Veja os cuidados para uso seguro da esponja de lavar louça

 

As esponjas precisam de cuidados, tanto quanto os utensílios que serão lavados.

Indispensáveis na hora de lavar a louça, e outras tarefas, as esponjas precisam de cuidados, tanto quanto os utensílios que serão lavados. Tempo de uso, utilidade, higienização e armazenamento são questões que precisam ser levadas em consideração para que o produto cumpra sua função de maneira efetiva e segura. Pensando nisso, a Bettanin convidou o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido do Dr. Bactéria, e embaixador da marca EsfreBom, para explicar como cuidar do item da melhor maneira, além de indicar o modelo ideal para cada tipo de limpeza.

Talvez a esponja seja o item mais comum de uma cozinha, presente em todos os lares e objeto coringa para higienização de utensílios. Mas, na prática, será que as pessoas a utilizam da forma mais correta? São vários os pontos de atenção em relação à esponja! De acordo com o Dr. Bactéria, embaixador oficial da EsfreBom, os cuidados envolvem uma série de boas maneiras para que o produto ofereça boa performance e durabilidade. “Trocar a esponja de maneira periódica é o básico, mas o produto precisa de outros cuidados para entregar eficiência. Usar o modelo correto para cada tipo de limpeza, armazená-la de maneira adequada e fazer uma higienização sempre após o uso são procedimentos necessários no dia a dia”, comenta.

Para simplificar a tarefa, Dr. Bactéria preparou um guia, abordando cada processo de cuidado com a esponja, que vai deixar o uso do produto mais seguro. Confira!

– Hora de limpar e guardar

O que não falta no mercado são recipientes para guardar a esponja após o uso. Porém, é preciso fugir das opções fechadas, pouco arejadas e que acumulam água. “Quando se coloca algo úmido em um pote fechado, as chances de criar mofo são grandes. Outro recipiente que eu não aconselho são aqueles que não permitem que o resto de água que possa ficar na esponja não tenha para onde escorrer. Além do mofo e cheiro ruim, o local é um prato cheio para o surgimento de fungos e bactérias”, comenta o embaixador da EsfreBom.

Dr. Bactéria conta que antes de guardar a esponja, é preciso higienizá-la, tirando todo o resto de comida que possa ter ficado no item, espremê-la ao máximo para secar. “Além disso, no último uso do dia, o ideal é colocá-la em um recipiente com água fervente e deixá-la de molho por 5 minutos. Mas caso a esponja utiliza possua a tecnologia de íons de prata, que elimina 99,9% das bactérias, este processo é dispensável”.

Para quem busca uma opção de armazenamento que seja bonita e funcional, Dr. Bactéria indica o uso de suportes com ventosa, que podem ser grudados dentro da pia, e que tenham furos para que a esponja possa “respirar”. “Eles são discretos e a opção mais ideal para armazenamento”. Outra dica do profissional, é deixar o item escorrer em panos com alta absorção, antes de guardá-lo.

– Uma esponja para casa necessidade

Sim, há uma esponja para cada tipo de louça! Muito além do modelo multiuso, com o famoso lado verde e amarelo, o mercado oferece opções para cada tipo de necessidade. “Se eu uso um modelo comum para lavar panelas, por exemplo, além de não conseguir uma higienização adequada, eu desgasto a esponja e ainda posso estragar a louça”, conta Dr. Bactéria.

Para louças antiaderentes, cerâmicos e vidros, o profissional indica o uso de esponjas especificas para superfícies delicadas. Já para a remoção de sujeiras muito difíceis de tirar, o ideal é utilizar modelos com alta abrasividade. Para utensílios de alumínio, o recomendado são esponjas de inox. E peças muito delicadas, como taças, devem sempre ser lavadas com o lado amarelo da esponja. “Já existem, também, esponjas com íons de prata em sua composição, o que ajuda a eliminar 99,9% das bactérias presentes na louça. Também há modelos com diamantes sintéticos, que revelam o brilho natural dos utensílios, além de oferecer uma limpeza mais fácil”, indica.

– Uma esponja para cada ambiente

Por ser um coringa da limpeza, a esponja é um utensílio indicado para limpeza de diferentes superfícies, sendo útil no banheiro, lavanderia e áreas externas. “O ideal é ter uma esponja para cada ambiente. Especialmente para o banheiro, reserve uma esponja apenas para limpar louças sanitárias e não esqueça de fazer a higienização após o uso.”

– Depois de 15 dias, é hora de dar adeus!

