Dia 10 de junho tem concertos do Instituto Baccarelli no MASP

Guilherme Mannis é o regente convidado da Orquestra Juvenil Heliópolis, que se apresenta no dia 10 de junho, às 11h, no MASP. (Foto: Rodrigo Rosenthal)

O Instituto Baccarelli realiza duas apresentações no palco do MASP no dia 10 de junho. O domingo musical começa às 11h00, com uma apresentação da Orquestra Juvenil Heliópolis, sob regência do maestro convidado Guilherme Mannis. No período da tarde, às 16h, é a vez do Coral da Gente apresentar o espetáculo Memórias do Brasil.

Os 60 jovens de 14 a 25 anos que integram a Orquestra Juvenil Heliópolis sobem ao palco para um concerto que passeia por obras emblemáticas, como a abertura de Candide, de Leonard Bernstein, Marcha Eslava, de Tchaikovsky, Minha Pátria: O Moldava, de BedÅ?ich Smetana. Para finalizar a apresentação, a Orquestra irá desbravar a consagrada Abertura do Festival Acadêmico,de Brahms, e a abertura de Os Mestres Cantores de Nuremberg, de Richard Wagner. Neste dia, os integrantes estarão sob a batuta de Guilherme Mannis, que é – desde 2006 - diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe e, à frente dela, já dividiu o palco com os artistas Maria João Pires, Michel Legrand, Nelson Freire, Jean-Louis Steuerman, André Mehmari, entre outros. Mannis foi aluno dos maestros Isaac Karabtchevsky e John Neschling. E, como convidado, já regeu vários grupos no Brasil e exterior, como a Orquestra Sinfônica de Roma e Orquestra Sinfônica de Bari (Itália), Orquestra Sinfonia Toronto (Canadá), World Youth Orchestra (EUA), Orquestra Sinfônica de Guanajuato (México), Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Heliópolis, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Brasil).

No mesmo dia, às 16h00, o auditório recebe as vozes do Coral da Gente, do Instituto Baccarelli, desfiando um repertório diversificado da música erudita e popular brasileira. (Foto: Georgia Leopoldi)

No mesmo dia, às 16h00, o palco do MASP será tomado por cerca de 40 jovens do Coral da Gente para apresentar o espetáculo Memórias de Um Brasil, que transita pelo universo da música clássica e popular, incluindo peças de Chico Buarque, Renato Teixeira, Adoniran Barbosa, Noel Rosa, Guinga, Moacir Santos, entre outros, além de obras folclóricas e indígenas. O grupo estará sob regência de Maíra Ferreira, e terá o acompanhamento da pianista Juliana Ripke. A percussão será de Pelé Nascimento, Maryana Cavalcanti e Inara Ferreira. Este coral, mantido pelo Instituto Baccarelli, tem uma importância fundamental na formação musical – e social – desses jovens: promove aulas de técnica vocal, postura, respiração, expressão cênica, percepção e teoria musical.

SERVIÇO:

Orquestra Juvenil Heliópolis | 11h00

Regente Convidado: Guilherme Mannis

Programa:

LEONARD BERNSTEIN

Candide: Abertura

PIOTR I. TCHAIKOVSKY

Marcha Eslava, Op.31

BEDŘICH SMETANA

Minha Pátria: O Moldava

JOHANNES BRAHMS

Abertura do Festival Acadêmico, Op.80

RICHARD WAGNER

Os Mestres Cantores de Nuremberg: Abertura

Coral da Gente | 16h00

Regente: Maíra Ferreira

Preparação Cênica: Lucas Migliorini

Piano: Juliana Ripke

Percussão: Pelé Nascimento, Maryana Cavalcanti e Inara Ferreira

Local: MASP Auditório

Endereço: Avenida Paulista, 1578 – São Paulo/SP

Data: 10 de junho

Ingressos: R$ 10 (inteira)

Vendas: bilheteria do Masp ou pela Ingresso Rápido. Aceita todos os cartões.

- Orquestra Juvenil Heliópolis, às 11h00:

http://www.ingressorapido.com.br/event/6676

- Coral da Gente, às16h:

http://www.ingressorapido.com.br/event/6346/

Classificação etária: livre

Duração: 60 minutos

Site: www.institutobaccarelli.org.br

HASHTAGS: #InstitutoBaccarelli #OrquestraJuvenilHeliopolis #CoraldaGente#MASP 

Deixe um comentário