Rede hoteleira da Região Metropolitana de Campinas atinge 57,58% de ocupação em abril

No acumulado no primeiro quadrimestre, a taxa de ocupação é de 54,42%.

Hotel na região de Campinas: rede hoteleira da região registra boa taxa de ocupação.

A ocupação dos hotéis das cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no mês de abril ficou em 57,58%, segundo pesquisa mensal realizada pelo Campinas e Região Convention e Visitors Bureau (CRC&VB). A taxa, abaixo dos 62,15% registrada em março, foi impactada pelos três feriados prolongados no mês passado, que reduziram os dias úteis com eventos corporativos, responsável por 80% da ocupação da rede. Por outro lado, a taxa média acumulada nos quatro primeiros meses de 2023 é superior aos últimos três anos anteriores, o que reforça a retomada sustentada do setor.

O levantamento mensal também apontou melhoria na diária média (R$ 327,78), a maior no ano, e do RevPar (R$ 198,52), índice importante para o setor, já que reflete a capacidade de recuperação do caixa e indica retomada de investimentos futuros.

Douglas Marcondes, Diretor de Hotelaria do Campinas e Região Convention e Visitors Bureau explica que o excesso de feriados prolongados reflete diretamente na taxa de ocupação regional, uma vez que os eventos corporativos respondem por 80% das reservas diárias. “Com três dias úteis a menos, é natural uma queda na ocupação”, afirma.

Marcondes pondera que a queda em abril é pontual. “Se olharmos para a ocupação acumulada no período de janeiro a abril, temos uma taxa de 54,42%, contra as médias anuais de 50,51%, em 2019, 20,98%, em 2020, 30,77%, em 2021 e 57,99%, em 2022”, explica ele.

AQUECIMENTO

Os eventos corporativos na RMC continuam aquecidos no ano, o que traz otimismo para o setor. Outro dado importante é a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, que encerrou o primeiro trimestre de 2023 com alta de 20,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

“O que se percebe é uma configuração no semestre muito semelhante ao pré-pandemia. Você tem pós Carnaval, com uma demanda maior represada dos meses de janeiro e fevereiro, e nos meses seguintes vai se estabilizando em demanda maior. Em maio, com todos os finais de semana com eventos culturais, acreditamos que teremos uma demanda maior que em abril, mas com um patamar interessante”, complementa

ESTÍMULOS

Desde o ano passado, o Campinas e Região Convention e Visitors Bureau vem intensificando suas ações no sentido de promover o turismo regional e atrair eventos corporativos para a RMC, com a presença em feiras nacionais e internacionais. Nesses eventos, são disponibilizados dados e informações da infraestrutura das cidades e dos hotéis.

#HoteisCampinas #RedeHoteleiraCampins #Campinas #CRC&VB #HospedagemCampinas #OcupacaoHoteleiraCampinas #OcupacaoHoteleira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*