Aceitação do público à telemedicina aumentou (e muito!) durante a pandemia

Segundo dados divulgados pela consultoria de saúde Mercer Marsh, no último ano, 4 milhões de brasileiros optaram pela teleconsulta ao invés de ir aos hospitais presencialmente e, com isso, a aceitação da telemedicina aumentou em 316% durante a pandemia. Sabemos que o uso de tecnologia em diversos mercados tem crescido exponencialmente e movimentado o mundo. Dessa forma, a área da saúde não poderia ficar para trás, mas você sabia que a tecnologia para atendimento remoto surgiu no final da década de 80?

A história da telemedicina no mundo se mistura muito com a criação das ferramentas de comunicação ao longo do tempo, em especial com o surgimento da internet nos anos 60. Mas os primeiros passos para o desenvolvimento das tecnologias dentro da área da saúde se deu em 1970, na Itália, com os primeiros experimentos com Tele-ECG. Essa experiência deu tão certo que, a partir dela, em 1989 foi criado um consórcio de cooperação envolvendo universidades e centros de pesquisas que culminaram no surgimento de diversas empresas de telemedicina. Porém, apenas em 1990 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o atendimento médico remoto.

“Do surgimento da telemedicina ao aprimoramento de técnicas cirúrgicas e equipamentos de ponta, a tecnologia tem revolucionado o mercado de saúde de todo o mundo. Ela tem sido uma forma de renovar as esperanças da população, seja pelo avanço nos diagnósticos por imagem que permitem um tratamento mais ágil e precoce, ou pela maior agilidade nos atendimentos, retorno financeiro e praticidade”, explica o Dr. Caio Soares, formado em Medicina pela USP, com especialização em Administração de Sistemas de Saúde pela FGV/SP e diretor médico da Teladoc Health Brasil, que foi um dos pilares para a inserção dessas tecnologias no mercado de saúde no Brasil, está à disposição para te ajudar

A Teladoc Health Brasil, empresa pioneira e líder global em cuidados virtuais de saúde, foi uma das companhias que mais ajudou a diminuir o colapso dos hospitais nos últimos meses, e foi eleita entre as 10 empresas de saúde mais inovadoras de 2021 pela Fast Company. Visionária desde seu surgimento, a Healthtech tem em seu core business o uso de tecnologias de ponta que estão contribuindo para atendimentos mais eficazes no Brasil e no mundo.

#Telemedicina #Pandemia #DrCaioSoares #TeladocHealthBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*