Como manter a qualidade de sono durante a pandemia e isolamento social

Especialista alerta que uma boa noite de sono melhora o sistema imunitário e aumenta a função cognitiva.

Uma boa noite de sono melhora o sistema imunitário e aumenta a função cognitiva.

O sono é fundamental para saúde física, mental e funcionamento eficaz do sistema imunitário. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, milhões de pessoas já sofriam com a insônia, e o isolamento social aumentou a presença desse problema, alterando a qualidade do repouso e afetando diretamente em questões alimentares e emocionais como mudanças de humor, falta de concentração, ansiedade e preocupação. Um alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que depois do coronavírus haverá uma epidemia de doenças mentais.

Segundo Débora Fernanda Basso, Nutricionista da rede Acesso Saúde, sistema nacional de atendimento médico e odontológico sem mensalidade para pessoas que não possuem plano de saúde, “Uma boa noite de sono auxilia no sistema imunitário, responsável pela defesa do corpo humano, além de aumentar a função cognitiva, ou seja, melhor desempenho cerebral, contribuindo para a melhora do humor e saúde mental”, diz a especialista.

Conheça 5 dicas para criar uma rotina de sono durante o período de pandemia e isolamento social:

1. Desconecte – As luzes emitidas por aparelhos eletrônicos interferem na produção da melatonina, hormônio que age diretamente nos padrões de sono. É recomendado desligar os aparelhos, 90 minutos antes de se deitar para dormir;

2. Defina um padrão de horários – Uma boa noite de sono deve durar entre 7 e 8 horas por noite. A recomendação é organizar seu tempo e programar o relógio para deitar todos os dias no mesmo horário;

3. Evite o consumo de bebidas estimulantes, à noite dê preferência aos chás relaxantes – Consumir produtos que contém cafeína como café, chocolates, energéticos, guaraná, chá mate, preto e verde antes de deitar é um problema, pois sua composição estimulantes dificulta o sono. Aposte em bebidas leves e desenvolvidas para propiciar a qualidade na hora de dormir. Uma opção é o Chá da Noite Relaxante, do Clube Acesso Saúde, que auxilia pessoas que têm dificuldade para dormir, além de ajudar no relaxamento e prolongação do sono. Atua também nos sintomas da cólica menstrual e no combate à ansiedade.

4. Evite comer antes de deitar – Para que a digestão seja completa é importante fazer a refeição algumas horas antes de dormir. Além disso, deve-se priorizar o consumo de alimentos leves sem teor de gordura para evitar a insônia, pesadelos e ganho de peso. “Comidas pesadas podem causar sintomas gástricos atrapalhando o sono”, concluiu Débora.

5. Pratique exercícios físicos – A atividade física é importante para o bom condicionamento corporal, saúde mental e qualidade de vida, pois libera hormônio a combater a depressão e ansiedade. Além disso, ajuda a reduzir os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e baixa imunidade. Aposte em exercícios de meditação como yoga, aulas de dança online, caminhada ou corrida matinal.

#OMS
#AcessoSaude
#ClubeAcessoSaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*