Especialista dá dicas para economizar na conta de luz durante o inverno

As ondas de frio já vêm atingindo fortemente o Brasil, principalmente nas regiões sudeste e sul do país.

Para economizar é preciso controlar o consumo em todas as atividades realizadas no dia a dia.

O inverno chegou!  Por conta disso, muitas pessoas têm instalado aquecedores ou utilizado aparelhos portáteis para esquentar a casa, o que pode aumentar — e muito — a conta de luz.

Segundo o especialista do ISAE Escola de Negócios, Elidecir Rodrigues Jacques, para economizar é preciso controlar o consumo em todas as atividades realizadas no dia a dia que, de alguma forma, consomem energia elétrica. “Aquelas ações que fazemos no automático, como tomar banho, passar roupa, ligar as luzes, assistir TV e usar a geladeira, podem fazer a diferença no valor gasto no final do mês”, diz.

CONTROLE NO BANHO

Campeão no quesito consumo de energia, o chuveiro elétrico pode representar até 35% no valor da conta. “Controlar o tempo de banho é o ponto principal para quem quer começar a economizar energia”, afirma. “Desperdício é sinônimo de jogar dinheiro fora. Isso vale para qualquer situação, inclusive no consumo de energia elétrica. Se conseguirmos identificar onde estamos desperdiçando energia e adquirir novos hábitos de utilização dos equipamentos, podemos ter uma boa economia”, complementa.

Além disso, o especialista também indica buscar entender sobre as tarifas energéticas. “A cada mês, a companhia de energia elétrica realiza a leitura do medidor de energia. Esse medidor possui uma numeração que vai aumentando conforme o uso. Quanto mais usa, mais rápido a numeração aumenta. Então, o que precisamos fazer para descobrir o consumo do mês é subtrair a leitura atual da anterior”, finaliza Elidecir Rodrigues Jacques.

#EnergiaEletricaEInverno #ConsumoEnergiaEletrica #EconomiaEnergiaEletrica #ControleEnergiaEletrica #ContasAltas #EnergiaEletrica #DesperdicioEnergiaEletrica #Inverno #ISAEEscolaDeNegocios #ElidecirRodriguesJacques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*