Novas Perspectivas da Nutrição Funcional: Alimentando um Futuro Sustentável

A Dra.Valéria Paschoal e a Dra. Andréia Naves, Diretoras da VP- Centro de Nutrição Funcional e Presidentes do XIII Congresso Internacional de Nutrição Funcional

A Dra. Andréia Naves, Nutricionista, Educadora Física, Diretora da VP-Centro de Nutrição Funcional e Presidente do Congresso, fala do sentimento de chegar a 13ª edição do Congresso: “É maravilhoso ver nosso trabalho ser triunfado desta forma, de uma maneira bonita, ética, com respeito aos profissionais, parceiros e apoiadores que acreditam e confiam em nosso evento para mostrar novos produtos e serviços para o segmento. Fico muito feliz em saber que fomos pioneiras no desenvolvimento da Nutrição Funcional no Brasil, e que apesar do cenário econômico e político brasileiro, seguimos nossa construção. Não é fácil manter um padrão de qualidade como este, gerar condições para que o evento se consolide cada vez mais e traga novas perspectivas aos nutricionistas e profissionais da saúde – é uma alegria constante ver o trabalho incansável realizado por toda equipe da VP”.

Para a Dra. Valéria Paschoal, Diretora da VP e Presidente do Congresso, o tema da edição de 2017 “Novas Perspectivas da Nutrição Funcional: Alimentando um Futuro Sustentável”, reflete o impacto direto que a Nutrição tem na questão do planeta. “Para asseguramos que as gerações futuras tenham acesso ao alimento íntegro tanto em quantidade como em qualidade, os profissionais que trabalham com a prescrição e orientação nutricional têm que ter essa noção. A compra que eu faço hoje, no supermercado, de produtos alimentícios, tem impacto futuro na saúde do ambiente e na qualidade dos alimentos produzidos. Temos que trabalhar com alimentos que sejam da nossa biodiversidade, produzidos no Brasil, um país continental, que tem em abundância, frutas, verduras, alimentos que não são classicamente consumidos, como as PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais.”

Veja nos links abaixo, programas produzidos pelo Canal VP, que traz informações sobre alguns tipos de PANC:

https://www.vponline.com.br/site/canal-vp/pagina/2

https://www.vponline.com.br/site/canal-vp/pagina/3

https://www.vponline.com.br/site/canal-vp/pagina/6.

“Nosso desejo neste encontro é que em breve as PANC, não sejam mais alimentos não convencionais, porque a partir do momento que eu passe a consumí-las elas passam a fazer parte do nosso cotidiano alimentar. Quando eu vou consumir a beldroega, (um tipo de PANC), por exemplo, presente em todos os lugares no Brasil, tenho que saber que ela é um alimento riquíssimo em ômega3 e que a partir do momento que eu tenho esse consumo, ele passa a ser um alimento normal. Chega de consumirmos apenas alimentos convencionais como cenoura, alface, tomate, que não são da nossa biodiversidade. Além disso, esses alimentos, as PANC são amigas do meio ambiente, são selvagens, resistentes, não precisam de muita água, e ainda contribuem para equilíbrio ambiental, por isso são sustentáveis. Neste contexto o tema central deste Congresso tem por objetivo trazer, à luz da ciência, a implementação destes alimentos na prática clínica do nutricionista”, enfatiza a Dra. Valéria.  

Futuro Sustentável está diretamente ligado à nossa cultura alimentar!!

Para a Dra. Valéria Paschoal a forma como nos alimentamos e nos nutrimos tem que ser muito sustentáveis. “Neste contexto o ponto central da Teia da Nutrição Funcional, que compreende fatores sociais, mentais e emocionais, será amplamente trabalhado, na busca pelo conhecimento interno. Sabendo que por meio de técnicas e estratégias o profissional educador, nutricionista, médico e educador físico, podem proporcionar ao outro a motivação de práticas saudáveis. Não basta passarmos informações científicas, dos benefícios nutricionais de determinado alimento, a importância para prevenção das doenças: as pessoas precisam estar motivadas para mudar seu padrão alimentar. Teremos um futuro sustentável se as pessoas tiverem esta motivação, de mudarem a si mesmas e promoverem mudanças positivas coletivas em nosso planeta”.

O assunto será tratado com mais profundidade no Coaching: The Adventure of change – com a Dra. Margaret Moore (EUA)

Dia 13/9, antes do Congresso Curso fechado de 4 horas para 130 profissionais de saúde: The Transformation of Educator to Coach)

Dia 14/9, na Sala de Nutrição Clínica Funcional – das 18hs às 18h45.

Dia 15/9 na Sala de Nutrição Esportiva Funcional – das 8h30 às 9h20.

A pesquisadora americana apresentará aos profissionais durante os cursos, ferramentas e estratégias que motivem a pessoa a promover mudanças. A abordagem será o centro da Teia da Nutrição Funcional, nos aspectos emocionais, sociais e espirituais. “Não dá mais para o nutricionista cuidar da área de alimentação, prescrevendo planos alimentares, sem as ferramentas para que a pessoa consiga ter o engajamento de mudança. Atuamos muito no aspecto da orientação cognitiva, temos agora que atuar na parte motivacional da mudança. O nutricionista deve se empoderar de ferramentas para motivar o paciente a aderir ao plano alimentar e às mudanças necessárias para ele ter melhor qualidade de vida”, enfatiza a Dra. Valéria Paschoal.

