Festival Fartura – Comidas do Brasil tem segunda edição em Portugal, 16 e 17 de novembro, no Time Out Market Lisboa

Evento leva chefs e produtores de todas as regiões do Brasil em um intercâmbio com personalidades gastronômicas portuguesas.

Após percorrer mais de 70 mil km, em todos os estados brasileiros, mapeando a gastronomia – ingredientes, receitas e personagens – e levando festivais para todas as regiões do país, a Plataforma Fartura desembarca pela segunda vez em Portugal para celebrar a conexão entre as duas culturas gastronômicas, com o Festival Fartura – Comidas do Brasil e Portugal. O evento será nos dias 16 e 17 de novembro, no Time Out Market em Lisboa.

A base da curadoria dos Festivais vem da Expedição Fartura, que são viagens de pesquisa gastronômica. Em maio, a Plataforma realizou a primeira Expedição internacional, percorrendo uma parte do território português, fato inédito no país. “Foi muito gratificante mostrar nosso país em sua essência. Vivemos um momento de valorizar a interação entre produtores, chefs e cozinheiros, embora seja algo ainda pouco comum por aqui, neste formato. Portanto, este tipo de trabalho é muito importante, podendo estabelecer relações fortes e duradouras”, explica Teresa Vivas, curadora gastronômica em Portugal.

Em 2017, a Plataforma expandiu suas fronteiras e buscou em Portugal as influências na gastronomia brasileira, tornando o país o primeiro destino do projeto fora do Brasil. “Para 2018, Lisboa entra no calendário fixo dos festivais, com uma versão maior, com dois espaços em um centro de renome, como o Time Out Market. Nosso foco é mostrar, de forma interativa, nossa diversidade cultural e gastronômica e seus pontos de conexão. Valorizar nossos chefes e produtos, estabelecer uma plataforma de negócios internacionais, visando também o network”, explica Patrícia Tavares, Diretora de Relações Internacionais da Plataforma Fartura.

Com curadoria gastronômica brasileira de Luiza Fecarotta, foram convidados chefs de todas as regiões brasileiras, referências em suas cozinhas: representando o Brasil, Bel Coelho (SP), pesquisadora que já passou por renomados restaurantes no mundo, como o três estrelas Michelin “El Celler de Can Roca”; a promessa mineira Caetano Sobrinho (MG – Sudeste); Carlos Kristensen (RS – Sul), seis vezes premiado na capital gaúcha; Ariani Malouf (MT – Centro-Oeste), considerada a melhor chef de Cuiabá (Veja 2018); Ivan Prado (CE – Nordeste) autor do projeto Saberes e Sabores do Ceará; e o pesquisador da gastronomia paraense Felipe Gemaque (PA – Norte). Acompanham a comitiva, produtores brasileiros de cachaça, café, pão de queijo, castanha de caju, sal, açaí, tapioca, entre outros.

Chefs e produtores portugueses de renome também participam, em um intercâmbio de conhecimentos e sabores. Entre os já confirmados estão Vitor Sobral, do A Tasca da Esquina, referência da gastronomia lusófona; o premiado João Rodrigues, que chefia o Feitoria, com sua estrela Michelin; Justa Nobre, que comanda o restaurante A Justa, reconhecido pelas receitas tradicionais reinventadas; e a jovem Ana Moura, que apresenta uma cozinha de autor.

Com o tema que norteia o projeto – da origem ao prato – o Festival Fartura Lisboa terá a seguinte programação: um almoço de lançamento; um espaço de produtos e produtores de ambos os países; bate-papo entre chefs e produtores brasileiros e portugueses; mesas de negócios para trocas de experiências; um coquetel para networking; exibição de filmes sobre a Expedição Fartura; e cozinhas ao vivo, com chefs brasileiros e portugueses preparando almoços e jantares para o público.

“A ideia central de ir pra Portugal é estreitar os laços com nossas origens. Descobrir em quais elementos o Brasil se apropriou da culinária portuguesa e incorporou na nossa cozinha – e vice versa. Queremos gerar trocas entre os dois países. Vamos mostrar ao público a gastronomia das cinco regiões do Brasil. E queremos promover discussões para provocar iniciativas de trânsito de ingredientes, trocas de experiências, culturas e negócios”, explica o Diretor Geral da Plataforma Fartura, Rodrigo Ferraz.

O Festival Fartura – Comidas do Brasil e Portugal tem patrocínio da APEX, copatrocínio dos governos de Minas gerais, Pará e Ceará, apoio da Invest Lisboa, da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, Tap Portugal e Savvy Gin.

Serviço: Programação

Festival Fartura – Comidas do Brasil e Portugal

14/11 – Almoço especial para convidados com o chef brasileiro Ivan Prado e o chef português João Rodrigues, no Restaurante Feitoria.

Programação no Time Out Market:

16 de novembro

14h às 22h – Estúdio – Espaço Origens: exposição e degustação de produtos brasileiros e portugueses, exibição de filmes sobre a Expedição Fartura.

14 às 16h – Cozinha ao vivo com a chef brasileira Bel Coelho e o chef português Hugo Brito (gratuito, com vagas limitadas e inscrições 1h antes do evento).

16h às 17h – Conversas com o chef português João Rodrigues, o chef brasileiro Caetano Sobrinho e produtor português João Raiado (gratuito, com vagas limitadas e inscrições 1h antes do evento).

18h às 20h – Cozinha ao vivo com a chef brasileira Ariane Malouf (gratuito, com vagas limitadas e inscrições 1h antes do evento).

22h às 00h – Cozinha ao vivo com o chef brasileiro Caetano Sobrinho (gratuito, com vagas limitadas e inscrições 1h antes do evento).

17 de novembro

10h às 22h – Estúdio – Espaço Origens: exposição e degustação de produtos brasileiros e portugueses, exibição de filmes sobre a Expedição Fartura.

11 às 13h – Cozinha ao vivo com o chef brasileiro Carlos Kristensen (gratuito, com vagas limitadas e inscrições 1h antes do evento).

12h às 13h – Conversas com a chef portuguesa Justa Nobre e a chef brasileira Ariane Malouf (gratuito, com vagas limitadas e inscrições 1h antes do evento).

15h às 16h – Conversas com o chef português Vitor Sobral, a chef brasileira Bel Coelho e o produtor português do Queijo Vale da Estrela (gratuito, com vagas limitadas e inscrições 1h antes do evento).

18h às 20h – Cozinha ao vivo com o chef brasileiro Ivan Prado e a chef portuguesa Ana Moura (gratuito, com vagas limitadas e inscrições 1h antes do evento).

22h às 00h – Cozinha ao vivo com o chef brasileiro Felipe Gemaque (gratuito, com vagas limitadas e inscrições 1h antes do evento).

#FestivalFartura #TimeOutMarketLisboa #ExpedicaoFartura #Portugal #InvestLisboa #APEX #CamaradeComercioeIndustriaPortuguesa #TapPortugal #SavvyGin

Deixe um comentário