Avon anuncia plataforma global para reforçar posicionamento pelo empoderamento da mulher

A empresa passa a veicular mensagens de empoderamento das mulheres de foma assertiva e criativa, dando voz às revendedoras  de seus produtos para que mostrem o poder da autoestima e da autonomia construída por meio da independência financeira. 
A empresa reitera sua contribuição para o processo de empoderamento da mulher por meio de seu negócio, a venda direta de cosméticos.
A empresa reitera sua contribuição para o processo de empoderamento da mulher por meio de seu negócio, a venda direta de cosméticos.

A Avon anuncia globalmente uma nova e empolgante fase em seu posicionamento direcionado para o empoderamento da mulher por meio da independência financeira. Mais que em qualquer outro momento de sua longa história de 129 anos, a empresa dará voz às mais de 6 milhões de revendedoras de produtos Avon no mundo para que mostrem o poder da autonomia financeira e da autoestima no processo de fortalecimento das mulheres.  O lema da plataforma é Beleza que faz Sentido, uma chamada para que todos que fazem parte da rede de relacionamentos da empresa se conscientizem do seu papel nesse processo de empoderamento por meio da venda de produtos de beleza e se inspirem para contribuir ainda mais.

“Há 129 anos nós criamos produtos de beleza e colocamos em prática um modelo de negócio que vem possibilitando a independência financeira de gerações de mulheres”, diz David Legher, presidente da Avon Brasil. “Mas, se estamos em um mundo onde ainda serão necessários mais 80 anos para se alcançar a equidade de gênero nas empresas, se no Brasil uma mulher é agredida e morta a cada 90 minutos, e uma mulher morre por câncer de mama a cada 40 minutos, é sinal de que ainda temos muito a fazer pela mulher”.

A plataforma Beleza que faz Sentido tem como figura central a revendedora de produtos Avon, mulher que sente na própria pele a satisfação do empoderamento por meio de seu trabalho e que inspira outras mulheres a buscarem essa independência. Estas profissionais autônomas estarão presentes em várias peças de comunicação da empresa, assim como diversas frases escritas com batom vermelho que evocam o poder de ser mulher. “O batom acompanha o processo de empoderamento das mulheres, muda como elas, mas está sempre lá para lembrar que estamos falando do poder feminino e que as mulheres não precisam perder suas características para serem valorizadas”, comenta Ricardo Patrocínio.   

A empresa reitera sua contribuição para o processo de empoderamento da mulher por meio de seu negócio, a venda direta de cosméticos. Para explicar esse processo, apresenta um ciclo que começa com o desenvolvimento de um produto de qualidade e inovador, capaz de gerar renda para a revendedora e de potencializar a autoestima das mulheres que utilizam o produto. Este produto, por sua vez, é comercializado por meio da venda direta, um modelo de negócio que coloca parte do lucro da venda do produto diretamente no bolso das mulheres que levam tais produtos para os consumidores. Essas mulheres, por sua vez, empoderadas e com autonomia, empoderam outras mulheres, seja por meio do exemplo (como é o caso das filhas que seguem exemplo da mãe revendedora), seja oferecendo a elas a mesma oportunidade de lucros que tiveram. “Nossas revendedoras, Independentes e confiantes, são o elo da Avon com outras mulheres e desempenham papel fundamental na disseminação do ciclo de empoderamento feminino”, opina Ricardo Patrocínio, vice-presidente de marketing da Avon Brasil. “

Colorido e frases com batom

A nova plataforma traz várias novidades relacionadas ao visual da marca. Ela se torna mais colorida e vibrante e os produtos passam a ser apresentados não só por modelos e celebridades, mas também pelas próprias revendedoras. Para isso, a empresa está selecionando algumas dessas mulheres, que estarão em breve em diversas peças de comunicação da marca. As revendedoras também estarão presentes de forma marcante no hotsite que marca o lançamento da plataforma, www.belezaquefazsentido.com.br. Este espaço traz imagens e histórias de empoderamento de revendedoras Avon de várias partes do mundo e conteúdos especiais para inspirar o fortalecimento da mulher por meio da independência financeira e da autoestima.

As frases escritas em batom passam a ser também outra importante característica das peças de comunicação. Frases como “Quando uma mulher apoia outra, coisas incríveis acontecem”, “Uma mulher empoderada empodera outras mulheres” ou “O empoderamento é o destino, a beleza é o caminho” levarão inspiração para mulheres

de todas as partes do país para que acreditem e busquem este fortalecimento. “Acreditamos que com a nossa rede, o nosso poder de disseminação de mensagens, a democratização da beleza e o exemplo de autonomia da revendedora Avon, podemos, sim, contribuir para que se leve muito menos tempo para a mulher alcançar e usufruir de todos os direitos que sempre foram dela”.

