JK Iguatemi recebe lançamento de campanha do Instituto Vencer o Câncer

Iniciativa foca na alimentação saudável para prevenir a obesidade infantil e doenças como o câncer.

Antonio Carlos Buzaid (IVOC), Ricardo Sciammarella (Ogilvy), Paulo Pachi (Santa Casa), Mariana Ferrão, Rodrigo Munhoz (SBOC) e Karina Ribeiro (Ogilvy).

O JK Iguatemi recebeu, na manhã do dia 4 de fevereiro – Dia Mundial do Câncer –, no Lounge One, o evento que lançou a campanha Tarja Verde do Instituto Vencer o Câncer. Médicos renomados, entre eles Fernando Maluf e Antonio Carlos Buzaid, debatem sobre como a alimentação equilibrada e saudável pode ajudar no combate à doença.

A campanha vai divulgar os inúmeros alimentos que recebem a Tarja Verde, que identifica os alimentos saudáveis e não processados, que ajudam a prevenir doenças como a obesidade e o câncer. A ideia é mostrar à população brasileira um cardápio com os critérios de acessibilidade: preço, variedade e sazonalidade.

Tarja Verde

Quase um terço de todo o planeta – 2,3 bilhões de pessoas – vive com sobrepeso ou obesidade. Essa é uma das conclusões do relatório da Organização Mundial da Saúde publicado em dezembro de 2019 na Revista Lancet. Essa situação é atribuída à má qualidade nutricional das refeições, com o acesso a alimentos processados, ricos em açúcares, gorduras e sal em detrimento de alimentos saudáveis como frutas, verduras, legumes, grãos. A alimentação inadequada, segundo o relatório, faz com que mais de 150 milhões de crianças tenham atraso no crescimento. Hoje a obesidade é considerada uma das principais causas de diversos tipos de câncer.

No Brasil, mais da metade da população – 55,7% – está com excesso de peso. Em 2018, o órgão do Ministério da Saúde que monitora fatores de risco para doenças não-transmissíveis na população – VIGITEL – constatou: a obesidade cresceu 84% em adultos de 24 a 34 anos e 81% em adultos entre 35 e 44 anos. O panorama se repete com crianças e adolescentes. A obesidade já é considerada uma epidemia.

Para mudar esse cenário, o Instituto Vencer o Câncer (IVOC) lança a campanha Alimentos Tarja Verde. É uma alerta e uma chamada para a população sobre a importância de a alimentação saudável, a prevenção da obesidade, e a incidência de uma série de doenças, entre elas o câncer e para uma qualidade de vida melhor.

“Lançamos essa campanha para alertar a todos sobre o perigo que a obesidade representa para a saúde, já que é um fato de risco sério para várias doenças, como o câncer, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares entre outras”, explica o oncologista Fernando Maluf, um dos fundadores do IVOC.

“Nosso objetivo é levar informações sobre ações de prevenção da obesidade infantil para garantir que na vida adulta as pessoas mantenham a qualidade de vida e sejam mais saudáveis. Acreditamos que a disponibilidade de alimentos Tarja Verde deve ser ampliada para toda a sociedade, fazendo com que escolhas sejam mais fáceis e acessíveis”, explica o oncologista Antônio Carlos Buzaid, também oncologista e fundador do instituto.

O vídeo de lançamento conta a história de uma professora que venceu o câncer e voltou a trabalhar. Ao reencontrar seus ex-alunos, ela ganha maçãs com a Tarja Verde de presente, ao som da música “É preciso saber viver”, de Roberto Carlos.

Quem produz ou comercializa produtos Tarja Verde pode apoiar o programa. Basta entrar em contato com o IVOC, que conta com uma equipe especializada que vai dar indicações e tirar dúvidas. Os materiais da campanha estão disponíveis no site www.alimentostarjaverde.com.br e quem quiser colaborar divulgando a campanha pode também usar a hastag #alimentostarjaverde.

Todas as informações estarão também no site www.alimentostarjaverde.org.

#JKIguatemi #IVOC #LoungeOne #TarjaVerde #Lancet #VIGITEL #OrganizacaoMundialdaSaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*