Restaurante Baccarelli é inaugurado para impulsionar o combate à fome em Heliópolis

O retorno do Restaurante Baccarelli é um sonho nutrido desde março de 2020, com o começo da pandemia.

O combate à fome e ao desperdício de alimentos ganha um forte aliado na comunidade de Heliópolis: o Restaurante Baccarelli, iniciativa conjunta da Unilever, por meio de sua marca Hellmann’s, do Instituto Baccarelli e da Gastronomia Periférica. Com inauguração no dia 2 de agosto, o projeto tem como meta servir três refeições diárias para os alunos do Instituto Baccarelli em período de aulas – serão 300 cafés da manhã/tarde e 100 almoços -, além de entregar mais de 750 marmitas completas para as famílias atendidas. Visando também a um modelo sustentável e minimizando o desperdício, boa parte dos insumos utilizados no preparo das refeições será doada pelo Unidos Pela Comida, iniciativa também encabeçada por Hellmann’s.

Desde que lançou o projeto Unidos Pela Comida, no final do primeiro semestre de 2021, a companhia já promoveu a doação de quase mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados, transformando-os em mais de um 1,5 milhão de refeições para população em situação de vulnerabilidade alimentar. Por meio do projeto, a Unilever incentiva que empresas parceiras – indústrias alimentícias, supermercados, distribuidores e outras a doarem alimentos, que são destinados a ONG’s, responsáveis por sua transformação e distribuição. A conexão entre as empresas e as organizações beneficiadas é realizada pela filantech Infineat, que além de oferecer tecnologia para todo o processo de coletas e redirecionamento dos alimentos, ainda capacita doadores e beneficiados para o melhor aproveitamento das doações. Todo alimento que chega às instituições também é fotografado e contabilizado, possibilitando uma dimensão real do impacto gerado pelo projeto em dados.

SONHO REAIZADO

Para comemorar os resultados alcançados nesses dois anos de Unidos Pela Comida, mais um passo é dado na jornada da multinacional de bens de consumo em sua jornada social. Além do restaurante, a novidade ainda conta com uma capacitação profissional na área da gastronomia, com foco especial em empreendedorismo, gestão e sustentabilidade às pessoas da comunidade de Heliópolis, onde está localizado o Instituto, realizada pela Gastronomia Periférica.

O local escolhido para sediar a iniciativa foi a cozinha já existente no Instituto Baccarelli – que conta com o apoio da Unilever por meio de leis de incentivo – e que passou por uma reforma financiada pelo projeto, a fim de  Os alunos formados no curso de cozinha profissional estarão prontos para serem inseridos no mercado, e alguns deles atuarão no próprio Restaurante Baccarelli, sob a supervisão da Gastronomia Periférica.

“Nesses dois primeiros anos de Unidos Pela Comida, não medimos esforços para resgatar o maior volume de alimentos possível e para ganhar capilaridade pelo país. Agora, entramos no terceiro ano de projeto ampliando os horizontes e reforçando o seu papel de transformação social por meio da educação e da gastronomia, possibilitando a experimentação de um novo modelo de negócio autossustentável e que, futuramente, possa ser replicado para outros locais”, destaca Rodrigo Visentini, Líder de Nutrição da Unilever Brasil.

A Diretora de Marketing de Hellmann’s Brasil, Carolina Riotto, complementa: “Sabemos do potencial que temos enquanto marca e empresa amadas pelos brasileiros de mudar os ponteiros em torno de um assunto tão relevante: o desperdício de alimentos. Por isso, esse projeto é tão importante para nós e estamos dedicados a transformar a realidade da população, nos unindo a parceiros que têm o mesmo objetivo, para ganharmos ainda mais força”.

“O retorno do Restaurante Baccarelli é um sonho que nutrimos desde março de 2020, com o começo da pandemia”, conta Edilson Ventureli, Diretor Executivo do Instituto Baccarelli. “A crise socioeconômica pegou forte aqui em Heliópolis, e percebemos que o Instituto Baccarelli deveria ter um compromisso inegociável e permanente com o combate à fome e à insegurança alimentar. O Restaurante vem coroar essa iniciativa, e não poderíamos estar mais bem acompanhados, com a parceria da Gastronomia Periférica e o patrocínio da Hellmann’s, marca da Unilever”.

Assim, por meio do trabalho conjunto desses parceiros, a cozinha inicia suas operações servindo marmitas e buscando transformar alimentos e a realidade das pessoas que precisam. Para acompanhar o dia a dia do Restaurante Baccarelli, fique de olho no Instagram, no Facebook e também no LinkedIn do Instituto.

SERVIÇO:

Para saber mais sobre o projeto Unidos pela Comida e se juntar ao movimento, acesse https://www.hellmanns.com.br/unidos-pela-comida.html.

Para mais informações sobre a Unilever e as nossas marcas, acesse www.Unilever.com.br

Instagram: @hellmannsbr

TikTok: @hellmannsbr

Facebook: @hellmannsbrasil

Para saber mais: www.gastronomiaperiferica.com.br

#RestauranteBacarelli #Heliopolis #GastronomiaPeriferica #CombateAFome #UnidosPelaComida #InstitutoBacarelli #Unilever #Hellmanns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*