Uma história de compromisso com a mulher

A Avon é referência no desenvolvimento de políticas corporativas de valorização da mulher no ambiente de trabalho e de ações sociais voltadas para causas que interessam diretamente à mulher. A companhia mantém a maior fundação ligada a uma empresa global – a Avon Foundation for Women -, que já destinou mais de U$ 957 milhões ao combate à violência doméstica contra a mulher e à mortalidade por câncer de mama. No Brasil, o Instituto Avon, que coordena essas ações, já apoiou 182 projetos (para as duas causas), destinando a eles um montante de R$ 70 milhões.

Além disso, a empresa conta com uma vice-presidência global destinada à diversidade, que garante o respeito à equidade de gênero e raça na empresa. Atualmente, 62% do quadro de funcionários da Avon, no Brasil, é composto por mulheres, sendo que no nível de liderança há um número equilibrado de executivos dos dois sexos.

A empresa foi a primeira a se comprometer com a campanha Compromisso e Atitude, criada pelo governo federal para fortalecer a Lei Maria da Penha. Anunciou, também, sua adesão à campanha mundial ElesPorElas (HeforShe), movimento de solidariedade global pela igualdade de gênero, a convite da ONU Mulheres Brasil.  Dentre as primeiras ações do movimento ElesPorElas no país, e do qual a Avon fará parte, está a criação do Comitê Nacional Impulsor, a ser composto por governos, empresas, universidades e sociedade civil para a realização de ações em favor do movimento no país.

Em março, a empresa lançou ainda o site Central Mulheres, que reúne diversos dados e informações que mostram a situação atual do processo de empoderamento da mulher no Brasil e no mundo. Confira em centralmulheres.com.br

Pioneira na venda direta

A Avon, a empresa voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual próxima a US$ 11 bilhões. Uma das maiores empresas de venda direta do mundo, comercializa seus produtos em mais de 100 países por meio de cerca de 6 milhões de revendedores autônomos. O portfólio de produtos da Avon inclui itens de beleza de alta tecnologia e apresenta marcas de qualidade mundialmente reconhecidas como Linha Avon de Maquiagem, Color Trend, Renew, Skin-So-Soft, Advance Techniques e Avon Naturals. Além disso, inclui produtos de moda e voltados para a casa. A empresa é pioneira em venda direta de cosméticos no Brasil, onde está desde 1958. Atualmente, o Brasil conta com a maior força de vendas da empresa e é também a maior operação da Avon no mundo. Para obter mais informações sobre a Avon no mundo, visite o site: www.avoncompany.com. Para saber mais sobre a Avon no Brasil, acesse: www.avon.com.br. Siga a Avon:  www.twitter.com/avonbr| www.facebook.com.br/AvonBR.

Responsabilidade social

A Avon é uma empresa global líder em ações sociais com foco em causas que interessam especialmente à mulher. As ações sociais da empresa são coordenadas pela Avon Foundation For Women, maior entidade focada em causas voltadas para a mulher ligada a uma corporação. Até 2013, foram doados mais de US$ 957 milhões em mais de 50 países para as causas que mais afetam a mulher. A ação de responsabilidade social da empresa está concentrada na disseminação de informações, na conscientização, no apoio a pesquisas sobre o câncer de mama e na ampliação do atendimento a mulheres com esta doença, por meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon contra o câncer de mama) e nos esforços para reduzir a violência contra a mulher, por meio da campanha Speak Out Against Domestic Violence (no Brasil, Fale sem Medo – não à violência doméstica). A Avon também atua de forma efetiva na prestação de auxílio em caso de desastres naturais e emergenciais em várias partes do mundo. Os folhetos de produtos Avon trazem itens criados especialmente para arrecadar fundos para as causas. Além disso, a empresa promove eventos com participação de milhares de pessoas em várias partes do mundo para gerar fundos e promover a conscientização da sociedade, e distribui materiais informativos divulgados pelos mais de 6 milhões de revendedores de produtos Avon em todo o mundo. No Brasil, as ações sociais relacionadas ao combate ao câncer de mama e à violência doméstica são coordenadas pelo Instituto Avon, que celebra uma década de ações voltadas para a mulher. Desde 2003, a organização já doou mais de R$ 70 milhões para projetos e ações relacionados a essas causas no país. Siga o Instituto Avon:  https://www.facebook.com/institutoavon

Comentarios fechados.