Design brasileiro exporta mais de US$ 5 milhões em serviços nos últimos 12 meses

Estados Unidos é o país com maior volume de negócios com o Brasil. 

Estados Unidos é o país com maior volume de negócios com o Brasil.

A Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), por meio do Brasil Design, projeto de promoção do design brasileiro feito em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), acaba de anunciar os primeiros resultados de um levantamento sobre internacionalização das empresas brasileiras de design associadas a ABEDESIGN no período dos últimos 12 meses. 

A pesquisa, feita entre os dias 23 de março a 10 de abril de 2015, revelou que 58,57% das empresas prestaram algum tipo de serviço de design no mercado internacional. No total, elas exportaram mais de US$ 5 milhões de dólares em serviços de design. Os mercados principais foram Estados Unidos, Peru, Colômbia e México. Outros países também foram mencionados com destaque, como França, Alemanha, Equador, Inglaterra, Portugal, entre outros. Em comparação a última pesquisa, o volume de negócios aos Estados Unidos teve um aumento significativo (12%), assim como Peru e Colômbia (8%). 

Já os principais serviços prestados foram Design Gráfico (55,32%), seguido de Design de Embalagem (42,55%), Branding (31,91%), Design de Produto (34,04%), Design Digital (23,40%), Design de Varejo (25,53%), Design Estraté; gico (21,28%), Inovação (10,64%) e outros serviços (4,26%) como Curadoria em Exposição. Em relação à última pesquisa, realizada em 2013, o Design Gráfico (24%) também liderou o tipo de serviço prestado para exportação, seguido por Branding (14%). 

De acordo com a gerente executiva da ABEDESIGN, Anna Carolina Maccarone, exportar serviços é um grande desafio. “O apoio da Apex-Brasil tem sido fundamental para promover o design brasileiro no mercado internacional. Para nós, a criatividade, ou a capacidade de inovar de forma significativa, vem se consolidando a cada dia como o fator determinante da vantagem competitiva das empresas. Por isso, entendemos que resultado obtido na pesquisa é um excelente, afinal o Brasil sempre foi um grande exportador de commodities”, destaca. 

Projeto Brasil Design

O Brasil Design é o Projeto Setorial Integrado de Promoção de Exportações dos Serviços de Design Brasileiro realizado em parceria pela Apex-Brasil e pela ABEDESIGN. Criado em 2006, tem como objetivo inserir o design brasileiro no mercado internacional, oferecendo ações orientadas para a promoção de exportação, posicionamento e construção de imagem, internacionalização e produção de inteligência comercial aos empresários do ramo. Além disso, visa contribuir para a criação de uma cultura do design brasileiro, a partir da construção de uma visão detalhada do setor, com seleção de mercados-alvo, visibilidade do potencial do design nacional e possibilidade de geração de negócios. Para participar do projeto, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail abedesign@abedesign.org.br

A ABEDESIGN

Fundada em 2005 com o objetivo de difundir a importância do design como ferramenta estratégica para o desenvolvimento do país, a ABEDESIGN vem promovendo um trabalho contínuo de valorização do setor, além da facilitação das atividades profissionais.  A associação, que conta atualmente com 228 membros, é responsável pela defesa dos interesses da categoria nas instituições públicas, privadas, entidades de classe, governamentais e diplomáticas, organizações não governamentais, instituições de ensino e na sociedade em geral. Mais informações no site: www.abedesign.org.br

Deixe um comentário

*