De olho nas viagens: Estudo revela que maciça maioria dos Centennials e dos Boomers possuem cartões com benefícios

Pesquisa, que mostra o comportamento dos viajantes brasileiros e os principais desafios das empresas para atraí-los.

Cada vez mais, os consumidores estão à procura de experiências únicas e voltadas a seus gostos pessoais, dispensando práticas genéricas. Com isso, o setor de turismo tem enfrentado grandes desafios para agradar desde a geração Z até os Boomers, uma vez que o conflito de gerações tem sido uma preocupação recorrente em todos os setores da economia.

Uma tarefa nada fácil, mas a Collinson, líder mundial em experiência de viagem e proprietária da marca Priority Pass, realizou uma recente pesquisa para reconhecer os serviços que os viajantes de todas as gerações mais valorizam a fim de entender o comportamento de cada faixa etária para oferecer experiências únicas e personalizadas.

É importante ressaltar que os atuais viajantes são eco sensíveis, não tem um limite muito definido entre suas vidas pessoais e profissionais, principalmente por conta da modalidade “home office” que tem crescido cada vez mais e, além disso, procuram serviços personalizados para as suas necessidades momentâneas.

De acordo com Manuel Catedral, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Collinson nas Américas “Nosso plano estratégico e de negócios tem sido focado em entender as principais tendências no comportamento do consumidor de viagens, mudanças de atitude em relação ao turismo e viagens de negócios, o impacto da tecnologia e estratégias de fidelização. O objetivo é atender às necessidades do novo ecossistema de viajantes; permitindo que eles viajem com maior confiança, facilidade e conforto”.

Com o objetivo de aprender como os consumidores de cartão de crédito reconhecem, valorizam e usam os benefícios relacionados a viagens, a Collinson realizou um estudo recente com 600 pessoas, contemplando os seguintes países: Colômbia, Brasil, México e Peru, sendo 150 entrevistas em cada uma das regiões citadas. A amostra incluiu homens e mulheres entre Boomers (55-74 anos), Millennials (35-44 anos), Gen-X (45-54 anos), Millennials mais jovens (25-34 anos) e Centennials ou Gen-Z (18-24 anos).

COMPORTAMENTOS DOS VIAJANTES

No Brasil, alguns dados merecem destaque para entender os principais comportamentos dos viajantes nativos, que se mostraram os mais empolgados com relação à programas de benefícios relacionados aos cartões de crédito, comparados a outras nacionalidades contempladas nessa pesquisa.

  • 80% dos entrevistados no Brasil gostaria que as recompensas e benefícios relacionados a viagens fossem o elemento central dos cartões de crédito;
  • 82% dos brasileiros estariam dispostos a trocar seu cartão de crédito por outro que conceda passagens para as salas VIP do aeroporto sem custo adicional;
  • 96% dos Centennials possuem cartões com benefícios, já entre os Boomers essa taxa é de 88%;
  • Para 32% dos brasileiros, as salas VIP são um dos principais critérios para a escolha de um cartão e são os benefícios prioritários relacionado à viagens;
  • 63% estão dispostos a pagar para fazer uma reserva de acesso ao lounge;
  • 55% dos brasileiros têm acesso a salas VIP com seus cartões, sendo que 61% dos homens têm acesso a lounges de aeroportos contra 48% das mulheres; e
  • Os membros do Priority Pass estão mais dispostos a usar seu cartão com mais frequência do que os não inscritos, com 86% e 80%.

CAMPEÕES NA PREFERÊNCIA

A pesquisa ainda revelou que os jovens millennials brasileiros, de 25 a 34 anos,  são os que mais apreciam cartões de crédito para recompensas (62%), em relação a outras gerações. Porém, a Geração X, de 45 a 54 anos, é a que mais usa o cartão de crédito para melhorar experiências de viagem.

Outro dado relevante do estudo é que os brasileiros estão viajando mais a lazer do que a trabalho, tanto em viagens domésticas, quanto às internacionais.

Quando foi indagado sobre a disposição dos entrevistados para pagar, os brasileiros responderam:

  • O desconto no aluguel de carros é o serviço que os brasileiros  estão mais dispostos a pagar (72%), seguido pelos descontos do duty free (65%); e
  • O terceiro lugar com 64% de preferência é ocupado por experiências gastronômicas dentro dos aeroportos.

O setor está otimista com o interesse dos brasileiros em relação às viagens e mostrou que além desses pontos também é valorizado descontos em refeições, via rápida para o aeroporto (que é tão importante quanto estacionamento no local, segundo o ranking), cuidado com as bagagens e  ainda serviços voltados aos pets.

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