Veja truques essenciais para ter uma pele linda e saudável

 

Quando o assunto é beleza da pele, pequenas dicas podem fazer grande diferença, para melhora da qualidade global do tecido cutâneo.

Alguns truques farão sua pele ficar mais bonita e bem tratada, basta seguir uma rotina skincare.

Cuidar da pele é algo básico para manter a saúde do tecido cutâneo, mas será que você está fazendo tudo certo? Na verdade, existem alguns truques que farão sua pele ficar mais bonita e bem tratada, basta só seguir uma rotina skincare. Abaixo, consultamos especialistas para dizer o que é bem-vindo no nosso dia a dia para tratar da pele de maneira eficaz:

  • Higienize com um produto eficaz, mas suave: Sua pele precisa ser higienizada duas vezes ao dia (de manhã e à noite), mas tome cuidado com alguns sabonetes de limpeza. “Quanto mais abrasivo for o produto de limpeza, mais ele vai retirar a sujidade e a barreira protetora do estrato córneo, fazendo com que a pele fique desidratada; por esse motivo, surgiram os limpadores suaves”, afirma o farmacêutico Maurizio Pupo, Pesquisador, Consultor em Cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy. “A limpeza da pele requer um delicado equilíbrio entre alcançar uma excelente higiene ao mesmo tempo em que a barreira protetora do estrato córneo é mantida. A suavidade é importante porque o dano de barreira induzido pelo limpador aumenta a perda de água transepidérmica (TEWL), ou seja, piora a hidratação natural da pele, que age como uma esponja para reter a água no tecido. Também sabemos que produtos mais abrasivos interferem na microbiota da pele, reduzindo o número de bactérias boas que agem como defensores”, diz o especialista. O gel de limpeza facial Depore Clean, da Ada Tina Italy, é formulado sem sabão e age de forma suave, sem ressecar a pele, para higienizar profundamente a pele e eliminar sujidades e o excesso de oleosidade. Outra opção é a Acqua Micellare, uma água micelar demaquilante e purificante da Ada Tina formulada para todos os tipos de pele com ação 6 em 1 (limpa, demaquila, purifica, hidrata, refresca e normaliza o pH), tudo sem irritação.
  • Esfolie para melhorar a performance do hidratante: O processo de esfoliação, segundo a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida, estimula a renovação celular e melhora a textura da pele. “Além disso, o esfoliante retira o excesso de sebo acumulado nos poros, ajudando a proteger o tecido de cravos e espinhas, e também potencializa a capacidade de absorção dos cosméticos pela pele, deixando-a preparada para o uso de cremes”, diz a Dra. Beatriz Lassance. Capaz de retirar células mortas e melhorar a qualidade da pele, o esfoliante deve ser espalhado em movimentos circulares após o sabonete, mas com cuidado para não exagerar no atrito, o que pode sensibilizar e irritar a pele. Além disso, fique atento às fórmulas. “Um bom esfoliante deve ter partículas uniformes de tamanho pequeno ou médio e origem natural, como seda do arroz, sementes de apricot e linhaça. Além disso, deve ser formulado com ativos calmantes, anti-inflamatórios e hidratantes para ser capaz de remover as impurezas sem agredir o tecido cutâneo”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A aposta em ativos naturais é uma tendência. O Esfoliante Tribeca, da B.URB, é formulado com matérias-primas naturais e é capaz de remover impurezas e células mortas da pele, desobstruindo os poros e ajudando na renovação celular. Com sementes de Apricot (damasco) em sua composição, o produto é ideal para higienizar e hidratar o tecido cutâneo.
  • Adicione antioxidantes ao hidratante: O nosso organismo possui um sistema antioxidante endógeno, que se encarrega de combater os radicais livres. “Contudo, por causa de um processo metabólico, nosso corpo produz mais radicais livres quando exposto aos raios UVA, UVB e calor. Então, o organismo não dá conta do recado”, explica a farmacêutica Maria Eugenia Ayres, Gestora Técnica da Biotec Dermocosméticos. Por esse motivo, a farmacêutica alerta para o uso desses ativos. “O ativo precisa ter boa permeação e biodisponibilidade, como o OTZ 10, que é capaz de chegar às camadas mais profundas e neutralizar a formação de radicais livres”, afirma. Os antioxidantes podem ter duas ações, como prevenção (com neutralização dos radicais livres) e, também, como recuperação após os danos causados. “O antioxidante diminui a concentração dessas moléculas e a inflamação no local; além disso, ele repara quase que de maneira imediata os danos”, conta a farmacêutica. Existem diversos desses ativos disponíveis em cosméticos e na farmácia de manipulação: Alistin, Coffee Skin, Arct-Alg, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina B3, Ácido Ferúlico e SuperOX C. Uma das novidades é o Derm Deep C, da Be Belle, um sérum clareador, antioxidante e rejuvenescedor formulado com Vitamina C encapsulada em permeadores biocompatíveis de Silício Orgânico e Vitamina B3.
  • Tenha o hábito de usar um creme noturno: O ideal é investir em cremes noturnos com ação anti-idade de estímulo ao colágeno, como Tenso Active, da Buona Vita. Um dos destaques do produto é Nano Vetor DMAE. “Esse ativo exerce efeito tensor na pele, contração da musculatura esquelética e aumento da contratilidade e adesão celular. Dessa forma, ele proporciona elasticidade, firmeza e tonicidade, melhorando o contorno e a flacidez da face, pescoço e colo”, diz Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita.
  • Aplique protetor solar todas as manhãs (e reaplique): O filtro solar é vital para a prevenção do câncer de pele – mas também para manter a pele jovem, firme e elástica. “Devemos ter o hábito do uso regular do filtro solar: ele é o creme antienvelhecimento mais importante”, afirma o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da clínica GRU e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A proteção é de todas as camadas da pele, preservando também o colágeno. Já existem produtos de proteção solar que contêm a tecnologia Solent, exclusividade da Ada Tina Italy que garante 12 horas de proteção solar. Em outros casos, você deve reaplicar o protetor solar a cada duas horas em fotoexposição direta e a cada quatro horas em ambientes fechados.

