Vou pro jogo! traz forró autoral feito no Sul

 

Álbum de estreia do Trio Mormaço, de Florianópolis, tem oito músicas gravadas ao vivo, participações especiais e lançamento marcado para esta quinta-feira (16) no YouTube e plataformas digitais.

Marcelo Besen, Guinter Vieira e Neno Moura formal o Trio Mormaço.
Crédito das fotos: Ayrton Cruz

Os instrumentos são as tradicionais sanfona, zabumba e triângulo. O ritmo é o mesmo que nasceu no Nordeste em meados da década de 1930, popularizou-se com Luiz Gonzaga nos anos 1950 e se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do país. Mas o forró que chega a todo o Brasil pelo YouTube e plataformas digitais nesta quinta-feira (16) tem uma particularidade: a ginga contagiante agora vem do Sul e traz oito canções autorais inéditas. Vou pro Jogo! é o primeiro álbum do Trio Mormaço, de Florianópolis (SC). O lançamento será marcado ainda com uma live no Instagram @triomormaco, às 18h.

Foto: Ayrton Cruz

Desde 2020, a formação tem Marcelo Besen (sanfona), Neno Moura (zabumba) e Guinter Vieira (triângulo e voz). Mas o trio começou em 2018, com apresentações em Garopaba, no litoral catarinense. À época, contava com Roger Correa no acordeon. Foi lá também que surgiu a ideia do nome, que veio com as brincadeiras nos shows noturnos, após dias de muito sol e praia. Todos concordaram: Trio Mormaço tinha tudo a ver com o ambiente quente e festivo do forró.

“Depois de estudar e tocar um tempo o repertório de mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Anastácia, Jackson do Pandeiro, Mestre Zinho, Genival Lacerda, entre tantos outros, a composição foi surgindo naturalmente. Um apresentava pro outro alguma ideia musical, que se desenvolvia e ganhava uma letra”, conta o compositor Neno Moura, natural de Florianópolis e que desde 2006 atua como percussionista e baterista. “A própria linguagem do forró é a primeira inspiração, pois tem uma identidade muito forte e ao mesmo tempo é um universo musical amplo e rico”, explica Marcelo Besen, catarinense de Bom Retiro, que iniciou na música pelo piano, aos 10 anos, e desde 2003 toca acordeon.

“As músicas têm uma ligação com o ambiente em que se toca e também com a dança. Mas vão além. O amor em todas as formas também é um tema inesgotável. Nas letras a gente procura aquela dicção típica do forró, mas sem se ater a termos apenas de uma determinada região. Tudo que é do Brasil entra”, completa Guinter Vieira, gaúcho de Tapes, que desde jovem aprendeu cavaquinho e violão popular. Quando morou no Rio de Janeiro, estudou na escola Portátil de Música e acompanhou artistas como Arlindo Cruz, Monarco da Portela – falecido no último sábado -, Tantinho da Mangueira e Moyseis Marques.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Vou pro Jogo! foi gravado ao vivo no teatro do Sesc Gravataí, a partir de um convite para o Trio Mormaço participar do projeto Palco Virtual. O trabalho tem a participação de Eduardo Rukat no cavaco e voz em todas as músicas, na parte rítmica e harmônica dos arranjos e como parceiro no Forró do Lua. O álbum tem ainda dois presentes especiais: Tempo Voa, parceria de Moyseis Marques e Luís Pimentel – – autor das biografias de Luiz Gonzaga e Wilson Batista -, e Essa Menina Tem, de Lucas Ferraz. Outros destaques são as letras feitas por Iara Ferreira (Cor de Canela), importante compositora da nova geração da música brasileira, e Daniel Delavusca (Ói Ela Lá), músico gaúcho radicado no Rio de Janeiro.

O Trio Mormaço toca especialmente em Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Garopaba. Além de ampliar as apresentações para outras cidades, os planos para o futuro incluem a gravação de um trabalho em estúdio, com a inclusão de outras composições, novos arranjos e músicos convidados.

MÚSICAS DO ÁLBUM VOU PRO JOGO!

Vou pro jogo (Guinter Vieira / Neno Moura)

Forró do Lua (Guinter Vieira / Eduardo Rukat / Neno Moura)

Cor de Canela (Marcelo Besen / Guinter Vieira / Iara Ferreira)

Mala Pronta (Guinter Vieira / Neno Moura)

Mariazinha do Caxambu (Guinter Vieira / Marcelo Besen / Neno Moura)

Ói Ela Lá (Guinter Vieira / Daniel Delavusca)

Tempo Voa (Moyseis Marques / Luis Pimentel)

Essa Menina Tem (Lucas Ferraz)

Assista aqui Forró do Lua

 

#TrioMormaco
#forro
#zabumba
#PatrimonioCulturalImaterial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*