Café Santa Monica investe para dobrar a produção

Empresa comemora o Dia Nacional do Café como início da colheita, nova torrefadora e ingresso no mercado de cafés especiais.

O Santa Monica 86 Pontos é o resultado da seleção dos melhores lotes da Fazenda Santa Monica.

24 de maio é o Dia Nacional do Café, data que marca o início da colheita nas plantações cafeeiras e homenageia uma das grandes paixões do brasileiro. Maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil recentemente passou os Estados Unidos e também se tornou o maior consumidor da bebida, conforme levantamento da Euromonitor Internacional.

Em média, cada brasileiro toma 839 xícaras de café por ano e, segundo dados da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café, seja ele carioca, expresso, americano, capuccino ou servido como base de várias bebidas geladas.

Há um movimento grande no mercado de consumidores que, não adquirem só o café torrado e moído, mas também cápsulas, cafés em grãos torrados e microlotes.

O café não só soube se rejuvenescer como também se tornou um produto sofisticado. Hoje há vários tipos e origens da bebida e formas de se preparar e beber.

Acompanhando esse movimento do mercado, o Café Gourmet Santa Monica está dando prosseguimento aos investimentos previstos para este ano para expansão, aumento da produção e lançamento de seu primeiro microlote.

Com o Santa Monica 86 Pontos, a empresa marca seu ingresso no segmento de cafés especiais com um produto premium, resultado da seleção dos melhores lotes da Fazenda Santa Monica, localizada no Sul de Minas, região considerada a maior produtora de café gourmet do mundo, com o terroir ideal para a produção de cafés finos.

Para aumentar sua presença no mercado de café gourmet a empresa também está investindo R$ 1,4 milhão na ampliação das instalações de sua torrefadora em São Paulo e em um novo torrador que permite multiplicar sua produção em até 20 vezes. Com esse aporte, a Santa Monica irá produzir café torrado com marca própria para uma rede de supermercados e abastecer grandes varejistas como o Makro, onde está presente em 24 lojas.

Além de investir no mercado interno, a empresa também está buscando novos parceiros para incrementar a exportação de seu café torrado para países do Leste Europeu, Espanha, Itália, Estados Unidos e China, onde a linha de produtos da marca já está sendo comercializada.

Pioneiro na produção de café gourmet no País e em exportar café torrado com uma marca brasileira, o Café Santa Monica também vem utilizando tecnologia de ponta para aumentar a produção e melhorar a qualidade dos grãos. Além do sistema israelense de fertirrigação por gotejamento que cobre toda a propriedade, a Fazenda Santa Monica também conta com os avanços da biotecnologia para ter 60% da sua produção de grãos gourmet, um percentual superior ao de outras da região que colhem, em média, de 10% e 20% desse tipo de café.

“Para evitar o uso de defensivos químicos e a degradação da Fazenda, aproveitamos os recursos que a própria natureza nos dá. Usamos produtos biológicos e processos naturais, apostando na inovação como a melhor arma para combater pragas e aumentar a produção”, explica Marcelo Moscofian, CEO do Café Santa Monica.

Um dos exemplos dessa inovação é o uso de adubagem organo mineral que combina rochas de Fósforo e Potássio com bactérias para retirar o Nitrogênio do ar e introduzi-lo nos grãos de café. “Não usamos adubos orgânicos como estrume de vaca ou galinha, pois, como parte do café é exportada, esses adubos não são aceitos em muitos países”, justifica o executivo.

Na propriedade também são empregados produtos biotecnológicos para fazer o controle biológico de pragas e feito o tratamento da água de chuva que é usada para a irrigação.

Outro diferencial que garante maior produtividade é o sistema Safra Zero, onde a Fazenda é dividida em três partes e, a cada ano, os pés de café de uma dessas áreas são decotados e esqueletados. Isso faz com que aumente o número de internódios, a quantidade de ramos e, consequentemente, o volume de grãos. Durante esse ano, os pés que foram submetidos a esse processo não darão frutos, mas no ano seguinte conseguem ter uma produção até 50% superior. Com esse sistema, a propriedade produz de 80 a 120 sacas por hectare sem ter prejuízo, pois não tem as mesmas despesas com produção e colheita na área que foi podada.

Para manter o mesmo padrão de café, a empresa adquiriu uma máquina à laser que seleciona os grãos por cor e tamanho, separando os frutos vermelhos dos verdes e pretos. Depois de selecionados, eles vão para um secador estático onde a secagem é feita em uma caixa através da ação do vento e calor durante 3 dias. Após esse processo, o café é transferido para a outra caixa onde permanece por mais 6 dias e, em seguida, segue para o secador para a retirada de toda a umidade antes de ser armazenado em greenbags.

A maior parte do café produzido na Fazenda Santa Monica é considerado gourmet por ter mais de 80 pontos na escala da BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association). Para ser classificado como café especial, um café precisa atingir o mínimo de 80 pontos, de acordo com a metodologia SCAA que definiu uma escala de 0 – 100 pontos para avaliar a qualidade dos grãos.

Para estender o mesmo padrão de qualidade usado na Fazenda para a bebida, os grãos do Café Santa Monica são armazenados durante um ano para concentrar suas propriedades e óleos essenciais e só depois vão para uma torrefadora própria que torra lotes pequenos, de 30kg, para destacar as características gourmet dos grãos e garantir o dulçor e aroma da bebida.

Serviço:

www.cafesantamonica.com.br

Facebook: cafegourmetsantamonica

Instagram: @cafesantamonica

Fone: (11) 3855-8855

[email protected]

lojacafesantamonica.com.br

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