Tendências de Marketing para 2022

O marketing digital vem tentando deixar de lado o marketing tradicional há anos e agora pode ter apenas conseguido.

POR SERGIO MANSILHA*

Como está o cenário de marketing para o ano de 2022? Quais são as tendências que nos aguardam no próximo ano?

O marketing digital vem tentando deixar de lado o marketing tradicional há anos e agora pode ter apenas conseguido. De acordo com uma pesquisa que passei vistas da Forbes, 2020 testemunhou um crescimento de 8% na mídia digital, enquanto a mídia tradicional diminuiu 18%.

Seguindo esses números, você deve estar pensando que a maioria das tendências de marketing em 2022 será centrada digitalmente, e você está absolutamente certo!

ABAIXO, ENUMERO AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MARKETING PARA 2022

1- Eventos Virtuais. A pandemia obrigou-nos a disponibilizar todos os nossos eventos online, que os clientes têm apreciado muito. E agora não há mais volta! Eventos online, como webinars, lançamentos de produtos e workshops são um grande investimento para marcas que buscam envolver os consumidores, e são consideravelmente mais baratos do que eventos ao vivo. Sem mencionar a quantidade de dados que você pode reunir para construir uma base de consumidores e aumentar seu público.

2- A Morte dos Cookies. O Google anunciou que vai encerrar o rastreamento de cookies no início de 2022, substituindo-o por uma alternativa mais privada. É uma má notícia para os profissionais de marketing, levando a uma mudança rápida e drástica nas estratégias das marcas que dependem fortemente dos dados coletados por meio desse terceiro. Minha solução proposta, AUMENTE SUAS FERRAMENTAS DE CRM. Os dados coletados aqui serão muito úteis, uma vez que o rastreamento de cookies não esteja mais disponível.

3- A ascensão da IA (Inteligência Artificial). Automação é o futuro do marketing! De chatbots a coleta de dados, a Inteligência Artificial vai economizar tempo, dinheiro e reduzir o erro humano. Utilizar a IA a seu favor significa implementá-la no atendimento ao cliente para respostas rápidas e confiáveis. Também ajuda na curadoria de dados, análise precisa e inúmeras outras oportunidades.

4- Sai com o Funil, entra com o Volante. Como profissionais de marketing, passamos a amar e depender do modelo de funil de marketing. Então, por que ele está sendo substituído pelo FLYWHEEL?  O funil de marketing é centrado na obtenção de clientes ocasionais em vez de recorrentes, enquanto o Flywheel é uma abordagem 360 ° baseada em mais engajamento e redirecionamento de consumidores antigos, ele também ajuda os clientes a se tornarem defensores da marca.

5- O poder dos Micro influenciadores. O marketing de influenciadores tem sido uma parte confiável em minhas estratégias de marketing há muito tempo. 2022 não vai acabar com o marketing de influenciador, ao contrário, tenho pesquisado bastante a respeito e os especialistas preveem que o uso do marketing de influenciador chegará a 72,5% no próximo ano. No entanto, as marcas estão começando a perceber que os macros influenciadores são caros e os consumidores os veem como “anunciantes” em vez de uma fonte confiável de informação. É por isso que as tendências estão mudando mais para micro influenciadores com sua base de seguidores pequena, mas leal.

6- O conteúdo continua sendo REI. Os consumidores estão ficando mais espertos a cada dia, e isso é esperado. Se você ainda está “vendendo para seus consumidores”, PARE. É hora de você redirecionar seus esforços para educar e orientar seus consumidores, fornecendo informações que os ajudem a tomar a decisão certa. Dê-lhes uma experiência que eles não podem esquecer, faça-lhes perguntas, conte-lhes a sua história, torne-os parte da sua marca, da sua comunidade, em vez de os obrigar a comprar o seu produto ou serviço.

Enfim, 2022 está chegando com algumas mudanças fundamentais na forma como fazemos marketing. Lembre-se de sempre experimentar, medir e adaptar.

*SERGIO MANSILHA é especialista em Marketing de Vendas e Treinamento Corporativo.

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