Após 15 anos, Circo Graffiti estreia Bossa Nova Cabaret Bar no Teatro do Sesi-SP

O longevo grupo (1989) tem em sua formação Helen Helene e Pedro Paulo Bogossian – ambos assinam texto e direção geral – além de Rosi Campos. O espetáculo é uma comédia musical de variedades livremente inspirada em fatos, personagens e canções do movimento musical carioca. Rachel Ripani e Luciano Schwab integram o elenco, que conta com 18 artistas. 

Bossa Nova Cabaret Bar é uma comédia musical cujo tema central, é claro, é a Bossa Nova.

Depois de um hiato de quinze anos, o grupo paulistano Circo Graffiti estreia Bossa Nova Cabaret Bar, uma comédia de variedades com números musicais que trazem histórias livremente inspiradas em personagens, fatos e canções da Bossa Nova. A estreia acontece no dia 12 de outubro de 2023, no Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1313, São Paulo, SP) e a temporada segue até fevereiro de 2024. Os ingressos são gratuitos.

No elenco estão Rosi Campos, Helen Helene, Rachel Ripani, Luciano Schwab, Conrado Caputo, Danilo Martho, Diego Gazin, Efraim Ribeiro, Flávia Teixeira, João Pedro Attuy, Larissa Garcia, Naiara de Castro e Paloma Rodrigues. A ideia é misturar gerações de atores, com suas diferentes características e experiências para falar de amor e de música.

O texto e a direção geral são de dois fundadores do Circo Graffiti, Helen Helene e Pedro Paulo Bogossian, que criaram um espetáculo de quadros que se passa em um bar com cenas inspiradas em canções do período inicial da Bossa Nova – principalmente entre o final de 1958 e 1963 – justamente os anos que marcam os primeiros álbuns de João Gilberto. Cada cena traz um elemento teatral, circense ou de cabaré, misturando a linguagem sofisticada da bossa nova com o escracho, a poesia, as cores e a alegria do carnaval, se comunicando com públicos de diferentes idades e situações de vida.

COMÉDIA MUSICAL

Como é característico no trabalho do grupo, Bossa Nova Cabaret Bar traz o estilo de décadas de atuação do Circo Graffiti: ênfase na comédia musical, o texto inédito, e muita música com arranjos inéditos. No caso do novo espetáculo, foi criada uma carnavalização da Bossa Nova sob o filtro do humor e do lirismo.

Bossa Nova Cabaret Bar é uma comédia musical cujo tema central, é claro, é a Bossa Nova. A ação acontece no fictício espaço do “Copacabana Cabaret Bar”, em cenário criado por Attilio Martiñs, onde uma trupe de comediantes, atores e cantores faz um show sobre a Bossa Nova. Em cena, a banda formada por piano (Pedro Paulo Bogossian), Contrabaixo (Giullia Assmann), Bateria (Rodrigo Mardegan), Percussão (Jesum Biasin), Sax e Flauta (Ana Eliza Colomar) compõem este cenário, que traz ainda referências dos bares que revelaram muitos dos músicos da Bossa Nova como uma paisagem básica do bairro carioca de Ipanema.

“Nosso maior objetivo é o entretenimento do público através desse formato particular que é a marca registrada dos nossos espetáculos”, adianta Helen Helene. São vários episódios encadeados como uma revista musical e inspirados em shows de cabaré europeu e no teatro brasileiro. As músicas e os fatos desta época compõem o tema de cada cena formando o arco dramático. “A gente ri, se emociona e compartilha com prazer cada momento dessa viagem que é a cara do Brasil”, conta.

“Eu acredito que essas composições da bossa equilibram e revelam um modo de cantar brasileiro que foge dos cantores com as grandes vozes, o que causou na época um impacto muito grande e que segue até hoje. Na Bossa se equilibram os instrumentos com a voz, um um estilo de harmonia, ao mesmo tempo que ela mistura ritmos como samba, jazz, e até um  toque de clássico”, completa Bogossian.

SERVIÇO:

Bossa Nova Cabaret Bar

Do Grupo Circo Graffiti

De 12 de outubro de 2023 a 04 de fevereiro de 2024, de quinta a sábado, 20h; domingos, às 19h

Local: Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp

Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Jardins, São Paulo/SP

Ingressos: Os ingressos gratuitos são liberados toda segunda-feira, a partir das 8h. Podem ser reservados no site www.sesisp.org.br/eventos

Duração: 100 minutos

Classificação indicativa:  12 anos

Acessibilidade: Sessões com Libras e Audiodescrição em 29/10, 26/11, 03/12 e 28/01

#BossaNovaCabaretBar #CircoGraffiti #ComediaMusical #BossaNova #CentroCulturalFiesp #Gratis @bossanovacabaretbar @circografitti @bossanova @centroculturalfiesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*