App Make You se reinventa para garantir mais flexibilidade para o profissional e para o cliente

Nova versão do app permite que o profissional defina quanto quer cobrar por cada serviço, quais regiões quer atender e em quais horários.

O aplicativo de beleza agora traz uma proposta mais justa e consciente de relacionamento.

Pela primeira vez, no Brasil, um aplicativo de beleza e bem-estar dirige seu foco totalmente para a valorização, capacitação e empoderamento dos profissionais e, ao mesmo tempo, oferecendo mais autonomia e liberdade para os clientes. O aplicativo de beleza, que está desde 2016 no mercado, agora, traz uma proposta mais justa e consciente de relacionamento – movimentação que acompanha a preocupação e engajamento dos clientes, cada vez mais presentes, com a saúde de toda a cadeia de produção dos serviços e produtos que estão consumindo. Os consumidores, no geral, nunca estiveram tão conscientes da importância de seu papel nessa transação e, por isso, vêm cobrando das empresas geração de oportunidades para todos os tipos de profissionais.

Em seu novo momento, a Make You traz uma grande mudança em toda a lógica de precificação. O preço do serviço passa a ser definido pelo profissional e não mais pelo app. Na contramão de outras plataformas e de todo o mercado de serviços de beleza, a Make You não receberá comissão sobre o valor cobrado pelo profissional de cada serviço – ou seja, todo o valor do atendimento vai para o bolso do profissional.

“Essa mudança estratégica vem sendo estudada há quase 1 ano e foi acelerada durante a pandemia, onde, somente na cidade de São Paulo, mais de 15 mil salões de beleza fecharam suas portas e mais de 45 mil profissionais perderam seus empregos – sem contar a mudança de hábito dos consumidores, que deixaram de frequentar salões e começaram a priorizar o atendimento em casa. O principal objetivo da Make You é melhorar a vida dos 1.3 milhões de profissionais de beleza e bem estar brasileiros, provendo ferramentas tecnológicas e capacitação, para alavancar suas carreiras e aprimorar ainda mais a experiência dos clientes” completa André.

Os atendimentos na plataforma deixam de ser direcionados aos profissionais de forma randômica, permitindo liberdade a seus clientes para selecionarem os profissionais que querem contratar, com base em seus portfólios e informações. Seus perfis funcionam como um mix de Pinterest, Instagram e LinkedIn – um modelo interativo onde profissionais montam galerias de fotos com seus trabalhos, clientes são livres para comentarem e curtirem posts, compartilharem experiências sobre seus atendimentos e ainda acessarem os currículos de cursos e especializações de cada profissional.

“A realidade do profissional de beleza e bem estar precisava ser reinventada, para que todos sejam valorizados, empoderados e ouvidos. Com isso, ganham os profissionais e ganham os clientes uma melhor experiência e atendimento”, diz André van Dijk, sócio e CEO da Make You.

Após agendarem com o profissional que desejarem, clientes pagam uma taxa fixa a partir de R﹩5,00 por tipo de serviço – manicure, pedicure, sobrancelha, depilação, massagem, cabelo e maquiagem. Os serviços podem ser realizados dentro de um período amplo, das 7 da manhã até às 22 horas, e as opções recomendadas de agendamento do profissional ideal são de acordo com a agenda do cliente, sem comprometer a rotina dele. Os pagamentos são feitos diretamente no app com cartão de crédito. Além disso, clientes e profissionais contam com todo o suporte técnico da plataforma sete dias por semana.

Para passar a fazer parte e ter todos os benefícios do app, o profissional paga uma taxa mensal de R﹩9,90.

Além dos serviços que já comentamos, a plataforma oferece propostas de atendimento taylor-made para ocasiões especiais – casamentos, dias de noiva, grandes e pequenos eventos. A empresa também organiza uma curadoria de conteúdos e artigos de tendências para que os clientes possam ficar por dentro das novidades dos universos de beleza e de moda, tanto no aplicativo, quanto na versão desktop.

A empresa conduziu diversas pesquisas durante a pandemia, com o objetivo de entender mudanças de comportamento de consumo dos clientes e carências dos profissionais. Os serviços de depilação e corte de cabelo que, ainda estavam muito vinculados ao espaço físico do salão, passaram a ser executados dentro de casa. As aplicações mais duradouras e detalhadas em unhas ganharam espaço – unha acrílica, com banho de gel e fibra de vidro, com ilustrações coloridas e diferentes adesivos têm sido a preferência das clientes. Dentro de massagens, as drenagens linfáticas e massagens modeladoras foram as queridinhas, e vieram para compensar o excesso de tempo que as clientes passam sentadas ou na mesma posição dentro de casa. No geral, esse momento foi extremamente positivo para que o hábito de muitas brasileiras de frequentar os salões fosse substituído por uma experiência confortável, prática e acessível, sem precisar sair de casa.

A Make You tem grandes expectativas para os próximos 36 meses com a implantação deste novo modelo de negócio. Para o próximo exercício a empresa espera alcançar 200 mil pedidos e contar com uma base de 4 mil profissionais. Já a partir do 36º mês estimam alcançar 450 mil pedidos mensais e 50 mil profissionais ativos.

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