Conheça mais sobre vinhos veganos

 

Cellar Vinhos indica rótulos naturais, biodinâmicos e veganos para as Festas de fim de ano.

A Cellar Vinhos oferece em seu portfólio opções variadas de vinhos veganos.

Cada vez mais estamos tentando conhecer melhor os “ingredientes” dos produtos que consumimos. Não é diferente no vinho, apesar das leis de rotulagem não exigirem listar tudo que é adicionado ao vinho, os consumidores mais ligados estão sempre perguntando sobre o assunto. E quando falamos de produtos veganos se torna uma dúvida que está recorrente e entrando na “moda”. Por isso, a Cellar Vinhos oferece em seus portfólio opções variadas de vinhos veganos, que trazem diferentes experiências de degustação.

Não parece, mas na produção de um vinho, comercial ou não, podemos utilizar diversos elementos de origem animal. Alguns são muito comuns e utilizados há séculos no processo de clarificação, como a clara do ovo, e outros mais atuais como o Isinglass, similar ao colágeno, retirado da bexiga natatória seca dos peixes, além da caseína e gelatinas.

Apesar disso, não é incomum um vinho ser vegano, já que muitos produtores são menos intervencionistas e utilizam processos naturais de clarificação ou elementos de outras procedências, como a bentonita (base de argila), carvão ativado, PVPP (polímero sintético) e até mesmo algas marinhas. Como sabemos é totalmente possível fazer vinho somente com uvas fermentadas e é comum encontrar no contrarrótulo de alguns vinhos a informação “não filtrado / não clarificado”, existem muitos produtores e especialistas que preferem o vinho dessa maneira, já que em qualquer processo alguma coisa original se perde, até mesmo aromas e sabores.

Hoje em dia existem selos de certificação vegana e produtores que mesmo sem o selo declaram que não utilizam nada de origem animal. Se você procura esses vinhos, a importadora Cellar Vinhos tem diversos produtores com uma filosofia natural que são aptos para veganos, como Domaine Alary , que além de todos os produtos serem biodinâmicos, também são veganos. Confira uma seleção especial de 4 vinhos veganos:

Vinho Branco Dão Antonio Madeira 2019 | R﹩ 245,00

Antonio Madeira trabalha de forma natural e com princípios biodinâmicos as diversas pequenas parcelas que possui e com um trabalho cuidadoso e preciso, sem intervenções, está produzindo vinhos que chamam atenção de todo o mundo por resgatar a origem desse terroir fantástico. O seu Colheita branco é um blend de vinhas entre 50-70 anos de idade, destacando Síria, Bical, Arinto e Cerceal. Fermentou 50% em barricas usadas e 50% em inox. Branco de pura fruta, fresco e cristalino.

Vinho Tinto Umberta (Barbera) Cascina Iuli 2019 | R﹩ 195,00

Cascina Iuli está localizada na pequena vila de menos de 100 habitantes chamada Montaldo di Cerrina no extremo Norte de Monferrato no Piemonte. Na cantina a intervenção é mínima e o objetivo é refletir o terroir dessas colinas frescas com vinhas velhas nesse solo rico em calcário. A Cascina está localizada numa casa de cerca de 500 anos, a mais antiga da Vila. Seus vinhos são “ultra piemonteses” fermentados naturalmente em concreto ou grandes tonéis e engarrafados sem filtragem ou colagem. Esse Barbera é o vinho da casa da Cascina. De vinhedos mais baixos a 250m é uma homenagem a uma grande amiga da família. Vinificado e amadurecido por 10 meses em concreto é um tinto acessível, fresco e muito frutado.

Vinho Tinto Fleurie “Maurice” Marc Delienne 2018 | R﹩ 255,00

Beaujolais é um “hub” de produtores naturais e Marc Delienne é uma das referência entre os seguidores da filosofia. Depois de uma carreira em T.I. ele passou alguns anos trabalhando nas safras no Domaine Trévallon na Provence. Em 2015 decidiu seguir carreira solo e comprou 14 hectares do Château l’Abbaye no coração de Fleurie. Com um trabalho focado no vinhedo ele cultiva de forma biodinâmica e vinifica da maneira mais natural possível. O estilo delicado e artístico de seus vinhos são bem representados nos rótulos desenhados pelo artista Laurent Reynes. Maurice é o nome do antigo dono desse vinhedo e do homem que deu boas-vindas ao Marc em Fleurie. É feito de vinhas entre 40 e 80 anos em solos mais arenosos com porções de calcário e cultivadas de maneira biodinâmica. Um vinho que entrega prazer verdadeiro com sua delicadeza de frutas vermelhas e perfume floral.

Vinho Tinto “Amaranto” Sangiovese Podere San Cristoforo 2018 | R﹩ 235,00

A Podere San Cristoforo coleciona certificados de: Orgânico, Biodinâmico e Vegano. Lorenzo é um produtor atento aos detalhes, que estuda muito a microbiologia dos vinhedos e que produz vinhos “in purezza” que capturam toda a energia e intensidade que irradiam de Maremma, mas que não são maquiados por barricas novas e que pulsam em acidez e vibração. Amaranto é uma nuance de vermelho que dá o nome a esse Sangiovese puro e fresco proveniente de duas parcelas de vinhedos com clones de Brunello e fermentado naturalmente em inox seguido por um amadurecimento em barricas francesas usadas por 10 meses.

 

#CellarVinhos
#DomaineAlary
#PVPP
#CascinaIuli
#Beaujolais
#PodereSanCristoforo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*