60 g de açúcar cristal
40 g de rapadura ralada
1 colher (sopa) de molho de soja
1 cebola em tirinhas

Maionese de alho e coentro
3 colheres (sopa) de maionese
1 colher (sopa) de iogurte
1/2 dente de alho
1 porção generosa de coentro com talo
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Fritas
1 batata doce cortada em lâminas finas

Modo de preparo da carne de sol

Espalhe o sal por toda a carne. Deixe-a desidratando na geladeira por 4 horas. Ao final das quatro horas, salgue a carne mais uma vez nos pontos avermelhados (onde o sal não pegou da primeira vez) e retorne à geladeira por mais 24 horas para desidratar bem. Não deixe de descartar a salmoura durante o processo. Passado este período, embale a carne em saco plástico e deixe no freezer congelada por, no mínimo, 7 dias. Para retirar o sal da carne, coloque em um recipiente com água e esfregue um pouco. Deixe por trinta minutos e troque a água. Repita o processo de duas a três vezes.

Modo de preparo do hambúrguer

Junte a carne de sol moída com a sua gordura e o acém. Amasse bem e modele da forma desejada: em média, cada hambúrguer, tem 130 gramas. Grelhar até o ponto desejado. Esquente uma panela antiaderente e grelhe o queijo.

Modo de preparo do molho

Leve o açúcar e a rapadura ao fogo em chama baixa até formar um caramelo. Adicione o molho de soja e a cebola e cozinhar até o molho engrossar bem.

Modo de preparo da maionese de coentro

Lave bem as folhas e talos de coentro. Coloque todos os ingredientes e bata no liquidificador ou mixer. Bata bem até ficar homogêneo.

Modo de preparo das fritas

Frite a batata doce; reserve.

Montagem
Monte o sanduíche no pão de sua preferência em camadas com hambúrguer, queijo coalho, molho de rapadura e maionese de coentro. Sirva com os chips de batata doce. Se desejar, sirva com salada verde e rodelas de cebola roxa.

#DiaMundialdoHamburguer #AcademiadaCarneFriboi #Friboi

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*