Município de SP agora oferece Teste do Pezinho Ampliado no SUS

Teste do Pezinho Ampliado será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo acaba de anunciar que o Teste do Pezinho Ampliado será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este é um dos pleitos da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

O Dr. Antonio Condino Neto, Membro do Comitê de Políticas Públicas da ASBAI, conta que esta é uma conquista para os nascidos em São Paulo, um pleito da sociedade civil brasileira e espera que este movimento se estenda para todo Brasil. “Agora, aguardamos que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) se posicione favoravelmente à ampliação do Teste do Pezinho”, comenta. A ANS acabou de fazer uma consulta pública para definir se inclui o Teste do Pezinho Ampliado no Rol de Procedimentos, o que significa que -se aprovado – os planos de saúde passarão a dar cobertura a partir de 2021.

Entre os diagnósticos precoces que o Teste do Pezinho Ampliado pode detectar estão os Erros Inatos da Imunidade (EII) e os Erros Inatos do Metabolismo (EIM). Os EII são defeitos genéticos em algum setor do sistema imunológico que predispõem a maior susceptibilidade a desenvolver infecções de repetição, como otites, pneumonia, sinusites, entre outras, e infecções graves por microorganismos incomuns.

Hoje estão descritos mais de 400 defeitos genéticos associados aos EII, com prevalências variáveis ao redor do mundo. As mais comuns são aquelas em que há defeitos na produção de anticorpos. Atualmente, cerca de 70% a 90% dos pacientes ainda não estão diagnosticados.

#ASBAI #TestedoPezinhoAmpliado #ANS #SUS #EII

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*