Intercâmbio: como escolher o tempo de duração do curso?

Há uma série de fatores que devem ser levados em consideração no momento de escolher o período que se ficará fora do país.
Há uma série de fatores que devem ser levados em consideração no momento de escolher o período que se ficará fora do país.

Por Ana Luisa D’Arcadia de Siqueira

Entre tantas decisões necessárias antes de se fechar um pacote de intercâmbio, o período que se passará imerso nessa experiência é uma das mais importantes. São vários os fatores que influenciam essa decisão e, muitas vezes, a necessidade fala mais alto que a vontade do aluno. Mas com um bom planejamento dá pra fazer a melhor escolha.

Há uma série de fatores que devem ser levados em consideração no momento de escolher o período que se ficará fora do país. O primeiro é a disponibilidade de tempo. Algumas pessoas se planejam para ficar fora do país por um longo período, mas outros precisam aprimorar o segundo idioma sem abandonar o trabalho, então se utilizam das férias ou de uma licença não remunerada que é concedida por algumas empresas.

Quem pretende ficar um longo período, precisa se organizar considerando alguns itens como o momento de embarcar, pensar na melhor época para deixar o trabalho ou os estudos sem ter prejuízos. Nesta fase muitos estudantes adiam o início da viagem ou trancam a faculdade, por exemplo. A segunda questão é a financeira, é preciso fazer os cálculos dos gastos e economizar para conseguir juntar o dinheiro para o curso e despesas em geral.

Curta ou longa duração? É possível fazer cursos de idioma a partir de 2 semanas. Muitos acreditam que o período curto não faz diferença no aprendizado da língua. Claro que ficar um tempo maior estudando fora traz mais resultados, mas para aqueles que já têm um bom conhecimento do idioma, se dedicar duas semanas pode ser excelente para aprimorar o conhecimento. São duas semanas tendo aulas todos os dias e convivendo com os nativos da língua. Para quem não tem conhecimento nenhum, não é o período mais indicado, mas para aqueles que já tem certo domínio e não tem muito tempo disponível para o intercâmbio, esse prazo é mais do que aconselhável.

Quem decide que quer ficar um longo período, acima de 6 meses, deve fazer um planejamento detalhado dos custos. Com certeza, uma duração maior de curso trará mais gastos, mas ao mesmo tempo, trará um grande retorno para o aluno. Quem embarca para um curso de idioma, com dedicação, consegue ótimos resultados. Também deve se considerar o fato de que para longos períodos, alguns países permitem que o estudante trabalhe, o que é uma ótima maneira para se manter durante o tempo do curso.

Visto de entrada

Outro ponto que exige atenção é o visto para entrada no país de destino. O tipo de visto e forma de aplicar variam de acordo com o período do curso e com o destino. Alguns países, como a Irlanda, permitem que todo o procedimento seja feito diretamente do pais, ou seja, o aluno viaja com os documentos necessários, mas o processo é feito de lá. Outros países, como a Inglaterra, exigem o visto tirado no Brasil apenas para cursos de longa duração. Já países como Estados Unidos e Canadá obrigam que todo o procedimento seja feito do Brasil independente do tempo que o aluno ficará estudando. Para os países que fazem questão do visto, é necessário estar atento aos prazos antes de marcar a data do embarque.

Com tantas questões, é importante ter uma agência de intercâmbio qualificada, com consultores educacionais treinados para auxiliar o aluno em todas as etapas do planejamento do intercâmbio. Com esse apoio, fica mais fácil não se esquecer de nenhum detalhe e se programar levando em conta todas as necessidades.

Com um bom planejamento, é possível se encaixar no programa de intercâmbio que combine com o perfil e ainda fazer uma viagem tranquila. Os resultados de um período estudando fora do Brasil são muito positivos e trazem muitos benefícios pra quem encara essa aventura. E você, está pronto pra viver uma experiência no exterior?

Ana Luisa D'Arcadia de Siqueira é diretora de marketing da Global Study, franquia de intercâmbios.
Ana Luisa D’Arcadia de Siqueira é diretora de Marketing da Global Study, franquia de intercâmbios.

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