Como garantir um resultado impecável na reforma do banheiro

 

Na hora de fazer uma mudança ou repaginar alguns cômodos da casa, o banheiro merece um projeto especial, afinal, é nele que as pessoas encontram um momento para relaxar e ter privacidade.

Arquiteta listou alguns passos que devem ser seguidos para uma reforma bem-sucedida no banheiro.

Obra em banheiro pequeno? Amplo? Para a arquiteta parceira da marca especialista em kits de ferragens para box de banho e portas divisórias de ambientes, não importa o tamanho do cômodo e nem se ele é novo ou antigo, o fato é que alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente na fase do projeto em que ocorrem as decisões definitivas. Confira as dicas da profissional para tornar o processo da reforma mais tranquilo:

– PLANEJE, PLANEJE E PLANEJE!

Aqui, a arquiteta ressalta que obra não precisa ser um processo traumatizante, muito pelo contrário, basta investir em um bom planejamento preparado por um profissional capacitado. “Optar por uma reforma sem projeto pode acabar custando caro ao longo do processo, além de não ter definido um prazo para finalizar, a chance de tomar decisões precipitadas é enorme, fazendo com que sejam desperdiçados recursos e dinheiro. Escolha um bom profissional para te acompanhar nesse processo e entender exatamente quais são suas necessidades e objetivos para que juntos cheguem ao resultado final de forma mais segura e tranquila”, indica Natália.

O desenvolvimento do projeto do banheiro é o momento ideal para expressar os desejos acerca do cômodo para que todas as ideias possam ser colocadas em prática.

– AVALIE COM CAUTELA METRAGEM E INSTALAÇÕES

Essa é outra etapa em que a presença de pessoas especializadas é fundamental. Dessa forma, tudo será comprado nas medidas corretas e serão feitos eventuais reparos em instalações elétricas e hidráulicas, garantindo a segurança dos moradores a longo prazo.

“A parte técnica precisa ser tão valorizada quanto a estética, pois é a partir desse passo que você estará garantindo um banheiro funcional, com todos os espaços bem aproveitados e livre de preocupações”, ressalta a arquiteta.

– MARCENARIA ALIADA A FUNCIONALIDADE

Nessa fase, a parceira da Ideia Glass recomenda que a otimização de espaço e a praticidade no dia a dia sejam pensadas ao mesmo tempo em que acontece a escolha dos móveis, isso irá solucionar problemas que poderiam surgir conforme o uso do banheiro, como a bagunça!

“Pense que esse espaço será utilizado diariamente, diversas vezes ao dia, então escolher móveis bem planejados é essencial. Hoje vemos muito o uso de nichos, prateleiras, gabinetes e diversas outras facilidades proporcionadas pela marcenaria que criam um visual bonito, moderno, e que deixa à mostra somente o necessário, evitando a desorganização”.

– ESCOLHA MATERIAIS E DECORAÇÕES DE QUALIDADE

Revestimento do chão e das paredes, box de banho, cuba, vaso sanitário e chuveiro. Antes de considerar a beleza desses itens, é preciso pensar na funcionalidade, qualidade e na resistência à umidade que eles possuem.

“Analise bem o material para garantir uma alta durabilidade dos itens escolhidos, o mesmo vale para espelhos, iluminação, janelas, e detalhes como pequenas decorações, lixeira, porta-toalhas e outros”, diz a arquiteta.

Ela ainda ressalta que o box de banho é parte essencial ao considerar o conforto e a decoração do ambiente: “Esteja atento a qualidade do vidro, o mais seguro é o temperado. Analise também o espaço que você terá, para que assim possa escolher um modelo com abertura da porta que não interfira na circulação. Hoje em dia, o mercado oferece diversos modelos, desde com abertura em 180°, até portas duplas”, comenta. “Além dos modelos de portas, também dá para escolher a cor das roldanas. Do Dourado ao Rose, o importante é que haja harmonia na decoração de todo o cômodo”, completa.

– ESTEJA SEMPRE ATENTO AOS CUIDADOS

Desde umidade, mofo, até a manutenção dos itens e limpeza, tudo isso deve ser sempre um ponto de atenção quando se trata do banheiro pensando na segurança e na saúde de todos que o utilizam.

“Garantindo uma boa ventilação ao cômodo, a chance de problemas com o mofo e com umidade são muito baixas, então, se puder, não tenha medo de investir nas janelas, mas se não for uma opção, os exaustores de teto são grandes aliados. Já a manutenção precisa acontecer tanto na parte elétrica quanto na hidráulica com certa frequência para certificar que tudo esteja dentro do normal. O box de banho também exige uma manutenção pelo menos uma vez por ano”, afirma Natália.

#IdeiaGlass
#boxdebanho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*