TV Cultura exibe documentário Tomie Ohtake no aniversário de São Paulo

Longa inédito, que recentemente esteva em cartaz no cinema, conta a história da grande dama da pintura. Vai ao ar no dia 25, às 23h30.

Tomie Ohtake com José Saramago no Brasil, em 2008.
Tomie Ohtake com José Saramago no Brasil, em 2008.

No dia em que São Paulo comemora 462 anos, nesta segunda-feira, 25 de janeiro, a TV Cultura leva ao ar o documentário inédito “Tomie Ohtake”, dirigido por Helio Goldsztejn, a partir das 23h30. O longa, que até o mês passado esteve em cartaz no cinema, foi produzido pela emissora com o apoio do Instituto Tomie Ohtake, e retrata a vida da grande dama da pintura que nos deixou em 2015, aos 101 anos.

Ao recontar a história da pintora por meio de uma grande saga, desde os tempos em que ela ainda vivia no Japão, passando por sua chegada ao Brasil ainda na década de 1930, a permanência no país por conta da eclosão da Guerra, o início de uma nova vida no bairro da Mooca até os tempos de reconhecimento artístico de público e crítica; o documentário propõe um olhar não só em relação à renomada pintora, escultora e gravurista, mas também em relação à mulher Tomie Ohtake; uma dona de casa que – após ter criado e educado os filhos Ruy e Ricardo – lança-se numa improvável aventura em direção à carreira de artista, fascinando o mundo das artes plásticas.

Tomie Ohtake com Ruy e Ricardo Ohtake crianças.
Tomie Ohtake com Ruy e Ricardo Ohtake crianças.

Por meio de um diálogo entre o vasto material de arquivo registrado pela emissora sobre a artista, depoimentos e reflexões de quem acompanhou Tomie ao longo da vida, o documentário traz ainda a presença de importantes figuras do pensamento e da arte contemporânea no Brasil, como o professor Miguel Chaia, o crítico Agnaldo Farias, artistas como Leda Catunda, Paulo Pasta, Jac Leirner, Carmela Gross e Regina Silveira, além de especialistas na obra de Tomie como Paulo Miyada e Olívio Tavares de Araújo, os filhos Ruy e Ricardo Ohtake, amigos e familiares.

Tal qual a travessia entre continentes realizada pela pintora, o longa faz uma grande viagem pela vida e obra de Tomie Ohtake, revelando angústias, certezas e incertezas. Sensações que fizeram de Tomie, uma artista em eterno movimento.

Família Ohtake, almoço domingo, Ohtakes com Marcy Junqueira, mulher do Ricardo e os filhos ana e Júlio, foto - Julio Taubkin
Família Ohtake em almoço de domingo, com Marcy Junqueira, mulher do Ricardo, e os filhos Ana e Júlio – o longa faz uma grande viagem pela vida e obra de Tomie Ohtake. (Foto:  Julio Taubkin)

Comentarios fechados.