Delícias feitas com Cambuci na Feira Comida Herança

Produtos à base de Cambuci pela primeira vez na Feira Comida Herança.

Produtos Cambuci Asmussen boutique gourmet orgânica foto Leo Feltran

A AgroAsmussen, empresa localizada na cidade de Natividade da Serra, região do Alto Paraíba, interior de São Paulo, participará pela primeira vez da Feira Comida Herança, evento conhecido pela seleção de pequenos produtores com receitas gastronômicas passadas de geração em geração. O evento acontece dias 26 e 27 de outubro/19, das 10h às 19h, no Museu da Imigração em SP

No evento a AgroAsmussen levará delícias feitas com a fruta, dentre elas: Geleia Orgânica de Cambuci, Chutney Orgânico de Cambuci, Xarope Orgânico de Cambuci, Melado Orgânico de Cambuci e Cambuci Orgânico fruto congelado. Na feira os visitantes também poderão adquirir a própria fruta e a polpa de Cambuci.

Chutney Orgânico de Cambuci vidros com 40g e 200g

Molho agridoce característico, de caráter forte, com personalidade marcante. Sabor levemente azedo e picante, com traços nítidos das principais especiarias que contém. Perfume agradável da fruta Cambuci, consistência típica dos chutneys tradicionais. Ideal para acompanhar grelhados, legumes grelhados, sanduíches diversos, entre outras preparações. Pode ir à mesa para uma experiência sensorial com outros alimentos.

O chutney é produzido segundo receita apuradíssima, há gerações pela família Asmussen.

Geleia Orgânica de Cambuci com banana e mel 40g e 200g – geleia clássica, com o sabor característico do Cambuci, não excessivamente adoçada e com consistência que lhe confere a banana. Perfume tentador do Cambuci. Ideal com torradas, pão saidinho do forno ou bolachas. Também é perfeita com queijo ou em bolo de rolo.

Xarope orgânico de Cambuci vidros com 200 ml e 500 ml – tem sabor redondo, sem vestígios de açúcar, levemente frutuoso. Aspecto límpido, translúcido e sem partículas sólidas. Cor de um vermelho intenso, tendendo para o escuro. Aroma de Cambuci bem distinto. Brix 72%, acidez PH 3, medianamente viscoso.

Dicas de uso: delicioso adicionado a bebidas alcoólicas (1:5), como tempero na culinária, substituindo mel, como recheio em bolos ou para preparo de drinks.

Caramelo orgânico de Cambuci vidros com 200 ml e 500 ml – com sabor característico de Cambuci, bem frutuoso. Aspecto límpido, translúcido e sem partículas sólidas. Cor de um laranja intenso, claro. Aroma de Cambuci bem distinto. Brix 62°, acidez PH 3.

Delicioso como cobertura de sorvetes. Gostoso adicionado a água ou chá para servir gelado como refresco (ice tea), ou ainda como adereço em pratos de sobremesa. Muito bom com granola ou iogurte no café da manhã.

O Cambuci (campomanesia phaea) tem tamanho médio, é perfumado e lembra o limão no seu gosto ardido. É rico em agentes antioxidantes e adstringentes. Seu conteúdo em vitamina C o faz um dos frutos mais ricos da nossa flora nativa. É rico em betacaroteno, magnésio, sódio, potássio, fósforo, cálcio e fibras.

A AgroAsmussen desenvolveu a Polpa de Cambuci Orgânica, em embalagem de 1 kg direcionada ao mercado food service e a alimentação escolar e em embalagem de 100 g para o consumidor final, que estará disponível para comercialização a partir de novembro de 2019.

Os comprovados benefícios nutricionais do Cambuci

De acordo com a Nutricionista Dra. Natália Colombo, professora de pós-graduação em nutrição clínica funcional, Mestre em Nutrição pela USP e diretora da Clínica NCnutre, em São Paulo, são muitos os benefícios do Cambuci e ela destaca alguns:

– É rico em carotenoides, como o betacaroteno – grupo de antioxidantes que estão envolvidos com a prevenção de várias doenças crônicas entre elas alguns tipos de câncer. Atuam também na saúde dos olhos, reduz o risco de degeneração macular.

– Ricos em compostos fenólicos, substâncias que são eficazes em modular o nosso sistema de defesa contra radicais livres. A grande concentração de antioxidantes presente no fruto é capaz de prevenir o envelhecimento precoce, assim como os danos causados pela radiação solar.

– Reduz riscos de acidente vascular cerebral e auxilia no controle da pressão arterial, por seu elevado teor de potássio e magnésio.

– Memória: rico em ácido carnósico (neuroprotetor), atua como preventivo do Mal de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas

– Riquíssimo em vitamina C, que tem efeito antioxidante e em Vitamina A que potencializa o sistema imunológico.

– O Cambuci é uma fruta rica em ácidos graxos de cadeia média, por conta disso, quando utilizado na forma de creme dermatológico, pode favorecer a manutenção da umidade da pele mantendo sua hidratação natural.

A origem do Cambuci, os empreendedores rurais e o incentivo à cultura de consumo

Para entender mais sobre a cultura do Cambuci é necessário compreender o que está na origem. Quem abraça o Cambuci como elemento de sustentabilidade socioambiental e econômica? O que está por trás do Cambuci? Qual a importância de o consumidor conhecer a origem do fruto e os pequenos produtores do extrativismo para valorizar este rico alimento do bioma Mata Atlântica?

Em três cidades da região do Alto Tietê e Alto do Paraíba, Salesópolis, Paraibuna e Natividade da Serra, todas em São Paulo, 30 mulheres adotaram o Cambuci e hoje estão usufruindo das transformações econômicas e sociais que a fruta proporcionou. A região é rica em produção de eucalipto, porém 10 mulheres em cada cidade viram no Cambuci outra forma de trabalho e renda, por meio da preservação das árvores nativas, recuperação de áreas degradadas e cultivo do produto.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Auá, com financiamento da Fundação Banco do Brasil, o que possibilitou que essas mulheres recebessem capacitação para o cultivo do Cambuci, coleta, higienização e embalagem. Todos os cultivos são agroecológicos, cuidam da água, do solo e não usam produtos químicos.

Saiba mais sobre o projeto e as 30 cambucizeiras no vídeo abaixo:

Serviço:
Pontos de venda dos produtos Asmussen em São Paulo-SP

Terra Frutas Orgânicas – www.terrafrutassorganicas.com

Av. Dr. Gastão Vidigal Filho,1946, Vila Leopoldina – CEAGESP- Pav. HFM Box 144.

Aos sábados a loja de varejo está aberta das 8h às 12h para consumidores, acesso de automóvel pelo portão 13, ou de segunda a sexta entrada pelo Portão 15. R. Xavier Kraus, 1191, Vila Leopoldina.

Para mais informações ligue: (11) 9480-8582

Instituto Chão: www.institutochao.org

Rua Harmonia, 123 – Vila Madalena São Paulo

Horários: segunda, terça, quinta e sexta: das 8h às 19h

Quartas e sábados: das 8h às 14h.

Tel. para mais informações: (11) 3819-4205

Pela Internet: mercadoorganico.com

Atendimento e pedidos:

Segunda à sexta-feira: das 7h às 18h

(11) 3834-2299 / (11) 99822-9880

[email protected]

Para mais informações e vendas ao canal food service, indústria de alimentos, alimentação escolar e outros segmentos acesse o site: www.agroasmussen.com.br

#Cambuci #FeiraComidaHeranca #AgroAsmussen #ClinicaNCnutre #campomanesiaphaea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*