Black Friday: Precificação competitiva é fundamental para o sucesso

Softwares de precificação ajudam a estabelecer preços atrativos e especiais para a data.

A Black Friday já faz parte do nosso calendário e no ano passado ficou apenas atrás do Natal em vendas. Para se preparar para as promoções, as empresas precisam começar a pensar nas porcentagens de desconto que vão disponibilizar aos clientes e a precificação correta dos produtos é fundamental para o sucesso.

O especialista em Processos Gerenciais e fundador do Predify, software de precificação inteligente, Carlos Schmiedel, afirma que a tarefa de dar preço a um produto ou serviço ainda é subestimada por muitos empresários. Porém, isso é um erro básico e grave, já que a composição de preço malfeita pode levar o negócio a um grande prejuízo.

“Muitos empresários calculam a diferença entre o custo do produto ou serviço e o seu preço de venda para a precificação, uma estratégia chamada de mark-up. Mas isso não é suficiente para compor um preço viável e lucrativo, ainda mais quando falamos de promoções que realmente sejam atrativas para o cliente, como deve ser na Black Friday”, explica Schmiedel.

O executivo ainda lembra que de nada adianta baixar tanto o preço, a ponto de prejudicar seu lucro. “Uma boa estratégia de precificação pode trazer competitividade, atratividade e lucros para a empresa”, afirma.

Mas como devo montar meu preço?

É comum o entendimento de que a precificação é uma tarefa pontual, que se faz apenas em alguns momentos estratégicos. Mas é um equívoco pensar assim, pois são muitas as variáveis que podem exigir mudanças nos preços. Por isso é tão importante investir em soluções inteligentes que fazem análise constante do mercado e permitem à empresa a tomada de decisão orientada por dados.

Com o uso de softwares como o Predify é possível definir preços mais saudáveis para a empresa, mais competitivos no mercado e mais atrativos para o cliente. O Predify utiliza algoritmos de machine learning para formar e otimizar preços. Entre as variáveis consideradas nesta equação estão estratégias de crescimento, variação nos custos de compra e produção, margem ideal e condições do mercado.

“O software considera os custos operacionais e de produção, dados de mercado e da concorrência e faz ajustes automáticos por meio de uma ferramenta dinâmica que automatiza o processo de pricing. Dessa forma, conseguimos construir um preço que é saudável para a empresa, mas que também traz resultado efetivo, uma combinação ainda mais necessária em épocas como a Black Friday”, afirma.

Além disso, o software também faz comparação de preços da concorrência para ajudar o gestor em suas tomadas de decisão. “Com a pandemia, alguns produtos e serviços passaram a valer mais que outros, além de muitas empresas terem entrado no e-commerce, com a proximidade da Black Friday é importante entender o quanto de porcentagem de desconto é viável para o negócio. A precificação inteligente permitirá preços mais atrativos e que serão uma vantagem tanto para quem vende quanto para quem compra”, finaliza.

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