Começa a Semana Mesa SP 2015

O tema deste ano é “A nova gastronomia: compartilhando inovação, conhecimento e paixão”.
O tema deste ano é “A nova gastronomia: compartilhando inovação, conhecimento e paixão”.

De 27 a 29 de outubro, dezenas de chefs de diferentes países e regiões do país reúnem-se na Etec Santa Ifigênia – Centro Paula Souza – para discutir o tema “A nova gastronomia: compartilhando inovação, conhecimento e paixão”. Entre os convidados deste ano, estão o russo Vladimir Mukhin (23º melhor do mundo pela revista Restaurant), que vem ao Brasil pela primeira vez, o peruano Virgílio Martinez (4º melhor do mundo e 1º da América Latina) e o brasileiro Alex Atala (9º melhor do mundo e 3º da América Latina).

Ao palco do Mesa Tendências – maior congresso de gastronomia da América Latina – sobem anualmente os principais pensadores e profissionais da cozinha mundial. Este ano, participam os argentinos Fernando Rivarola e Gabi Lafuente (El Baqueano, 15º da América Latina), a colombiana Leonor Espinosa (Leo Cocina y Cava, 49º da América Latina) e os brasileiros Tereza Paim (Casa de Teresa – Bahia); Jeferson Rueda e Janaina Rueda (Bar da Dona Onça – São Paulo); Mônica Rangel (Gosto com Gosto – Rio de Janeiro); Flávio Miyamura (Miya – São Paulo); Manu Buffara (Manu – Curitiba); Morena Leite (Capim Santo – São Paulo), Thiago Castanho (Remando do Peixe – Belém Pará), Carla Pernambuco (Carlota – São Paulo), Felipe Schaedler (Banzeiro – Manaus), Rodrigo Oliveira (Mocotó – São Paulo), Lia Quinderé (Sucré – Fortaleza) e Tsuyoshi Murakami (Kinoshita – São Paulo), entre outros.

Pop-ups

Entre uma palestra e outra do congresso, este ano algumas “bandeiras” da gastronomia terão espaço de divulgação no palco principal do Mesa Tendências. Da importância do serviço de salão nos restaurantes, passando pela campanha de preservação do prato azul marinho (típico da cultura caiçara) e o resgate de sementes crioulas, nomes como Geovane Carneiro (D.O.M.), Salvatore Loi, Eudes Assis, Marie-France Henry (La Casserole) e Virginia Pinto Coelho vão se dirigir ao público formado por estudantes, pesquisadores e profissionais para compartilhar experiências e defender ideais.

Já o Mesa ao Vivo reúne cozinheiros em aulas práticas, debates, demonstrações culinárias e degustações que mobilizam dezenas de profissionais e centenas de aprendizes. Na programação, o público opta entre temas como panificação, confeitaria, sorvete, cerveja, vinho, culinárias de diferentes vertentes e origens. Por trás do conteúdo estão cerca de 80 dos maiores especialistas do País, como Daniel Redondo (Maní – São Paulo), Bela Gil (apresentadora do Bela Cozinha no canal GNT), Kátia Barbosa (Aconchego Carioca – Rio de Janeiro), Leonardo Paixão (Glouton – Minas Gerais), Renata Braune (La Reina Deli Bar – São Paulo), Manu Buffara (Manu – Curitiba) e Lia Quinderé (Sucré – Fortaleza).

O Mesa ao Vivo reúne cozinheiros em aulas práticas, debates, demonstrações culinárias e degustações que mobilizam dezenas de profissionais e centenas de aprendizes.
O Mesa ao Vivo reúne cozinheiros em aulas práticas, debates e degustações que mobilizam profissionais e aprendizes.

Intercâmbio

Também fazem parte das ações do evento Semana Mesa SP o “Mesa na Cidade” – Jantares Magnos que colocarão, na mesma cozinha, chefs internacionais estrelados pelo Guia Michelin e o ranking 50 Best da revista Restaurant ao lado de cozinheiros conceituados na capital paulista e outras regiões do Brasil. Durante três noites, chefs vindos da Itália, Rússia, Peru, Colômbia e Argentina são recebidos nos restaurantes Dalva e Dito, Eataly e Esquina Mocotó.

Produtores

Outro espaço concorrido e muito democrático do festival é o Farofa, que resgata a descontração e interatividade das feirinhas. Com entrada gratuita, o visitante tem acesso a produtores de diversas regiões do país que montam barracas para expor e vender seus produtos ao lado de chefs e food trucks que oferecem comidinhas variadas a preços até R$ 20. Ao menos 10 food trucks estarão no local, das 11h às 21h na terça (27) e quinta (29), e das 11h às 15h30 na quarta (28).

Sustentabilidade

Além da programação dedicada ao conhecimento e indulgência, o Semana Mesa SP abre cada vez mais seus palcos para a sustentabilidade da gastronomia sob diversos aspectos. Em 2015, estão sendo lançadas duas novas iniciativas na programação: o Mesa Aposta e as Colmeias. A primeira é uma competição de startups dedicada a revelar novos empreendedores e projetos voltados para o setor. E a segunda, composta por comitês de discussão para definir prioridades e um plano de ação para temas estratégicos como a importância da pesquisa (coordenação da chef Ana Luiza Trajano), inclusão social (David Hertz) e produtos artesanais (Jerônimo Villas-Boas).

Mesa Off

Outra estreia desta edição fica por conta do chef Jefferson Rueda, que vai promover um workshop aberto ao público em seu novo restaurante, a Casa do Porco. Em 28 de outubro, às 10h, a aula vai contemplar preparos variados de cortes suínos com diferentes técnicas, “da lingüiça ao torresmo”. Durante a vivência ao pé do fogão, o cozinheiro contará a história do novo estabelecimento, ensinará os processos artesanais dos embutidos feitos na casa e preparar pratos para degustações dos participantes. Inscrições por meio do site www.semanamesasp.com.br , por R$ 80.

SERVIÇO:

Semana Mesa SP 2015
Quando: De 27 a 29 de outubro
Onde: Centro Paula Souza – Rua General Couto Magalhães, 90 – Santa Ifigênia – São Paulo/SP
Fone: (11) 3324-3355

Site: www.2015.semanamesasp.com.br

Comentarios fechados.