Festival de Linguagem Eletrônica entra na última semana em SP

20 anos de FILE – Inovações na arte e na tecnologia 
 
A exposição gratuita entra em sua última semana no Centro Cultural Fiesp, com um acervo de mais de 250 obras que misturam arte, tecnologia e interatividade

 Maior evento de arte e tecnologia da América Latina, o FILE celebra seus 20 anos até o próximo domingo, 11 de agosto, com entrada gratuita; São apresentadas mais de 250 obras – muitas delas inéditas – que combinam arte e tecnologia inovadora: óculos de realidade virtual (RV), inteligência artificial, instalações gigantes e interativas são destaques

Os paulistanos têm até o próximo domingo, dia 11, para conferir as instalações do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica). A exposição gratuita entra em sua última semana no Centro Cultural Fiesp, com um acervo de mais de 250 obras que misturam arte, tecnologia e interatividade.
 
Completando 20 anos, o FILE chega à 48ª edição em 2019 fazendo uma reflexão sobre oda a sua história, que sob a curadoria de Ricardo Barreto e Paula Perissinotto foi eleito no ano passado uma das maiores exposições mundiais de arte (top 20) e de arte contemporânea (top 10) pela publicação internacional The Art Newspaper.
 
O festival foi aberto em 26 de junho e, desde então, recebe uma média diária de mil pessoas. Neste ano, o FILE faz homenagem a dois grandes expoentes artísticos: Leonardo Da Vinci, no ano em quem se completa 500 anos da morte do artista italiano; e a escola de arte vanguardista alemã Bauhaus, que chega ao seu centenário em 2019. Ambos têm obras específicas dentro do acervo desta edição do evento. Além de games e obras que fazem uso dos mais avançados óculos de realidade virtual, o FILE traz 12 instalações, 13 trabalhos na categoria FILE Cinema Circular, 22 de Led Show, 70 de videoarte, 26 de hipersônica, 10 de web arte, 37 GIFs e 77 animações.
 
Conheça os destaques do FILE 2019


A Sense of Gravity, Teun Vonk| Holanda. Foto: Hanneke Wetzer

A Sense of Gravity, Teun Vonk| Holanda. Foto: Hanneke Wetzer
 
A instalação gigantesca “A Sense of Gravity”, do holandês Teun Vonk, permite que o visitante experimente uma nova forma de perceber a gravidade. Durante dois anos, o artista pesquisou como os corpos humanos percebem e reagem à gravidade. Ele criou uma máquina de aparência futurista e tecnológica que abriga um ambiente dinâmico e macio e convida o espectador a se submeter a uma experiência física inusitada e intimista: uma vivência perceptiva individual para quem está dentro da obra e, ao mesmo tempo, um espetáculo para quem está fora dela.


Scope, Kristin McWharter| Estados Unidos

Scope, Kristin McWharter| Estados Unidos

“Scope” consiste em dois óculos e fones de ouvido de RV (realidade virtual), conectados entre si por uma escultura rígida de cerca de 180 centímetros de comprimento. Conforme os dois espectadores se movimentam no espaço físico e virtual, orientam e influenciam um ao outro com a cabeça através da estrutura que os une. A obra promove uma conjunção inovadora da força física com a realidade virtual, na qual os espectadores estão imersos em água e lutam contra a correnteza. A artista Kristin McWharter propõe, em suas obras, a interação de novas tecnologias com os espectadores.


Tempo: Cor, Pedro Veneroso| Brasil

Tempo: Cor, Pedro Veneroso| Brasil

A instalação “Tempo: cor” será lançada mundialmente no FILE – composta por 7 relógios cromáticos, cada qual em um fuso horário, converte as horas em cores. Criação do artista brasileiro Pedro Veneroso, a obra propõe o estudo da relação do tempo com as cores. A ideia é vivenciar o tempo mais como realidade intensiva e menos como quantificação matemática, e provoca o questionamento dos códigos e das notações considerados axiomáticas.


Sunflowers, Sam Twidale & Marija Avramovic| Sérvia e França

Sunflowers, Sam Twidale & Marija Avramovic| Sérvia e França
 
Inédita, a animação “Sunshowers” é inspirada no filme “Sonhos”, de Akira Kurosawa, e produzida com inteligência artificial. Todos os objetos do vídeo, tanto naturais como artificiais, são dotados de uma inteligência artificial que decide, em tempo real, as ações e caminhos no roteiro, levando a desfechos diferentes. A obra, dessa forma, explora ideia de animismo e tecno-animismo, que estão na vanguarda da animação atual.
 
Programação completa do FILE 2019: file.org.br
 
 
Serviço
 
FILE – Festival Internacional De Linguagem Eletrônica
Período: de 26 de junho a 11 de agosto de 2019
Local: Centro Cultural Fiesp (avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h
Agendamentos de grupos e escolas: [email protected]
Entrada gratuita. Mais informações em centroculturalfiesp.com.br
Programação: file.org.br/highlight/portugues-file-workshops-2019
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA Livre
CURADORIA Paula Perissinotto e Ricardo Barreto
Realização Sesi-SP | Fiesp
 
#FestivaldeLinguagemEletronica #FILE2019 #Fiesp #TheArtNewspaper #LeonardoDaVinci #Sunshowers #Tempocor #TeunVonk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*