Além de proteger a pele contra os danos da radiação solar, os fotoprotetores modernos também reorganizam as fibras de colágeno, tem ação antioxidante e efeito tensor. Confira as novidades.

No geral, os filtros solares protegem contra os dois principais inimigos da pele. Algumas formulações ainda minimizam os danos da luz visível e InfraRed (calor). Se isso não foi suficiente para te convencer a usar o fotoprotetor, saiba que ainda existe um seleto grupo de fotoprotetores que oferece um algo a mais: eles têm ação rejuvenescedora ou hidratante (simplificando a rotina skincare). “As formulações mais robustas já trazem substâncias para estímulo à síntese de colágeno, melhora da integridade da barreira cutânea, hidratação, reestruturação da ancoragem na junção dermoepidérmica e estímulo à proliferação celular”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “Ingredientes antiglicantes e desglicantes podem ser incorporados ao fotoprotetor. Essas moléculas evitam que o açúcar se ligue ao colágeno e também desligam o açúcar ligado a essa proteína. Esse processo de glicação causa o enfraquecimento das fibras de colágeno com consequente perda de sustentação e flacidez”, explica o Dr. Jardis Volpe, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Confira 5 filtros tops em ação antienvelhecimento ou hidratante:
– Hidra Milk Sun, da Buona Vita (www.buonavita.com.br), é um fotoprotetor de alta proteção contra queimaduras solares e especialmente formulado para peles mistas, oleosas e acneicas. Com nova fórmula, protegendo também contra os danos causados pela luz visível, o produto tem ação antioleosidade. Conta também com ação antienvelhecimento graças a um ativo que promove ação antiglicante e antioxidante, com reparo imediato contra ação dos radicais livres.
– Solar Hidra Active, da Buona Vita (www.buonavita.com.br), é um fotoprotetor multifuncional com FPS 30 para peles normais e secas que protege contra os malefícios dos raios UV, da luz visível e da poluição na pele, além de contar com ingredientes antienvelhecimento. Graças ao Glycofilm, um ativo antipoluição, o produto impede que poluentes se alojem na pele, colaborando assim para evitar o envelhecimento precoce. O ativo Dragosine, responsável pela ação antiglicante (contra os malefícios do açúcar na pele) e antioxidante, também estimula fibras de colágeno.
– Fotosense Facial FPS70, da Pharmapele (www.pharmapele.com.br), é um gel-creme extrasseco formulado para uso diário e que proporciona alta proteção contra os raios UVA (FPUVA 29) e UVB (FPS 70). Além disso, o protetor ainda auxilia na proteção contra a luz azul proveniente de dispositivos eletrônicos (que possuem LEDs). O Fotosense Facial FPS 70 ainda traz mais duas vantagens: é rico em Vitamina E e possui proteção antipoluição. A Vitamina E é um antioxidante natural, que potencializa a proteção solar e auxilia no combate aos radicais livres, prevenindo os danos do fotoenvelhecimento e conferindo hidratação e aspecto saudável à pele; no caso da proteção antipoluição, o produto age como um escudo, blindando a pele de poluentes, que formam radicais livres e destroem colágeno.
– Prev-Aging Mask FPS 50 HD, da Pharmapele (www.pharmapele.com.br), é um pó-base rejuvenescedor de efeito imediato, com ampla proteção solar e disponível em quatro cores. Combina a cobertura perfeita da base com o acabamento aveludado do pó. Sua formulação rica em microesferas de ácido hialurônico biotecnológico promove efeito tensor imediato, deixando a pele visivelmente mais jovem, firme e saudável uma hora após a aplicação. O produto ainda reorganiza as fibras de colágeno e reduz o processo de envelhecimento da pele, diminuindo a profundidade e o tamanho das rugas.
– Onface Filtro Solar Facial Hidratante, da Biozenthi (www.biozenthi.com), é hipoalergênico, sem perfume e oferece FPS 35 e PPD 31, garantindo proteção solar física, refletindo a radiação, e química, absorvendo a energia solar, de amplo espectro contra os raios UVA e UVB, impedindo assim danos solares. Com toque seco e alta propriedade hidratante, o produto é oil free e conta com ativos como dióxido de titânio, um conhecido ingrediente eficaz ao conferir fotoproteção física, e Tinosorb. Também disponível nas opções com base tonalizante, nas cores bege nude, bege claro e bege médio, o fotoprotetor tem uso seguro para veganos, por contar com ingredientes vegetais e orgânicos, não ser testado em animais, além de ser livre de glúten.
FONTES:
DRA. CLAUDIA MARÇAL
É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP.
DR. JARDIS VOLPE
Dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School.
#fotoprotetores #BuonaVita #Pharmapele #dermoepidermica #ClinicaVolpe #SBD #FMABC #DASIL #Biozenthi #Dermatocosmiatria









