Réveillon em Paris: 3 curiosidades que você não sabe sobre a cidade luz na virada de ano

Helena Ribeiro, guia conferencista de Paris, revelou o que acontece por lá durante a festa da virada.

Paris tem sua cultura e suas particularidades mesmo nesta festa mundial e tradicional que é a virada de ano.

Passar o ano novo em Paris deve ser uma experiência única e tem muitos brasileiros que buscam viver esse momento especial na cidade luz. Mas, como em qualquer lugar do mundo, Paris tem sua cultura e suas particularidades mesmo nesta festa mundial e tradicional que é a virada de ano.

Helena Ribeiro, historiadora e guia credenciada pelo Ministério da Cultura da França, que mora em Paris desde 2011, revelou três curiosidades que poucas pessoas sabem sobre a noite de réveillon na capital da França.

Está preparado (a) para conhecer um ritual de virada diferente do nosso aqui no Brasil?

1 – Fogos na Torre Eiffel?

Imagina que noite especial debaixo da Torre Eiffel vendo os fogos de artifício na virada do ano? Lindo mesmo, mas vai ficar na imaginação por enquanto, pois isso na prática não acontece segundo Helena. “Muitos turistas ficam embaixo da torre esperando um espetáculo de fogos e não tem. A única data que tem fogos na famosa torre é no dia 14 de julho, quando se comemora a queda da bastilha”, explica ela.

Quem quiser assistir ao show de luzes e som pode fazer isso no Arco do Triunfo, que fica totalmente preparado para essa noite, inclusive com fogos de artifício.

2 – Metro de graça na virada?

Tem sim. De acordo com a guia, o metrô é gratuito de 31 de dezembro a partir das 17h até o dia primeiro de janeiro às 12h. “O objetivo dessa medida é incentivar que as pessoas saiam sem carro e aproveitem a noite sem riscos”, explica Helena.

A gratuidade também busca promover o transporte público e diminuir a circulação de veículos na cidade devido aos altos níveis de poluição no ar. Em alguns outros momentos do ano, o governo também toma essa mesma medida.

3 – Qual cor usar na virada do ano

Amarelo traz dinheiro, verde traz saúde e por aí vai. Os franceses, ao contrário dos brasileiros, não têm a tradição de escolher as cores das roupas de acordo com suas intenções para o ano seguinte. Portanto, você não vai encontrar isso por lá!

Aliás, capricha no dress code da noite porque o frio reina na virada do ano em Paris, pois lá é inverno. E mais, os franceses costumam caprichar nos looks e gostam de celebrar a virada em festas, socializando com amigos.

Sabia dessas 3 curiosidades? Helena Ribeiro compartilha sua vida e muito mais dicas de Paris no @vivapariscomhelena.

Bonne année! (Feliz Ano Novo)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*