Shakes são uma opção para incrementar o consumo de proteína

Os substitutos parciais de refeição oferecem 20 g de proteína por porção, nutriente conhecido por ajudar no ganho de massa muscular, além de oferecer nutrientes essenciais para o organismo com calorias controladas.

O shake substituto de refeição possibilita à pessoa fazer um bom gerenciamento de seu peso

De acordo com o estudo Global Burden of Disease Study, nenhum país reduziu a taxa de obesidade nos últimos 27 anos. Na realidade, de 40 anos para cá, o problema quase triplicou se tornando uma epidemia, inclusive no Brasil.

Dentre os motivos que levam ao ganho excessivo de peso, estão o desequilíbrio entre as calorias consumidas e as gastas, além do sedentarismo, muito comum nas regiões urbanas. Isso é reforçado por situações que a vida moderna nos coloca, como a falta de tempo, as refeições feitas fora de casa, porções cada vez maiores à venda e a facilidade em comprar alimentos calóricos e com poucos nutrientes.

Nesse cenário, os shakes(1) substitutos de refeição tornam-se opções interessantes não apenas para ajudar quem precisa perder peso, como também para pessoas que buscam se alimentar de forma mais saudável. Isso porque são práticos e possuem fórmula nutricionalmente balanceada que seguem toda uma legislação que regula e fiscaliza esse tipo de alimento.

Diferente dos suplementos de proteína, que têm como proposta de oferecer especialmente esse nutriente, os shakes substitutos de refeição possuem fórmula equilibrada, com calorias controladas e ótima densidade nutricional. Isso quer dizer que esse tipo de produto tem uma relação equilibrada de vitaminas e minerais por caloria. “Esses shakes são projetados para diferentes objetivos. De uma maneira simplificada, os substitutos de refeições foram desenhados para ajudar no controle do peso e a manter uma alimentação equilibrada, enquanto os suplementos de proteínas são usados para o desempenho atlético. Mas ambos oferecem ótimas quantidades de proteína, essencial para o ganho de massa muscular quando utilizados com um programa de exercícios físicos”, explica o médico nutrólogo, Nataniel Viuniski, membro do Conselho de Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition.

No entanto, a quantidade de proteína presente na fórmula dos substitutos de refeição também se destaca, com cerca de 20 g por porção. “Além da função de nutrir, a proteína está presente nesse produto para reduzir a fome e controlar o apetite. Por isso, é uma opção muito interessante para quem busca um estilo de vida saudável e ativo”, fala o médico.

Por oferecer muitos nutrientes com calorias controladas, o shake substituto de refeição possibilita à pessoa fazer um bom gerenciamento de seu peso. Ou seja, quando substituímos uma ou duas das três refeições principais diárias por um shake com menos calorias, obtemos um emagrecimento adequado, sem abrir mão dos nutrientes essenciais ao organismo. “Para se ter ideia, um shake corretamente preparado oferece cerca de 200 calorias, enquanto um café da manhã, um almoço ou jantar pode variar facilmente de 500 a 800 calorias. É essa redução da ingestão de calorias a razão científica dos shakes substitutos de refeição funcionarem tão bem”, explica o Dr. Nataniel.

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Ulm, na Alemanha, avaliou dois grupos de obesos durante 12 meses. Um deles seguiu uma dieta rica em proteína, substituindo uma ou duas das refeições diárias por shakes. O outro grupo seguiu uma dieta de proteína com refeições convencionais. O resultado mostrou que, aqueles que consumiram o shake emagreceram mais e perderam mais gordura em relação ao outro grupo. Já a manutenção da massa magra foi semelhante em ambos. Portanto, na hora de escolher qual produto consumir, avalie qual é o seu real objetivo.

Link da pesquisa: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20578205

(1)Pó para o preparo de bebida para controle de peso. Para mais informações sobre esse produto, consulte o catálogo ou www.herbalifenutrition.com.br

#GlobalBurdenofDiseaseStudy #HerbalifeNutrition #shakes #NatanielViuniski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*