Cinco motivos para fazer um intercâmbio na cidade irlandesa de Cork

Por Larissa Sotocorno Vieira*

Larissa Sotocorno Vieira é intercambista pela SEDA College.

A Irlanda é um país que te ensina e transforma todos os dias. Esse foi o meu maior aprendizado durante os seis meses que passei em Cork, considerada como a segunda maior cidade do país. Apesar de muitos ainda buscarem o intercâmbio focando em aprender um outro idioma, todos que passam por essa experiência entendem que essa não é nem de perto a maior conquista que essa vivência no exterior traz – principalmente, em regiões que não se limitam às mais populares.

Mesmo não sendo uma cidade grande como Dublin, a capital, fazer um intercâmbio em Cork pode trazer muitas conquistas para estudantes de todas as idades por se tratar de um local que está crescendo cada vez mais e apresentar as mesmas oportunidades de aprendizado e trabalho quanto qualquer outra metrópole. Tudo isso com uma qualidade de vida surpreendente. Assim, listo os principais benefícios que essa cidade irlandesa me proporcionou durante o intercâmbio:

#1 Localização estratégica: além de estar bem próximo da capital e de outras grandes cidades do país, Cork é uma das regiões com o melhor sistema de transporte nacional. É muito fácil e barato se locomover tanto internamente quando para viajar a municípios vizinhos. Inclusive, com preços muito atrativos que fazem com que muitos estudantes consigam conhecer diversos países durante o intercâmbio.

#2 Instituições de ensino de alta qualidade: apesar de muitos alunos ainda focarem em morar em Dublin, Cork também apresenta uma ampla variedade de escolas de idiomas com imensa qualidade e centros universitários com cursos de especialização. Quando cheguei na cidade, não sabia falar nada de inglês e acabei passando por algumas situações difíceis, mas ao longo dos meses pude ir desenvolvendo meus estudos e fui aprendendo a me comunicar.

#3 Não faltam oportunidades profissionais: se tem uma coisa que o intercambista não precisa se preocupar ao vir para Cork é sobre encontrar um emprego. Existem muitas oportunidades. É visível que o mercado na cidade está em intensa expansão, com muitas vagas que possam trazer um desenvolvimento e aprendizado enorme para todos. Sem dúvidas, muitas portas se abrem todos os dias para quem decide vivem aqui durante um período.

#4 Segurança: essa foi, talvez, uma das características mais marcantes de Cork. A cidade é muito segura para viver, com câmeras monitorando as ruas e um índice de violência muito baixo se compararmos com outras cidades. Todos que decidem viajar para outro país sabem o quanto esse quesito é importante de ser levado em consideração, principalmente estando sozinho.

#5 Cultura e entretenimento: as pessoas em Cork são extremamente acolhedoras e solícitas. Seja com alguma dificuldade com o inglês ou com a cultura, todos sempre estão dispostos a ajudar e oferecer o suporte necessário para o que precisa – claro, desde que você também esteja disposto a se inserir nesses hábitos e aprender com eles. Ainda, apesar de ser uma cidade menor do que a capital, existem muitas opções de lazer e entretenimento em pubs, restaurantes, baladas e muitos outros passeios culturais que refletem o cotidiano dos irlandeses. A diversão é certa.

Posso afirmar com toda a certeza que, apesar dos momentos desafiadores que um intercâmbio sempre traz, minha experiência em Cork é incrível, e estou completamente agradecida pelas oportunidades que tive. Todos os dias você aprende e se transforma em uma cidade que traz uma enorme qualidade de vida e um custo-benefício muito vantajoso, graças às diversas vagas com salários elevados.

Aqueles que decidirem estudar e trabalhar no país, certamente devem considerar essa cidade e não se limitar apenas à capital. Essa é uma vivência que trará momentos inesquecíveis em qualquer programa de intercâmbio que escolherem, principalmente conhecendo pessoas de diversas partes do mundo que farão parte desta história e compartilharão experiências memoráveis. Hoje, sei que não há cidade melhor na Irlanda para viver um intercâmbio.

*Larissa Sotocorno Vieira é intercambista pela SEDA College, escola de idiomas eleita por três anos consecutivos como a melhor da Irlanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*