Com uso de software, professores do interior terão acesso mais rápido ao diagnóstico de alfabetização dos estudantes 

Novo software permite acesso mais rápido ao diagnóstico de alfabetização dos estudantes.

Os professores que atuam nas comunidades ribeirinhas do Amazonas contarão, a partir de 2018, com o suporte do software EDK (Educar), para ter acesso mais rápido ao diagnóstico de alfabetização dos estudantes. O software foi desenvolvido pelo SIDIA - Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para a Amazônia, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Samsung. 

O EDK ajudará na aplicação da "Provinha Brasil", avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC), para analisar o nível de aprendizagem dos estudantes. Realizada duas vezes por ano, pelos alunos do segundo ano do ensino fundamental, a prova é composta por testes de Língua Portuguesa e de Matemática. Os resultados permitem aos professores e gestores obterem informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de alfabetização e habilidades iniciais em Matemática.

Segundo a gerente de educação e saúde da FAS, Nathalia Flores, a parceria com o SIDIA para o desenvolvimento do EDK partiu da necessidade de agilizar o resultado da avaliação. "A prova não é obrigatória e geralmente é negligenciada pelos desafios de distribuição. Trata-se de um instrumento pedagógico importante, seus resultados orientam o professor e qualificam a intervenção de acordo com as necessidades apresentadas pelos estudantes",  afirmou.

A "Provinha Brasil", utilizando o EDK, foi aplicada pela primeira vez em uma escola do município de Itapiranga (distante 341 Km de Manaus) no período de 4 a 7 de dezembro. De acordo com Ronaldo Mussa, que liderou o projeto no SIDIA, com o EDK, o professor vai poder ter no mesmo dia o resultado da avaliação dos alunos, garantindo que haja tempo hábil para se trabalhar individualmente. "Estamos colocando a tecnologia à disposição da população e garantindo que os professores possam avaliar de forma rápida e eficiente os estudantes, colaborando com a melhoria da educação. Com isso, esperamos contribuir ainda para o avanço dos índices de alfabetização do estado", destacou.

Segundo Mussa, o conteúdo e a metodologia de aplicação da "Provinha Brasil" seguem os critérios estabelecidos pelo MEC. "Nós incluímos as questões no software e cada aluno fará a prova nos tablets fornecidos pelo SIDIA com a tecnologia Samsung, conforme a orientação do professor", explicou. Futuramente, o EDK ganhará outras funcionalidades, que possibilitarão ao professor, por exemplo, interagir com outros profissionais por meio das redes sociais.

Para o gerente de Soluções ao Cliente do SIDIA, Álvaro Gonçalves, esta ferramenta permite o uso real da tecnologia como suporte para os gestores educacionais entenderem melhor a situação dos alunos nas mais longínquas comunidades da região Amazônica. "A inovação da solução (considerando todas as etapas planejadas) permite a melhoria do diagnóstico dos alunos, tornando-se uma ferramenta de apoio à decisão dos esforços e uso de conteúdos personalizados para conduzir os alunos da região para um patamar adequado de alfabetização e conhecimento de disciplinas fundamentais ao seu desenvolvimento", afirma Gonçalves.

A FAS é parceira do SIDIA e da Samsung nesta e em outras iniciativas educacionais. Nas 583 comunidades rurais ribeirinhas, onde atua, a FAS, por meio do Programa Educação e Saúde monitora mais de 400 escolas, com público potencial para ser usuário do software.

Para que a avaliação dos estudantes seja realizada por meio do EDK, é necessário o estabelecimento de parcerias com as secretarias municipais de educação de cada cidade do interior.

O SIDIA

O SIDIA - Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para Amazônia é um centro de P&D localizado em Manaus, responsável por implementar soluções inovadoras para o mercado local e global por meio de atividades de pesquisa e desenvolvimento. Atua no desenvolvimento e qualidade de software embarcado para celulares, tablets, novas tecnologias vestíveis (wearables) e smart TVs, aplicativos para óculos de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e criação de games de classe mundial.

HASHTAGS: #Samsung #EDK #Educar #software #novosoftware #SIDIA #SamsungInstitutodeDesenvolvimentodeInformaticaparaAmazonia #FAS #FundacaoAmazonasSustentavel

Deixe um comentário

*