Compras de Natal enchem região da Rua 25 de Março e podem movimentar R$ 300 milhões de reais por dia

Levantamento feito pelo Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris revela o impacto que a rua de comércio popular representa e ainda mostra o perfil do frequentador.

Rua 25 de Março, região central de São Paulo (Foto: Caio Pimenta/ SPTuris)
Rua 25 de Março, região central de São Paulo (Foto: Caio Pimenta/ SPTuris)

Com 150 anos de existência recém comemorados, a Rua 25 de Março, na região central de São Paulo, mal começou o mês de dezembro e já está com movimento intenso para as compras de Natal. Mesmo com o atual cenário econômico, milhares de pessoas circulam diariamente em busca de objetos para revenda e presentes, que têm preços mais populares na famosa via.

Segundo pesquisa inédita feita este ano pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da São Paulo Turismo (SPTuris), o comércio nas proximidades da 25 de Março, uma das ruas mais conhecidas para compras populares, tem movimentação média de R$ 120 milhões por dia. Esse valor quase triplica ao se considerar datas especiais como o Natal, alcançando a casa dos R$ 300 milhões diariamente no comércio da região.

Bijuterias, roupas, calçados, brinquedos, tudo isso e mais um pouco pode ser encontrado nas lojas da região para agradar nas festas de fim de ano.

Conheça os dados da pesquisa:

  • 1.447 pessoas entrevistadas
  • 4 dias de pesquisa em junho de 2015
  • Terça, quarta, sexta-feira e sábado

Perfil das pessoas que vão à região da 25 de Março:

Quem são?

  • 67% são mulheres de 25 a 39 anos, com ensino médio completo ou superior
  • 95% das pessoas afirmaram que não estavam ali pela primeira vez
  • 90% disseram que pretendem voltar em outras ocasiões

De onde são?

  • 76% dos frequentadores são paulistanos (42,6% deles da região leste)
  • 24% de outras cidades do estado de São Paulo e outras regiões do país

Para que vão à região?

  • compras pessoais (75,2%)
  • trabalham na região (10,3%)
  • compras de negócios (5,2%)

E por quê?

  • por conta do preço (73,2%)
  • variedade de produtos (23,1%)
  • facilidade (2,2%)

Quanto gastam?

  • R$ 329,32 é o gasto médio

Pódio: os 3 produtos mais procurados

  • Ouro: bijuterias (22,1%)
  • Prata: vestuário (16,6%)
  • Bronze: artigos para festa (16,2%)

A pesquisa teve apoio da Univinco (União dos Lojistas da Rua 25 de Março), que estima a circulação de cerca de 800 mil a 1 milhão de pessoas por dia durante este mês de dezembro. A entidade também espera aumento de vendas de 5% com relação a 2014.

O material está disponível na íntegra no site do Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, no site observatoriodoturismo.com.br

Comentarios fechados.