Centro Cultural Brasil-Turquia promove conferência sobre o terrorismo ao redor do mundo

Encontro acontece entre os dias 8 e 9 de março em São Paulo e terá Mario Sérgio Cortella como orador principal.
Encontro acontece entre os dias 8 e 9 de março em São Paulo e terá Mario Sérgio Cortella como orador principal.

Com o objetivo de promover um debate sobre as causas e consequências do terrorismo ao redor do mundo, focando o papel das mídias, das religiões e dos intelectuais diante desse fenômeno, o CENTRO CULTURAL BRASIL-TURQUIA E A FACULDADE CÁSPER LÍBERO organizam a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL sob título RELIGIÕES, INTELECTUAIS E MÍDIA: POSIÇÕES DIANTE DO TERRORISMO. O encontro acontece em 8 e 9 de março, no auditório daFaculdade Cásper Líbero, em São Paulo, e contará com filósofo e mestre em Educação Mario Sérgio Cortella como orador principal.

Durante os dois dias do evento, os temas serão divididos em três principais assuntos :Mídia, Intelectuais e Religiões. Estes, por sua vez, estarão subdivididos em Liberdade de expressão, Mídia e terminologia usada sobre religiões, Papel da mídia na paz no mundo, Exemplo do Brasil na convivência harmoniosa, Importância da educação para impedir o terrorismo, Importância do diálogo para impedir o terrorismo, Papel dos formadores de opinião na paz no mundo, Liberdade de expressão e respeito aos sagrados das religiões, Posição das religiões diante da intolerância e do radicalismo, Papel das religiões pela paz no mundo eRelação entre mídia e religião.

O objetivo principal da conferência é promover um debate sobre as causas e consequências do terrorismo ao redor do mundo, focando o papel das mídias, das religiões e dos intelectuais diante desse fenômeno. Por isso, seu público será formado por acadêmicos, pesquisadores, líderes religiosos, jornalistas e intelectuais com visão às novas abordagens, perspectivas e diálogos sobre este tema de tamanha relevância.

Time de peso

Para um rico debate e importantes conclusões do encontro, foi selecionado um time de peso como conferencistas. Além de Cortella, estarão presentes o jornalista Lourival Sant´Anna; o decano da Faculdade de Mídia e Comunicação na Universidade Texas Tech,David Perlmutter; a mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Istambul Bilgi e em Ciência Política pela Universidade de Temple, CEO do jornal Today’ Zaman, Sevgi Akarçeşme; o secretário de Educação do Governo de São Paulo, José Renato Nalini; o historiador e professor de Relações Internacionais, Peter Demant; o escritor turco, jornalista, editor da revista TurkishReview e acadêmico, KerimBalci; o reverendo Dirk Ficca; o bispo Dom Júlio Akamine; o bacharel em Direito com mestrado no Instituto Schechter de Jerusalém, Michel Schlesinger; o professor no Departamento de Sociologia da Universidade Muhammad V de Marrocos, Samir Boudinare o presidente e fundador da RespectGraduateSchool da Pensilvânia, SuleymanEris.

A escolha do País como sede deste grande evento se deve a diversas razões.“Primeiramente, o Brasil é o país onde Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT) atua. Além disso, ele graças a Deus, nunca teve ataque terrorista, conflitos terroristas, brigas ou guerras por causa das ideologias, crenças ou conflitos territoriais. É um país gigantesco e o símbolo de alegria e paz, que sabe respeitar as diferenças culturais”, afirma Mustafa Göktepe, presidente do CCBT.

Sobre a ideia do evento, Mustafa explica que ela surgiu logo após os ataques ocorridos no jornal francês Charles Hebdo. Depois disso, “houve outros ataques, um pior que outro, e tudo isso reforçou a necessidade das organizações como a dessa conferência”, explica.

A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL RELIGIÕES, INTELECTUAIS E MÍDIA: POSIÇÕES DIANTE DO TERRORISMO conta com a parceria do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo), PUC-SP (Pontifícia Universidade de São Paulo – Faculdade de Ciências Sociais), IH-UFRJ (Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro), FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação) e CENEGRI-UNIP (Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais da Universidade Paulista).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo endereço www.conferenciasobreterrorismo.com.br. As vagas são limitadas. 

SERVIÇO:

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL RELIGIÕES, INTELECTUAIS E MÍDIA: POSIÇÕES DIANTE DO TERRORISMO

Data: 08-09 de março de 2016

Local: Faculdade Cásper Líbero – Av. Paulista 900 – São Paulo/SP

Site: www.conferenciasobreterrorismo.com.br

e-mail: conferencias@brasilturquia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*