“Por mais que a esponja seja corretamente higienizada após cada uso, é natural que restos de comidas se acumulem na superfície do produto. Outro fator que contribui para o surgimento de fungos e bactérias é que o item, muitas vezes, é guardando em locais que acumulam água, deixando-o mais suscetível a esse tipo de proliferação”, afirma o profissional. Por isso, Dr. Bactéria enfatiza que o tempo de uso de uma esponja não pode ultrapassar 15 dias. “Mas esse tempo pode ser ainda menor, se a rotina de lavagem da louça ultrapassar 4 vezes, ou mais, em um único dia. Nestes casos, a troca precisará acontecer a cada semana”, enfatiza.

Uma dica do profissional para saber quando chegou a hora de pegar uma esponja nova é observar três questões: cheiro, textura e cor. “A esponja velha costuma ficar com cheiro ruim – o que é transferido para o item que está sendo higienizado -, além de uma textura mais fina e com buracos, sem contar a cor que ganha tons mais ‘encardidos’. Se a esponja chegou neste estado, o indicado é jogá-la fora imediatamente”, ressalva.

– Dr. Bactéria indica!

Dicas anotadas, é hora de abastecer a pia com os itens e esponjas corretas! O Dr. Bactéria fez uma lista, com produtos da EsfreBom, que vão ajudar em uma lavagem mais eficiente. Confira!

Para o dia a dia

EsfreBom Multiuso com Íons de Prata é uma solução prática, funcional e de alta performance. Por ser multiuso, pode ser utilizada em diferentes superfícies, graças à existência de duas mantas: uma abrasiva e outra macia. A esponja é a única no mercado que elimina 99,9% das bactérias presentes na esponja, garantindo uma lavagem muito mais efetiva.

Com função multiuso, EsfreBom Diamond pode ser utilizada para limpeza de copos, pratos, talheres, panelas, superfícies, entre outros itens da cozinha. Pensando no conforto na hora de lavar as louças, possui espessura 20% maior quando comparada a esponjas tradicionais. O produto também apresenta alto poder de espumação, o que garante fácil limpeza de utensílios e superfícies, e resistência, proporcionando maior durabilidade.

Tecnológica e inovadora, a esponja concentra diamantes sintéticos em sua manta e abrasividade na medida certa para a eliminação de sujeiras indesejadas.

A EsfreBom Esponja com Reservatório protege mãos e unhas do contato direto com o lava louça e traz praticidade para a limpeza diária. Leve, durável e resistente, o produto conta com um cabo de formato anatômico que se encaixa perfeitamente na mão. O compartimento para detergente é acionado com um simples aperto.

Para louças delicadas

Ideal para superfícies delicadas, a EsfreBom Esponja Prateada é revestida com tecido especial e produz mais espuma que as esponjas comuns, o que evita riscos indesejados.

EsfreBom Não Risca e EsfreBom Não Risca Colors são ideais para a limpeza de utensílios mais delicados, como cristais e porcelanas. Além de não riscar a louça, os modelos de esponja possuem formato anatômico, oferecendo maior precisão durante a limpeza.

Para as louças difíceis de limpar

Altamente resistente, EsfreBom Esponja Inox é ideal para remoção de sujeiras mais difíceis, como panelas em alumínio, espetos, grelhas e churrasqueiras. O produto oferece maior brilho aos utensílios e previne contra ferrugem.

Esponja especialmente desenvolvida para grill antiaderente! Com formato anatômico para melhor precisão durante a limpeza, EsfreBom Esponja Grill limpa com facilidade e sem deixar riscos, preservando a peça a cada utilização.

Outra opção para limpeza pesada, como a de utensílios para churrasco, é EsfreBom Esponja para Limpeza Pesada. Com alta abrasividade, o produto auxilia na remoção de sujeiras que costumam ficar impregnadas.

Para a limpeza do banheiro

Resistente a produtos químicos, a EsfreBom Esponja Banheiro é ideal para higienizar louças e metais sanitários. A esponja possui íons de prata em sua composição, o que elimina 99,9% das bactérias.

Para secar e armazenar

O EsfreBom Suporte para Esponja auxilia na organização da pia de maneira discreta e eficiente. Moderno, prático e higiênico, o produto permite o escoamento da água, evitando mofo e acúmulo de fungos e bactérias.

EsfreBom Pano Escorredor para Louça é um pano de alta perfomance e absorção. Com íons de  prata, elimina 99,9% das bactérias.

 

#DrBacteria
#Bettanin
#EsfreBom
#EsfreBomDiamond

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*