Consultor lista dicas para superar a crise e potencializar as vendas na Páscoa

Na corrida: é É possível vender em todos os setores, além dos Ovos de Chocolate.
Na corrida: é possível vender em todos os setores, além dos Ovos de Chocolate.

Em maio, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) será reajustado e terá uma tributação maior sobre o chocolate, segundo um decreto presidencial publicado em edição extra do Diário Oficial da União. De acordo com o Coach de Vendas Jaques Grinberg, o brasileiro dificilmente fica sem consumir o produto, pela cultura instalada no País, e sempre há opções no mercado para todos os públicos.

E não é só chocolate que é possível impulsionar as vendas na Páscoa. “Por exemplo, se você trabalha em uma loja de roupas, lembre-se que a Páscoa é comemorada com festa em família. Quem não gostaria de ir com uma roupa nova para a festa? Com perguntas que vendem, desperte o interesse nos seus clientes para comprarem roupas novas para o almoço de Páscoa”, diz o especialista.

O Coach de Vendas, Jaques Grinberg.
O Coach de Vendas Jaques Grinberg.

Jaques lista cinco dicas valiosas para agregar valor, fazer diferente e maximizar as vendas, em qualquer setor:

1) Independentemente do que você vende, agregue valor com a Páscoa.

Aproveite o desejo por ovos de Páscoa e crie promoções, como por exemplo, a cada compra o cliente ganha um cupom para concorrer a um ovo de chocolate de cinco quilos. Ou a cada compra com um valor mínimo, ganha um ovo de chocolate pequeno. Parece detalhes e promoções ultrapassadas, mas funcionam. Experimentar esta promoção é uma oportunidade para vender mais ou sair da zona de conforto e fazer acontecer?

2) Desperte a necessidade nos clientes para comprarem de você.

Quer vender mais chocolates, divulgue “Imagine chegar em casa sem o Ovo de Páscoa!”. Crie uma dor para curar com a venda dos seus produtos. Importante lembrar que o ovo de Páscoa é um produto gourmet, elaborado. O valor por quilo é muito superior a uma barra de chocolates. Os restaurantes que oferecem pratos requintados, oferecem diferenciais aos clientes, qual o seu diferencial?

3) Ambiente colorido e festivo.

Prepare a sua empresa e seus funcionários para receberem os clientes em clima de festa e de Páscoa. Banderolas para decorar os ambientes, camisetas coloridas (uniforme) desejando aos clientes uma Feliz Páscoa são importantes para entrar no clima e maximizar as vendas. Mesmo que o seu estabelecimento não venda chocolates, entre no clima e contagie os clientes. Com o aumento de pessoas com intolerância a lactose, ofereça os seus produtos como por exemplo um banner com o texto: “Troque o chocolate por um perfume e faça a festa!”.

Mas se você vende chocolates e tem produtos sem lactose faça um banner com o texto: “Aqui você adoça com e sem lactose!”. E se você não tem produtos sem lactose, venda assim mesmo. Que tal um banner com este texto: “Chocolate traz sensação de bem-estar! Leve bem-estar de presente!”.

4) Tenha um time preparado.

Crie campanhas de incentivo de vendas para os funcionários, treine-os e mantenha o time preparado para atender e ajudar os clientes a comprarem. Os funcionários precisam conhecer as campanhas e as metas da empresa antes dos clientes, precisam acreditar nas campanhas para juntos com a empresa ultrapassarem as metas. Faça um planejamento de vendas para a Páscoa, acredite no seu time e no potencial da sua empresa e boas vendas! E, não esqueça que um bom planejamento precisa ser completo e elaborado com antecedência. Começar já o seu planejamento de vendas para a Páscoa é um diferencial competitivo ou uma forma de alavancar as vendas?

5) Se a sua empresa vende ovos de Páscoa, atenção!

Atenção! Os ovos de Páscoa não podem ficar na seção de chocolates. Os ovos de Páscoa possuem um valor agregado alto e a grama custa muito mais comparado com as barras de chocolates. Alguns consumidores podem avaliar, comparar e comprar outros tipos de chocolates ao invés do ovo – prejudicando as suas vendas. Tenha um espaço na entrada do estabelecimento exclusivo, prepare o ambiente e deixe na altura dos clientes, em uma altura que eles sozinhos consigam pegar todos os produtos nas prateleiras. Comece com os ovos mais caros para os mais baratos e menores, desta forma o cliente quando avaliar os mais baratos vai perceber que são realmente baratos. É uma técnica poderosa de vendas. Experimente e venda muito mais!

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