É preciso ter muita atenção quando se pensa em um artigo científico, principalmente a seguir o método científico, detalha a editora-chefe da Atena Editora, Antonella Carvalho de Oliveira.

Publicar um artigo científico é um dos caminhos mais importantes para validar descobertas, contribuir com a comunidade acadêmica e crescer na carreira de pesquisador, mas escrever um artigo de qualidade exige bem mais do que um bom conteúdo. Estrutura, linguagem e respeito ao método científico são pilares fundamentais que não podem ser deixados de lado.
De acordo com Antonella Carvalho de Oliveira, editora-chefe da Atena Editora, o erro mais comum entre iniciantes é não entender que um artigo científico precisa ser objetivo, testável e replicável. “Muitas vezes, o pesquisador tem ótimas ideias, mas não consegue seguir o método científico corretamente e isso compromete diretamente a credibilidade e a aceitação do artigo”, alerta.
5 DICAS PARA ESCREVER UM ÓTIMO ARTIGO CIENTÍFICO
1. Respeite a estrutura – Todo artigo precisa seguir uma estrutura clara, com introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusões. “É nessa sequência lógica que o leitor compreende o que foi feito, como foi feito, o que se descobriu e por que isso importa. Ignorar essa organização pode fazer com que o artigo seja descartado logo na avaliação inicial”, explica Antonella;
2. Defina bem o problema e os objetivos – “Evite temas excessivamente vagos, quanto mais específico for o problema de pesquisa, mais direcionada vai ser a análise e maior será a chance de contribuição científica real”, afirma;
3. Metodologia: o coração do artigo – “A metodologia é a parte mais técnica, e muitas vezes mais negligenciada pelos autores, ela precisa permitir que outro pesquisador consiga reproduzir o estudo e é isso que valida o artigo científico, por isso, deve ser escrita com clareza e rigor”, detalha;
4. Dados não falam sozinhos – “Não basta apresentar gráficos e tabelas, é preciso interpretar, comparar com a literatura e apontar os limites do estudo. O artigo precisa dialogar com outros trabalhos e teorias, mostrando onde se insere no campo de conhecimento”, orienta; e
5. Revise antes de submeter – “Erros gramaticais, repetições, citações mal formatadas, uso indevido e excessivo de IA e conclusões precipitadas são motivos recorrentes de rejeição. Revisar o texto com cuidado, ou contar com apoio especializado, é fundamental para garantir qualidade e profissionalismo”, finaliza Antonellaa.
A ESPECIALISTA
A professora Antonella Carvalho de Oliveira é licenciada em Pedagogia, Mestre em Engenharia de Produção e Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Tendo mais de 30 anos de carreira no magistério e uma década de atuação como professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Autora do livro “Como se Faz um Produto Educacional”, o único no Brasil que ensina de maneira específica como criar um produto educacional. Atualmente, ocupa o cargo de Editora Chefe da Atena Editora.
SERVIÇO:
Para mais informações, visite o site Atena Editora
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