Este trabalho terá uma sequência. Na próxima etapa a, quando a VP-Centro de Nutrição Funcional deverá estabelecer uma parceria para ministrar cursos de extensão sobre o tema, chancelados pelo American College of Sports Medicine.

As estratégias nutricionais para se modular fatores emocionais e mentais também estarão presentes em palestra, que mostrará todo o impacto das doenças autoimunes e como conseguimos modular tudo isso com alimentos. E ainda neste contexto o Congresso mostrará trabalhos apresentando estratégias que modificaram as pessoas com resultados positivos na nutrição.

Nutrição Funcional em sintonia com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, com as Recomendações das OMS- Organização Mundial da Saúde e o Guia Alimentar para População Brasileira

https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

A Nutrição Funcional está aplicando as Diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira na trilha das diretrizes da ONU para os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável e em sinergia com as estratégias da OMS

Pela estratégia da OMS, até 2050 o mundo deverá diminuir a obesidade, diabetes, dislipidemias e todas as doenças crônicas degenerativas não transmissíveis. A partir destas estratégias foi criado o Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado em 2014 pelo Ministério da Saúde, elogiado e copiado por vários países no mundo todo. Ele enfatiza o consumo de alimentos regionais, da biodiversidade brasileira, naturais, minimamente processados, orgânicos sempre que possível, e preconiza a redução do consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados e que a população possa ter acesso a comida de verdade. O Guia Brasileiro contempla todas essas diretrizes da OMS. A Dra. Valéria Paschoal enfatiza: “A Nutrição Funcional está trabalhando para cumprir todas as diretrizes do Guia. Chamo atenção, por exemplo, para o trabalho que a VP vem desenvolvendo em parceria com o CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura (www.csa.org.br), onde são criadas condições sustentáveis para o produtor dsesenvolver uma agricultura limpa e comercialmente justa, aproximando o consumidor deste produtor, reduzindo a produção de alimentos que tenham impacto negativo na natureza, tenho muito respeito pelo Guia, coordenado pelo Profº. Carlos Augusto Monteiro.”  

Transformação necessária do nutricionista: de prescritor cognitivo para Educador Social!

Cozinhar agora é chique, é uma das ferramentas que o nutricionista deve incentivar na família!

O nutricionista como Educador. O trabalho do nutricionista em escolas é fundamental. Crianças cada vez mais se sentem motivadas, junto com os professores, a irem para cozinha; é preciso estimular esse trabalho em oficinas, nas escolas, mostrar que cozinhar agora ficou “chique” -, pois a tv exibe em praticamente todos os canais programas de culinária. ”Cozinhar em casa é uma das estratégias que também deve ser motivada pelo nutricionista, incentivando que a família, possa ir para cozinha uma vez por semana, preparar os alimentos, com técnicas adequadas, higienizar e armazenar adequadamente os alimentos e, durante a semana, com tempo mais escasso fazer uma cozinha de finalização, acondicionar os alimentos de forma muito prática para o consumo. Desenvolver coletivamente receitas estimula o ato de cozinhar, e as mídias sociais podem ser o meio para difusão destas ações,” diz a Dra.Valéria.

Metabolic Imprinting and Nutrigenomic: scientific update

Dra. Angela Delvin (EUA): 14/9 das 10hs às 10h45

Nutrigenômica e Nutrigenética – cada vez mais se torna fundamental a atualização do nutricionista no campo na nutrigenômica e nutrigenética.  A cientista canadense Dra. Angela Delvin, especialista no assunto, trará para o Congresso uma discussão com profundidade, abordando a avaliação da bioquímica e dos polimorfirmos genéticos que as pessoas podem ter, e como os nutricionistas podem modular e silenciar esses maus genes e expressar os bons genes. “É importante que o nutricionista cada vez mais saiba interpretar estes exames e tenha condutas mais atualizadas para fazer as intervenções necessárias”, enfatiza a Dra. Valéria Paschoal.

Nutrição Esportiva Funcional

Veganismo no Esporte – experiências de Sucesso da Universidad Mayor do Chile

Entre os trabalhos que serão apresentados no Congresso de Nutrição Esportiva Funcional o destaque vai para o Chile, com a apresentação da Nutricionista Natália Gracia sobre Nutrição Vegetariana para atletas de alto rendimento do Chile. Vegana, Gracia integra um grupo de sete nutricionistas da Universidad Mayor, do Chile com experiência de vários anos em nutrição esportiva vegana para atletas. Todas as equipes de treinamento esportivo do Chile passam pela Universidad Mayor e por esse grupo de nutrição.

Outros temas relevantes da nutrição esportiva funcional também serão debatidos por renomados palestrantes especialistas no tema. 

Serviço:

XIII- Congresso Internacional de Nutrição Cínica Funcional

Congresso Internacional de Nutrição Esportiva Funcional

Espaço Culinário: Oficinas de Culinária Funcional e Orgânica

Período: de 14 a 16 de setembro de 2017

Horários: das 8hs às 19hs

Local: Centro de Convenções Frei Caneca SP (Shopping Frei Caneca)

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 Consolação – São Paulo/SP

Inscrições e Informações: www.vponline.com.br

Telefone: (11) 3582-5600

Realização: VP – Centro de Nutrição Funcional 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*