Técnica nova no Brasil, Cápsula de Cólon é tema de curso inédito na América Latina

Exame é alternativa para diagnóstico de doenças digestivas, como pólipos que precedem o câncer intestinal.
 
Alternativa para diagnóstico de doenças digestivas, Cápsula de Cólon é tema de curso inédito na América Latina

O Brasil registra anualmente 36 mil novos casos de câncer colorretal, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Esse tumor é geralmente precedido por pólipos (pequenas lesões na parede do trato digestivo), preveníveis por meio de técnicas como a colonoscopia, exame comum, e a Cápsula de Cólon, procedimento ainda novo no Brasil e que está se afirmando na prática endoscópica.

Com o objetivo ensinar colonoscopia por Cápsula, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) realiza o Curso Cápsula de Cólon, em São Paulo (SP). O evento, pioneiro na América Latina, acontece dias 27 a 28 de setembro de 2019 e também apresenta a Cápsula de Crohn, técnica bastante utilizada na Europa, com seu lançamento no Brasil previsto para breve.

“A SOBED vem se colocando na vanguarda dos acontecimentos científicos da endoscopia brasileira e mundial. Com esse Curso pioneiro, a Sociedade oferecerá uma grande oportunidade aos seus sócios de acompanhar de perto a evolução da endoscopia wireless”, afirma Dr. Admar Borges, coordenador do Curso e presidente do Núcleo de Endoscopia de Intestino Delgado da SOBED.

De acordo com Dr. Thiago Secchi, também coordenador do Curso, entre os destaques, está a participação de um convidado estrangeiro, Dr. Cristiano Spada, chefe da Unidade de Endoscopia Digestiva do Hospital Fondazione Poliambulanza (Brescia, Itália), referência europeia no assunto, com grande experiência e múltiplas publicações científicas.

Cápsula

O exame de Cápsula é indolor, não invasivo, não requer sedação, internação e oferece baixo risco. O paciente ingere naturalmente uma cápsula (tamanho de um comprimido grande), na qual existe uma câmera capaz de tirar 70.000 fotos, que após percorrer todo o intestino é expelida naturalmente pelas fezes.

As imagens são transmitidas para um gravador e analisadas pelo médico especialista. O procedimento oferece conforto e mobilidade ao paciente, que passa por um preparo, com jejum e limpeza intestinal. Além de pólipos, a Cápsula de Cólon consegue diagnosticar o câncer e outras doenças do intestino grosso.
 
Serviço
Curso Cápsula de Cólon e Cápsula de Crohn
Data: 27 e 28 de setembro de 2019
Local: Hotel Blue Tree Premium Paulista (R. Peixoto Gomide, 707 – Bela Vista), São Paulo (SP)
Programação e inscrições: https://bit.ly/2Ox8qkW
 
#CapsuladeColon #INCA #SOBED #colonoscopia #FondazionePoliambulanza

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*