Veja deliciosas receitas com alho negro

Você já ouviu falar do alho negro? À primeira vista sua aparência pode causar certa aversão, mas não tenha medo.

Ao alho negro são atribuidos uma série de benefícios para saúde.

O alho negro é um tipo de alho envelhecido, originário da Ásia, muito consumido pelo seu alto teor de antioxidantes. Lá, é muito comum encontrar o alho negro em forma de cápsulas e suplementos alimentares. A ele são atribuidos uma série de benefícios para saúde, entre eles: fortalecImento da imunidade, prevenção e atenuação dos sintomas da diabetes, melhora da pressão alta, melhora do colesterol, efeito neuroprotetor, hepatoprotetor e, estudos apontam, efeitos anticancerígenos.

E não é só isso! Com seu sabor adocicado e textura macia, cada vez mais vem ganhando admiradores no mundo todo. No lugar daquela característica ardência e forte odor do alho comum, entra em cena toques frutados e de umami, tudo muito sutil e delicado.

Mas… como consumir o alho negro?

Muitas pessoas ficam curiosas em experimentar o alho negro, mas tem receio de não saber como utilizá-lo, mas ele pode ser utilizado em vários pratos, por exemplo:

1. No risoto funghi;
2. Em pães de fermentação natural ou focaccias;
3. Misturado com maionese (sirva com hambúrgueres ou batatas fritas);
3. Em tortas e quiches:
4. Em molhos (bolhonhesa, pesto…);
5. No omelete;
6. Em saladas;
7. Em bruschettas;
8. No espaguete alho e óleo;
9. Na tábua de queijos;
10. No azeite (faça seu próprio azeite aromatizado adicionando alguns dentes no seu azeite favorito);
11. Na pizza;
12. Em sopas;
13. No churrasco;
14. Puro!
15. Utilize-o em suas experiências culinárias … As possibilidades são infinitas!

Além disso, veja algumas receitas para utilizar este delicioso ingrediente:

Escondidinho de Carne Seca com Chimichurri de Alho Negro

Ingredientes
– 50g de Chimichurri de Alho Negro
– 800g de Carne seca
– 1 Alho
– 100ml de Creme de leite
– 1/2 Cebola
– 200ml de Leite ou 100ml de Leite de Coco
– 120g de Queijo Coalho (ou Parmesão) p/ gratinar
– 50g de Manteiga
– 500g de Mandioca
– 1 Pimenta Dedo de Moça
– Sal à gosto
– Pimenta Preta a gosto

Modo de Preparo
Deixe a carne seca de molho (de preferência de um dia para o outro, ou pelo menos 6 a horas) e troque a água algumas vezes para dessalgar a carne. Em uma panela de pressão com água, coloque a carne seca em cubos e cozinhe por 30 a 35 min. Desfie a carne e reserve. Cozinhe a mandioca com um pouco de sal e passe no espremedor de batatas. Em seguida, coloque a mandioca, a manteiga, sal e o leite em uma panela e misture bem. Quando estiver liso e homogêneo, desligue e adicione o creme de leite para aveludar. Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho, junte a carne seca, acerte o sal e a pimenta preta. Adicione o chimichurri e desligue. Unte 4 tijelinhas ou um refratário, forre com a carne seca, tampe com o purê de mandioca e cubra com o queijo coalho ralado. Leve para gratinar até derreter e começar a dourar. Enfeite com pimenta dedo de moça picada e sirva.

Pão Multigrãos com Alho Negro

Ingredientes
– 30g de alho negro
– 320g de Farinha de trigo
– 80g de farinha de trigo integral
– 280ml de água
– 30g de semente de gergelim
– 40g de semente de girassol
– 30g de linhaça
– 150g de fermento natural (opcional)
– 5g de fermento biológico seco
– 8g de sal

Modo de Preparo
Corte o alho negro (em temperatura ambiente) em pequenos pedaços. Reserve. Misture o sal e a água e reserve. Se você não tiver o fermento natural, utilize de as 5 gramas de fermento biológico seco, meio saquinho. Se você tiver o fermento natural, pode utilizar até 2 gramas de fermento biológico seco, caso contrário, use apenas o fermento natural, ou levain. Coloque o fermento em uma tijela, as farinhas e misture bem. Acrescente o alho negro e metade da água. Leve a massa para a bancada e trabalhe adicionando a água aos poucos. Junte as sementes e sove por cerca de 20 minutos, até ficar lisa e macia. Talvez não seja necessária toda a água, isso vai depender muito da sua farinha. Boleie e deixe a massa descansar por 30 minutos, coberta com um plástico ou com a própria tijela. Após isso, faça 2 dobras e deixe descansar mais 10 minutos. Faça mais 2 dobras e coloque a massa para fermentar em uma tijela com farinha coberta por um pano. Quando a massa quase triplicar seu tamanho, passe-a para uma assadeira untada com manteiga ou óleo e um pouco de farinha. Asse por cerca de 30 a 35 minutos em forno pré aquecido a 220°C.

Sugestão: coloque a massa para assar em uma panela de metal com tampa dentro do forno. Cerca de 25 minutos tampado e mais 20 a 25 minutos destampado, ou até ficar dourado. Você também pode deixar a massa fermentar diretamente na panela que irá assar o pão, basta untar a panela e colocar farinha. Quando triplicar o tamanho, aqueça o forno e coloque o pão para assar.

Bolo de Chocolate com Geleia de Pimenta de Alho Negro

Um bolo rápido, simples e muito gostoso! Foi feito para o chá da tarde e todos não conseguiram parar de comer! Para quem é fã de chocolate, de um doce nada enjoativo e quer comer um bolo fofinho com casquinha super crocante, fica a receita para vocês testarem e se deliciarem também.

Ingredientes
– 4 ovos
– 1 xícara de chá de açúcar
– 200 g de chocolate meio amargo ou amargo
– 3 colheres de sopa de manteiga
– ½ xícara de chá de chocolate em pó 100%
– 1 pitada de sal
– 1 xícara de chá de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de geleia de pimenta de alho negro

Modo de preparo
Em uma tigela derreta o chocolate junto com a manteiga em banho Maria. Em outra, misture bem os ovos com o açúcar até virar uma mistura homogênea. Junte o conteúdo dessas duas tigelas e acrescente a geléia de pimenta de alho negro, o chocolate em pó, a pitada de sal e a farinha de trigo. Mexa até ficar uniforme e transfira para uma assadeira (30 cm x 20 cm) untada e encacauzada. Asse por 30 à 35 minutos em 180ºC. Está pronto!

Aproveite e ganhe 5% de desconto na sua primeira compra no site (www.alhonegrodositio.com.br) com o cupom BEMVINDOS.

#alhonegro #Chimichurri #umami #neuroprotetor #hepatoprotetor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*