Saiba como proteger e cuidar dos cabelos durante os dias mais quentes

Em decorrência da intensa onda de calor que irá atingir diversos estados do Brasil, Marcella Dias, hairstylist e sócia do Mega Studio Be Emotion, elenca cuidados especiais para manter a saúde e beleza dos fios durante esse período.

Assim como qualquer parte do corpo, os cabelos também necessitam de atenção extra, principalmente durante períodos de temperaturas extremas. Sem esses cuidados, eles podem ficar extremamente danificados.

O Inverno foi embora, e a Primavera chegou! Apesar de ainda faltarem alguns meses para o Verão, as ondas de calor já começaram. Segundo especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), logo no primeiro final de semana da primavera, as temperaturas irão subir drasticamente, alcançando recordes de temperatura em São Paulo, onde a capital espera a maior temperatura máxima dos últimos 80 anos e cidades do interior terão temperaturas acima dos 40°C, assim como estados do Norte e Centro-Oeste. Essa alteração repentina, além de trazer diversos malefícios ao corpo, como exaustão, fraqueza e desidratação, também afeta a saúde dos fios, fazendo com que os cabelos percam o brilho e a maciez.

“Assim como qualquer parte do corpo, os cabelos também necessitam de atenção extra, principalmente durante períodos de temperaturas extremas. Sem esses cuidados, eles podem ficar com a raíz oleosa e as pontas ressecadas, além de quebradiços, opacos, com frizz acentuado e, até mesmo, cheios de caspa, devido ao suor causado pelo calor”, explica Marcella Dias, hairstylist e sócia do Mega Studio Be Emotion, rede de salões de beleza de São Paulo que tem como foco democratizar a beleza com qualidade e preços acessíveis. Então, pensando nisso, a especialista compartilha algumas recomendações valiosas sobre como cuidar das madeixas durante os dias de calor intenso. CONFIRA A SEGUIR QUAIS SÃO ELAS!

1. Redobre a hidratação – Em dias mais quentes, para aliviar o calor, é comum que muitos optem por ir à praia ou à piscina. Porém, segundo a especialista, é preciso ficar atento, pois a água salgada do mar e do cloro, além do sol e do suor retiram a hidratação dos cabelos. “Em dias de calor extremo, lave-os com um shampoo que possua ativos hidratantes e, após enxaguar, aplique uma máscara hidratante, para recuperar a umidade perdida. Se possível, também faça um tratamento específico antes de entrar na água”, recomenda.

2. Tenha cuidados especiais em dias de praia – Em grande parte das vezes, a praia é o principal destino para aqueles que buscam se refrescar durante as ondas de calor, mas que, no entanto, exige cuidados para manter a beleza das madeixas. “É muito importante proteger os cabelos antes de entrar no mar, pois a água salgada resseca os fios com facilidade. Também recomendo enxagua-los com água doce após o banho de mar e, logo em seguida, passar um creme ou condicionador hidratante, a fim de repor os nutrientes”, orienta Marcella.

3. Não se esqueça do couro cabeludo – Por causa das altas temperaturas, é comum que a pele fique suja com maior facilidade, pois o calor gera suor e, consequentemente, mais oleosidade no couro cabeludo. “Para evitar que os cabelos fiquem sujos, é preciso lavar de três a quatro vezes por semana. Também é recomendado usar shampoos de limpeza profunda, pelo menos, uma vez ao decorrer das lavagens semanais, mas nunca em todas. Além disso, em lugares abertos, como parques, por exemplo, vale usar um boné ou chapéu para proteger o couro cabeludo do sol”, adiciona a hairstylist.

4. Use protetor térmico, independente da situação – Tais como a pele do corpo e do rosto, os cabelos também precisam de proteção contra os raios solares. Tanto na cidade quanto em outros lugares, o sol pode ser muito prejudicial à saúde dos fios, causando ressecamento e aumento do frizz. “Antes de sair de casa ou após as lavagens, não se esqueça de aplicar um protetor térmico, sérum, leave-in ou qualquer outro tipo de produto que tenha proteção UV na composição. Dessa forma, os cabelos ficam hidratados e protegidos, evitando danos futuros”, finaliza a expert.

#CabelosECalor #CuidadosCapilares #MarcellaDias #MegaStudioBeEmotion @marcelladias @megastudiobeemotion

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*