Por Paulo Ancona*
O ritmo de crescimento do PIB será menor do que fora projetado e aqui não é o canal para discussão de medidas econômicas, corretas ou não, que levem o país a conseguir recursos que alavanquem sua economia ou atraiam investimentos. O fato é que os negócios devem andar, independente do governo, sem querer, com isso, afirmar que será fácil ou sem sustos.
Não cabe sentar na soleira de casa, acender um cigarro, olhar a lua e ficar esperando que as coisas melhorem para nos movimentarmos. Cabe, a cada empresa, repensar, achar caminhos, mudar, inovar, se reposicionar, criar novos canais e interfacear todos eles, redefinir métodos, processos de trabalho e tecnologia para fazer a roda girar para frente.
Existem muitas novidades, oportunidades, brechas, mudanças indispensáveis a serem feitas. Seus clientes já não são mais os mesmos, não se comportam da mesma forma ano após ano. Nem seus concorrentes! E você pode estar se deparando com uma situação que não sabe exatamente como lidar, o que fazer e nem como. Sabe que precisa melhorar os resultados, ter mais demandas positivas e menos queixas de clientes ou insatisfação de equipe, franqueados ou parceiros.
O que os clientes querem? De que forma? Ser online ou offline? Como integrar os seus canais de venda? Há meios de fazer deste momento, a grande virada ou a melhoria de detalhes que farão muita diferença. Vamos falar de inovação, criação, transformação, expansão, pessoas, expectativas e resultados?
Esse é o momento de definir qual pode ser o caminho para grandes soluções. Vamos transformar a sua história!
*PAULO ANCONA é sócio-diretor da Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica, consultoria com mais de 20 anos de experiência na criação e gestão de negócios.