Conciliar maternidade e carreira ainda é um desafio na jornada das mulheres

A presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças também reforçou que as empresas precisam estar atentas às mudanças para evitar a evasão de talentos.

Na relação maternidade e carreira, mesmo com uma trajetória de sucesso, os desafios enfrentados são inúmeros.

A presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP) e sócia da PwC Brasil, Luciana Medeiros, explica que na relação maternidade e carreira, mesmo com uma trajetória de sucesso, os desafios enfrentados no dia a dia são inúmeros. “A jornada das mulheres no ecossistema financeiro é diferente da jornada dos homens, e ao longo desse processo enfrentamos o desafio de conciliar a maternidade com o ambiente profissional”, diz.

Há quase dois anos Luciana está à frente da presidência do IBEF-SP e possui uma trajetória de mais de 27 anos na PwC Brasil. Ela conta que a implementação de projetos dentro do instituto, como IBEF Conecta, é uma forma de propiciar trocas entre associados e disseminar políticas de inclusão para outras empresas. “Ali trocamos informações sobre esses assuntos, então poder discutir esses temas, dentro do IBEF Conecta, é uma grande oportunidade de aprendizado”, reforça.

Luciana Medeiros, sócia da PwC e presidente do IBEF-SP.

O IBEF Conecta possui dois eixos voltados para ampliar a conexão e as políticas inclusivas dentro do ecossistema de finanças: IBEF Conecta – Jovem e IBEF Conecta – Mulher. O segundo foi desenvolvido especialmente para ampliar o debate sobre a visão e a perspectiva das mulheres que trabalham com finanças.

A presidente ainda lembra que este é um espaço majoritariamente ocupado por homens e que precisamos romper essas barreiras. “A diversidade de pessoas e a diversidade de pensamentos são, hoje, os principais ativos das organizações. As empresas precisam estar atentas a essas mudanças para evitar a perda de talentos, evitar que os bons profissionais saiam da companhia”, pontua.

Historicamente as responsabilidades familiares eram passadas para as mulheres, mas de acordo com Luciana muitas mudanças já estão acontecendo. “A sociedade mudou, então acredito que tudo isso vai contribuindo para que tenhamos mulheres e mães exercendo posições que realmente querem” finalizou.

#MaternidadeECarreira #LucianaMedeiros #IBEF-SP #PwCBrasil #Maternidade #Carreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*