A importância de campanhas de awareness para gerar conversão de vendas

Segundo dados Nielsen, marcas com awareness acima de 30% apresentam, em média, 40 % de conversão em compra.

Sabrina Balhes, líder de digital da Nielsen, no evento “Retail & Key Dates” da IAB

De acordo com análise recente da Nielsen, estratégias de branding e conversão de vendas têm correlação direta, ao contrário do que muitos profissionais de marketing pensam. As conclusões desse estudo foram apresentados durante palestra no evento “Retail & Key Dates”, da IAB (Interactive Advertising Bureau), que aconteceu em São Paulo no início de julho. “Quebrar mitos é um dos lados mais divertidos de se trabalhar com dados”, brincou a palestrante Sabrina Balhes, líder de Digital Media na Nielsen Brasil.

Essa conclusão foi fundamentada por meio de uma meta-análise, utilizando a solução Digital Brand Effect (DBE). Ela mensura a efetividade das campanhas digitais dos anunciantes no funil de conversão, que considera três etapas principais: awareness, consideração e, por fim, a venda. Com o DBE, é possível medir o desenvolvimento de performance da marca em cada etapa do processo de quem foi exposto à ação de comunicação.

Os resultados de todas as campanhas do último ano, realizadas por clientes Nielsen que aplicaram a solução DBE, foram inseridos em uma matriz para visualizar a correlação entre awareness e conversão. Das campanhas que apresentaram awareness acima de 30%, todas tiveram conversão superior a 40%. Essas marcas são as principais em termos de intenção de compra da amostra.

“Os anunciantes acabam focando apenas em métricas e ações de conversão quando querem medir ROI e trazer resultados, mas trabalhar a saúde do funil completo de marca é essencial. O consumidor precisa passar por esse trajeto, começando pelo awareness, para aumentar as chances de comprar a marca e gerar a almejada conversão”, pontua Sabrina.

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