As dicas básicas servem para garantir uma boa qualidade da pele, no entanto se você precisar tratar alguma alteração, é melhor procurar um médico. E uma maneira de ser ainda mais certeiro é por meio do exame de Dermatogenética, uma ferramenta importante para ajudar a identificar a melhor estratégia de prevenção e tratamento de acordo com seu gene. “Por exemplo, o genótipo do gene MMP1 está relacionado a uma degradação do colágeno oito vezes maior que o normal após a exposição solar. Existe também o genótipo do gene COL1A1, ligado à menor produção de colágeno”, afirma o geneticista Dr. Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética e diretor geral da Multigene, empresa que realiza testes de genotipagem. “O exame faz com que seja possível uma abordagem mais precisa para a rotina de cuidados com a pele de cada um, com produtos e tratamentos específicos para oferecer o que o tecido cutâneo mais necessita”, finaliza a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

FONTES:

*DRA. CLAUDIA MARÇAL: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Professora e fundadora do Dermacademy MB, plataforma online de ensino a dermatologistas, a médica é speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP.

*DR. DANIEL CASSIANO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Cofundador da clínica GRU Saúde, o Dr. Daniel Cassiano é formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Doutorando em medicina translacional também pela UNIFESP. Professor de Dermatologia do curso de medicina da Universidade São Camilo, o Dr. Daniel possui amplo conhecimento científico, atuando nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica.

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

*DRA. BEATRIZ LASSANCE: Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

*DR. MARCELO SADY: Pós-doutor em genética com foco em genética toxicológica e humana pela UNESP- Botucatu, o Dr. Marcelo Sady possui mais de 20 anos de experiência na área. Speaker, diretor Geral e Consultor Científico da Multigene, empresa especializada em análise genética e exames de genotipagem, o especialista é professor, orientador e palestrante. Autor de diversos artigos e trabalhos científicos publicados em periódicos especializados, o Dr. Marcelo Sady fez parte do Grupo de Pesquisa Toxigenômica e Nutrigenômica da FMB – Botucatu, além de coordenar e ministrar 19 cursos da Multigene nas áreas de genética toxicológica, genômica, biologia molecular, farmacogenômica e nutrigenômica.

*ISABEL LUIZA PIATTI: Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, embaixadora do CIA – Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. Profissional Aisthesis. Tecnóloga em Estética e Imagem Pessoal. Técnica em Estética. Pós-Graduanda em Estética e Exercício Físico na Saúde da Mulher. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME. Palestrante em Congressos da área da Saúde Estética Nacionais e Mundiais. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora dos Livros “Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança” e “Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez”.

*MARIA EUGENIA AYRES: Graduada em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz com Pós-Graduação em Farmacologia Clínica. Atua no Setor Magistral desde 2000 onde atualmente é Gestora Técnica da Biotec. CRF 33.424

*MAURIZIO PUPO: Farmacêutico, Pesquisador, Consultor em Cosmetologia, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy. Professor e Palestrante, Maurizio é Especialista em formulações cosméticas avançadas e autor de vários livros na área cosmética, incluindo o livro “Tratado de Fotoproteção”, lançado em 2012 e considerado um dos livros mais completos sobre proteção solar da América Latina e do mundo.

#AdaTinaItaly
#EsfolianteTribeca
#DeporeClean
#AcquaMicellare
#BURB
#BiotecDermocosmeticos
#BuonaVita
#clinicaGRU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*