A importância da indústria de alimentos no combate ao diabetes

PREOCUPANTE: segundo dados da IDF, a doença acomete uma em cada 11 pessoas no mundo.

No Dia Mundial do Diabetes, comemorado neste 14 de novembro, a Tate & Lyle, líder global no fornecimento de ingredientes e soluções para alimentos e bebidas, reitera o papel importante que fabricantes de ingredientes alimentícios podem ter na prevenção e no combate dessa doença degenerativa crônica. Atualmente, uma em cada 11 pessoas em todo o mundo é diabética, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF). A expectativa é que este número chegue a 522 milhões de pessoas até 2030.

“É, sem dúvida, uma epidemia que requer ação imediata”, alerta Renata Cassar, Cientista Sênior de Nutrição da Tate & Lyle. “Vale lembrar que 80% dos casos de diabetes podem ser prevenidos. Por isso, devemos tomar medidas proativas para que os consumidores adotem uma dieta balanceada, oferecendo soluções adequadas às suas necessidades – benéficas à saúde, mas ao mesmo tempo saborosas. A Tate & Lyle acredita que os consumidores não se comprometerão sem um gosto agradável, e este é o grande desafio: fazer comida deliciosa e saudável. Estamos trabalhando nisso”.

Ainda segundo a IDF, em 2017 eram 12,5 milhões de portadores da doença no Brasil – ou 8,7% da população adulta ativa. A região que compreende as Américas do Sul e Central abrigaria 26 milhões de diabéticos, e a previsão é de que o índice salte para 42 milhões até 2045.

Por isso, a Tate & Lyle desenvolve ingredientes com impacto positivo na saúde de pessoas. Entre eles estão os adoçantes à base de plantas, como a estévia, presente na linha TASTEVA. Esse produto tem potencial dulçor até 300 vezes superior ao do açúcar, mas por ter baixos teores ou até mesmo nenhuma caloria, não eleva os níveis de glicose e insulina no sangue de indivíduos saudáveis e de pessoas com diabetes tipo 2. Além disso, os adoçantes à base de estévia da Tate & Lyle são de última geração, não acarretando em amargor nem deixando sabor residual que muitos consumidores afirmam sentir nas versões tradicionais da especiaria. “É possível atualizar as dietas com reformulações, acrescentando ingredientes que permitem a redução de açúcares e calorias em produtos com ótimo sabor, causando impacto positivo na saúde das pessoas”, comenta Renata.

A Tate & Lyle desenvolve ingredientes com impacto positivo na saúde de pessoas.

Substituição do açúcar

Há 40 anos, a Tate & Lyle descobriu a sucralose, outra solução com baixos teores ou sem calorias, dependendo da formulação. A quantidade da Sucralose SPLENDA já produzida pela multinacional britânica permitiu a substituição de mais de 21 milhões de toneladas de açúcar na dieta humana. O volume corresponde à eliminação de 85 trilhões de calorias das dietas dos consumidores em todo o mundo.

Além disso, a Tate & Lyle está construindo relações com os principais especialistas e associações de nutrição e diabetes em todo o mundo, colaborando para o compartilhamento de conhecimento e garantindo que o apoio necessário esteja disponível para as comunidades. “Amparamos iniciativas para educação em nutrição e saúde pública, bem como atividades científicas relacionadas ao estudo e combate de doenças crônicas não transmissíveis”, reforça Renata.

A profissional da Tate & Lyle detalha as iniciativas: “No caso do diabetes, estamos próximos aqui no Brasil, por exemplo, de organizações sem fins lucrativos como a ISA – International Sweeteners Association, e o ILSI – International Life Sciences Institute. Este ano realizamos atividades no Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes, organizado pela ANAD – Associação Nacional de Atenção ao Diabetes. No evento, apoiamos um Simpósio sobre Edulcorantes de baixas calorias e não calóricos, organizado pela ANAD em parceria com a ISA, a ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres e a SBAN – Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição”, conta Renata.

A Tate & Lyle, uma empresa britânica com mais de 150 anos de existência, concentrou seus esforços na inovação e desenvolvimento de tecnologias para enfrentar esses desafios, criando soluções mais saudáveis ​​e de melhor sabor que ajudarão na criação de uma dieta correta e saudável.

A Tate & Lyle 

A Tate & Lyle é uma fornecedora global de ingredientes e soluções para alimentos, bebidas e outras indústrias. A companhia opera através de duas divisões globais, Soluções para Alimentos e Bebidas e Produtos Primários, ambas apoiadas pelos grupos de Desenvolvimento Comercial e Inovação, e de Operações Globais. A área de Soluções para Alimentos e Bebidas está focada em crescer por meio de sua liderança global nas categorias de bebidas, latícinios, sopas, molhos e temperos.

A área de Soluções para Alimentos e Bebidas entrega soluções em texturizantes, incluindo amidos especiais; adoçantes sem ou com baixas calorias; um portfólio de saúde e bem-estar, que engloba principalmente fibras especiais; e estabilizantes e sistemas funcionais sob medida, que garantem a estrutura e estabilidade dos alimentos ao longo da vida de prateleira.

Os Produtos Primários consistem em ingredientes adoçantes, amidos industriais e produtos de fermentação, especialmente acidulantes. Também é o departamento de coprodutos do processo de moagem de milho, para nutrição animal.

SERVIÇO:

Para mais informações, visite http://www.tateandlyle.com

#diabetes #TateeLyle #alimentosparadiabeticos

Deixe um comentário